30 de Janeiro de 2023
As 15 tendências de design que vão influenciar as marcas em 2023
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Com a proposta de ajudar a orientar os anunciantes a respeito das mudanças dos hábitos e parâmetros de comportamento da sociedade, a cada ano, a CBA B+G, agência de branding e design do grupo WPP, divulga o Useful Design Trends, um relatório sobre as principais tendências de design para os meses seguintes.
Para este ano, a empresa, que representa a CBA Design na América Latina mapeou 15 tendências diferentes em cinco áreas: meio-ambiente, empoderamento, bem-estar, sociedade e acesso.
Em cada uma dessas áreas acima foram analisadas as três principais tendências de como o design poderá impactar e influenciar os trabalhos.
Veja, abaixo, a lista das 15 tendências de design divididas por áreas. O estudo completo pode ser visualizado, também, de forma gratuita.
Acesso: Para caber no bolso
Após a pandemia e suas inúmeras consequências econômicas, as marcas precisam desenvolver produtos e serviços que sejam acessíveis à maioria das pessoas.
Identidades fluidas
Os conceitos de fluidez e diversidade já ultrapassam as barreiras materiais e tendem a se fazer presente também nos ambientes digitais, como nos avatares e no metaverso.
Shoppers sociais
As plataformas sociais abriram novos canais de vendas e oportunidades de transações comerciais diretamente com os consumidores.
Bem-estar: Vida V
As marcas já se atentaram para a importância de lançar versões veganas de seus produtos e isso abrange às empresas do mainstream ao luxo e de todos os segmentos.
Saúde digital
Plataformas modernas de atendimento, com serviços virtuais e presenciais, como os já oferecidos pelas health techs tendem a ganhar forma para suprir as necessidades de atendimento à saúde.
Beleza comestível
A combinação entre o design e estilo de marcas de comida com marcas de beleza, que já vêm fez muito sucesso na Ásia, deve seguir em alta nos mercados ocidentais.
Empoderamento: Viva a origem
Marcas que apostem em sua cultura e na representação de pessoas etnicamente diversas continuarão relevantes.
Todo corpo é normal
A celebração de corpos e estilos naturais deve prevalecer nas estratégias das marcas, que precisam pensar em abraçar todas as pessoas com o lançamento de seus produtos.
Acessibilidade já
Melhorar os produtos para contemplar as pessoas com deficiência deve ser uma estratégia perseguida pelas empresas.
Meio-ambiente: Embalagens inteligentes
Formatos mais compactos, leves, finos e sustentáveis tendem a ser ainda mais testados pelas marcas.
Cuidado recarregável
O refil deve estar em alta nesse ano, com produtos com sistema de retorno, reutilização e aproveitamento.
Sem rastros
Embalagens compostáveis ao biodegradáveis devem ganhar mais a preferência dos consumidores, pois geram a sensação positiva de consumir sem agredir o meio-ambiente.
Sociedade: Pets são os novos filhos
Com as pessoas tendo filhos mais tarde – ou decidindo não ter filhos – os pets ocupam lugar central nas famílias e demandam produtos e serviços.
Futuros desejáveis
As marcas precisam contemplar os anseios e as preocupações de consumo dos millenials e da geração Z.
Desafinado a cultura ocidental
Os países asiáticos e também outras nações, além dos Estados Unidos e países europeus, tendem a valorizar sua própria cultura em detrimento do que vem de países estrangeiros.
Fonte: Meio e Mensagem
Disponívele em: https://www.meioemensagem.com.br/comunicacao/tendencias-design-2023