Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

26 de Novembro de 2021

Câmara de Natal homenageia doadores de sangue

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Dia Nacional do Doador de Sangue, 25 de novembro, foi celebrado na Câmara Municipal de Natal com uma sessão solene por proposição do vereador Robson Carvalho (PDT). “A cada doação de sangue quatro vidas podem ser salvas. Mesmo assim, os bancos de sangue, frequentemente, se encontram vazios. Por isso, esta Casa hoje, através do nosso mandato, homenageia essas pessoas que são verdadeiros heróis e heroínas”, justificou o propositor.

Segundo o vereador, de acordo com o Ministério da Saúde, 1,8% da população brasileira doa sangue de forma regular. “As doações constantes são essenciais para os estoques de plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer”, exemplificou.

Robson Carvalho ainda ressaltou que, devido à pandemia da Covid-19, houve uma redução de até 70% no número de doadores em Natal. “Doar sangue é um ato simples, rápido e seguro. A quantidade retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados, no máximo, 450ml de sangue. É pouco para quem doa e muito para quem precisa”, acrescentou.



Durante a sessão solene foram homenageados 30 doadores voluntários, entre o quais, o maior doador de sangue do mundo, o servidor público municipal Paulo Neris, que, aos 55 anos, contabiliza 325 doações, feitas em 22 capitais brasileiras e outros países, desde 1984.

 “Quando faço uma doação tenho uma sensação de dever cumprido, pois tenho isso como uma obrigação moral e espiritual”, contou ele, que para agregar os doadores e sensibilizar cada vez mais pessoas a doar criou a Associação de Doadores de Sangue e Medula Óssea do RN (Adosan), hoje com núcleos nos 167 municípios potiguares e em outros estados brasileiros. “A Adosan foi criada para ser uma porta a ser batida quando houver necessidade de doação de sangue, porque as pessoas não sabiam onde e a quem procurar quando precisavam”, explicou.

“Paulo é uma inspiração para nós, agentes públicos. E o nosso mandato sabe da importância deste gesto que salva vidas. Em reconhecimento, apresentamos um PL que institui o Título de Mérito Legislativo Paulo Néris, que tem como objetivo incentivar as doações de sangue na cidade de Natal”, anunciou o vereador Robson Carvalho, contando que a Comenda Paulo Néris passará a ser entregue a partir de 2022.

Para ser um doador, é preciso estar saudável, ter entre 16 e 69 anos de idade (sendo que para menores de 18 anos exige-se estar acompanhado do responsável legal), pesar acima de 50kg, ter dormido bem na noite anterior, evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, ir alimentado e portar um documento oficial com foto. Os interessados em doar sangue em Natal podem procurar o Hemonorte, na Avenida Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol. Todo o processo da doação é feito em segurança e cumprindo os protocolos de higienização contra a Covid-19.

Foto: Verônica Macedo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias