Vão começar as seletivas para a 46ª WorldSkills Competition de 2022, que acontece em Xangai (Shanghai), este ano, na China. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) vai concorrer pelas vagas na competição em quatro ocupações: Refrigeração de Ar-condicionado, Instalações Hidráulicas e de Aquecimento, Construção de Estruturas Metálicas, e Soldagem.

“Depois de todo tempo de preparação, agora eles irão focar no que aprenderam para demonstrar tudo que foi trabalhado durante os treinamentos”, diz a gerente de educação do SENAI-RN, Simone Oliveira.

Ela explica que as seletivas são o momento em que as equipes mostram sua força e referência na formação de nível técnico profissional dos seus estados, e começam a carimbar os passaportes rumo à Xangai. “Vamos acompanhar, incentivar e torcer por nossos alunos”, diz Simone.

Na semana de 24 a 29 de janeiro participam das seletivas os alunos Danilo Mendes Pereira, pela ocupação Refrigeração de Ar-condicionado; e Mario Sérgio Pereira de Jesus, pela ocupação Instalações Hidráulicas e de Aquecimento.


Eles são do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER). Danilo faz seletiva em Recife-PE, e Mario em Belo Horizonte-MG. Acompanham os alunos os professores avaliadores José Rodrigues da Fonseca Segundo (com Danilo) e Kergivaldo Nogueira de Medeiros, com Mario Sérgio.

As próximas seletivas acontecem em fevereiro. De 7 a 12 de fevereiro, em Contagem-MG. Aluno Jace James Ferreira da Silva, na ocupação Construção de Estruturas Metálicas, do SENAI Mossoró. Acompanha o professor avaliador Luiz Arquilino de Souza Neto. De 14 a 19 de fevereiro, em Osasco-SP. Aluno Ismael Victor Fernandes de Souza, na ocupação Soldagem, do SENAI Mossoró. Acompanha o professor avaliador Max Wendell Morais Pereira.

Se obtiverem bons resultados, os atletas do conhecimento do Rio Grande do Norte garantem a vaga para representar o Brasil na 46ª WorldSkills Competition de 2022, na cidade de Shanghai, na China.

A WorldSkills International é a maior competição de educação profissional do mundo, também conhecida como Olimpíadas do Conhecimento, reunindo os melhores alunos profissionais técnicos de mais de 60 países.

Com desafios em 52 modalidades diferentes, o evento, que acontece a cada dois anos, tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes de ensino técnico, aprimorando habilidades e competência, além de auxiliar na conquista das melhores colocações no mercado da indústria brasileira e internacional.

46ª WorldSkills Competition será realizada em Xangai, China, de 12 a 17 de outubro de 2022. “Xangai (em português) ou Shanghai (em inglês)” são grafias usadas normalmente no mundo ocidental em vários países. A grafia oriental de Xangai ou Shanghai, é 新爱 – Xīn ài.