Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

27 de Janeiro de 2020

Sebrae implanta Projeto Cidade Empreendedora no município de Areia Branca

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Conhecido como “Terra do Sal” pelo grande volume de sal marinho que produz, o município de Areia Branca dá um novo passo na direção do desenvolvimento local ao implantar o projeto Cidade Empreendedora, executado no estado pelo Sebrae-RN. Com a adesão ao projeto Cidade Empreendedora serão implantadas políticas de desenvolvimento no município por meio de vários eixos, como a desburocratização, incremento das compras governamentais, ações de sustentabilidade, implantação da educação empreendedora, maior incremento na Sala do Empreendedor, além de um plano de desenvolvimento econômico e planejamento estratégico para a gestão municipal.

Na última quinta-feira (23), 250 servidores e secretários municipais participaram de dois seminários de sensibilização no Hotel Costa Atlântico, visando conhecer todas as etapas do projeto. As capacitações tiveram como destaque a palestra mágica da empresa paulista Ilusion, apresentada pelos ilusionistas Henry Vargas e Klauss Duraes. Os empresários e sócios da Ilusion explicam que é essencial acreditar na mudança para transformar a realidade local e que é impossível ficar indiferente as transformações ocorridas nos últimos tempos. Ao contrário, é essencial assumir a liderança, porque a melhor maneira de se manter preparado, é estar atualizado e antecipar-se às mudanças.

Do lançamento oficial do projeto, ocorrido à noite no mesmo hotel, participaram além da prefeita Iraneide Rebouças e das equipes da prefeitura e do Sebrae, vários empresários e convidados da sociedade local, totalizando 200 participantes. Para o diretor de Operações do Sebrae do Rio Grande do Norte, Marcelo Saldanha Toscano, o projeto Cidade Empreendedora, que chega ao terceiro município do estado – os primeiros foram Extremoz e São Gonçalo – será um divisor de águas para a política de desenvolvimento de Areia Branca. “O projeto potencializa o trabalho em prol do desenvolvimento municipal, mobilizando além dos servidores púbicos, os empresários e a própria população”, explica Toscano, que estava acompanhado do gerente do Escritório Regional do Oeste, em Mossoró, Paulo Miranda.

Potencial turístico

A expectativa da prefeita de Areia Branca, Iraneide Rebouças, é que o “Cidade Empreendedora” seja um marco não apenas no desenvolvimento local, mas “na transformação da realidade da nossa sociedade, a partir do conhecimento e serviços que o projeto traz e compartilha”. A chefe do Executivo Municipal enfatiza que na atualidade nenhum lugar ou mesmo empreendimento consegue avançar sem planejamento, organização e compromisso com as mudanças. “O Cidade Empreendedora é um passo decisivo para atingirmos as nossas metas”, afirma.

A gerente de Políticas Públicas do Sebrae-RN, Honorina Eugênia Medeiros, que apresentou os eixos a serem trabalhados pelo projeto, enfatiza que é essencial o engajamento de todos - poder público, empresários e população – buscando transformar o ambiente econômico e social do município, que tem um grande potencial turístico e produtivo, sobretudo na produção de sal marinho e pescado. O secretário de Asistência Social de Areia Branca, Francisco Jânio Figueira, participou ativamente dos dois seminários e do lançamento oficial, juntamente com a equipe da secretaria.

Localizado na região da Costa Branca, litoral norte do estado, o município é conhecido por seus atrativos turísticos, composto por praias paradisíacas, dunas e falésias, além de uma área territorial predominantemente de sertão, desenhando uma das mais ricas e diversificadas formações geográficas do estado. Distante 330 quilômetros de Natal, Areia Branca tem a Ponta do Mel, um lugar onde ocorre o encontro inusitado do sertão com o mar. Por se encontrar na foz dos rios Mossoró, Apodi-Mossoró e Iyypanin, os quais se intercedem nos extremos da cidade e, juntamente ao Oceano Atlântico, Areia Branca é considerada uma ilha.

Durante o lançamento do Projeto Cidade Empreendedora, o secretário municipal de Turismo, Daniel Araújo, fez uma apresentação das ações de fortalecimento da atividade turística da chamada “Princesa da Costa Branca”, cidade que esbanja sol, beleza e muitos atrativos. Em seguida a equipe da Cultura municipal lançou o famoso carnaval de Areia Branca com uma extensa programação, que movimentará toda a economia do município em fevereiro próximo, durante a folia de Momo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias