Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

17 de Agosto de 2019

Realidade virtual é criada para pessoas treinarem o momento de demitir alguém

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Quem já esteve ou está em cargos superiores sabe que não é nada fácil precisar demitir alguém, independente de qual for o motivo. Mas, pensando em ajudar nessa dolorosa missão, a empresa Talespin, especializada em realidade virtual, criou o Barry Thompson.

Barry é uma realidade virtual classificada como "tecnologia humana virtual", criada para ajudar as pessoas a treinarem seus discursos de demissão. Kyle Jackson, CEO e cofundador da Talespin, conta que o objetivo do software é oferecer aos funcionários um "espaço seguro para a prática de situações interpessoais e desafiadoras, enquanto usam a inteligência artificial para dar forma a personagens emocionalmente realistas, estimulantes e desafiadores".

A companhia desenvolveu Barry utilizando tecnologias de reconhecimento de fala, inteligência artificial, processamento de linguagem natural, pontuação gamificada, feedback dinâmico, sistemas de gerenciamento de aprendizado empresarial e integração. Ele é capaz de conversar com uma pessoa real de forma fluida, exibindo emoções realistas e entendendo o contexto das situações apresentadas.

Mais realista do que você imagina

Barry Thompson tem aparência física realista, com cabelos grisalhos, bolsas sob os olhos que mostram cansaço e, possivelmente muitos anos de trabalho dedicados a uma empresa.

A reação do robô à notícia de que está sendo demitido pode variar de acordo com a forma na qual o humano está lidando com a situação. Ele pode ficar irritado e gritar, ou ainda chorar, mas também pode aceitar a informação com calma. Jackson conta que o usuário pode aprender com a experiência de conversa com Barry, fazendo ainda melhor da próxima vez.

As inteligências da Talespin estão sendo treinadas também para ensinar pessoas a fazerem partos, operar máquinas e a soldar. "Uma das vantagens da realidade virtual é que ela pode ser implementada para direcionar tanto o sistema de habilidades comportamentais quanto o sistema de habilidades cognitivas", complementa Jackson.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/rv-ra/realidade-virtual-e-criada-para-pessoas-treinarem-o-momento-de-demitir-alguem-146913/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias