Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

14 de Outubro de 2021

UFRN envia 54 atletas para Jogos Universitários Brasileiros

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) enviou uma equipe de 60 pessoas para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), considerado o maior evento desportivo da América Latina. Ao todo, 54 alunos da Universidade e seis pessoas da equipe técnica participam do evento que acontece entre os dias 10 a 18 de outubro, na cidade de Brasília/DF.

A UFRN tem representantes nas modalidades de atletismo, vôlei, handebol, xadrez, wrestling, judô, natação, badminton e taekwondo. Para participar da competição, a equipe segue um rígido protocolo de biossegurança, e todos os integrantes da delegação fizeram teste RT-PCR, em parceria com o Instituto de Medicina Tropical (IMT) – estando todos com resultado negativo. Os que tomaram as duas doses ou dose única da vacina terão que apresentar a carteira de vacinação ao chegar no credenciamento do evento e os que tomaram somente a primeira dose farão novamente o teste RT-PCR em Brasília. 

Alexandre Bulhões, gestor de esportes do Complexo de Esportes e Eventos (Coespe/UFRN), que acompanha as equipes da Universidade, destaca que, apesar das limitações de treinamento impostas pela pandemia, há boas expectativas: “Alguns atletas conseguiram manter um certo nível de treinamento, já os das modalidades coletivas foram mais penalizados durante a pandemia, com a interrupção das atividades presenciais. Os atletas estão ansiosos para o início dos jogos, afinal, foram quase dois anos sem competições universitárias”, registra.

Para o atleta Cícero Tavares, aluno do curso de direito do CCSA/UFRN, e parte da equipe de atletismo, a expectativa de bons resultados: “Esperamos nos classificar para o FISU América Games. Não vai ser fácil porque temos adversários de alto nível que participaram das Olimpíadas de Tóquio. Apesar disso, só de participar, é uma realização pessoal, porque evoluímos na vida acadêmica e desportiva interagindo com atletas de todas as partes do Brasil”, destaca. 

Participam dos JUBs cerca de 3 mil estudantes atletas, que saíram de 270 universidades das 27 Unidades da Federação, além de oficiais, técnicos, árbitros e comitê organizador do evento. Todos passaram pelo protocolo de segurança e saúde implementado pela CBDU. “A CBDU está mostrando que é possível continuar desenvolvendo atividades, não só no esporte universitário, mas em qualquer segmento”, afirma Luciano Cabral, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário.

Os Jogos Universitários Brasileiros – Brasília 2021 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), do Governo do Distrito Federal e da Federação de Esportes Universitários do Distrito Federal (FESU). Patrocínio JUBs Brasília 2021: Banco do Brasil, Monster Energy, Fibra e Anadem. Patrocínio CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

Outras informações sobre o JUBs 2021 podem ser consultadas no site do evento.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias