30 de Maio de 2018
Público e instituições aprovam formato interativo do primeiro Agora RN em Debate
[0] Comentários | Deixe seu comentário.A primeira edição do Agora RN em Debate, que tratou sobre o armamento com o tema “Sociedade Armada: Conflito ou Solução?”, teve seu formato interativo, dinâmico e inovador aprovado pelo público e instituições. Pela primeira vez em um evento de veículo de comunicação local, os presentes e também os internautas – que acompanharam a transmissão on line do evento – puderam participar ativamente enviando perguntas ao debatedores e emitindo sua opinião por meio de uma votação em tempo real.
Na votação, ficou claro que o público quer a liberação da venda de armas de fogo. Com 87,5% dos votos “sim” à liberação; 10,3% de “não” e 2,09% de indecisos. Mas, além dos números, o evento proporcionou ao público o contato com informações relevantes para embasar opiniões e uma discussão de alto nível sobre a segurança pública em nosso país.
O evento foi realizado pelo grupo Agora RN e contou comigo como mediadora e co-organizadora, atendendo a um convite do jornalista e diretor do grupo, Alex Viana. Os debatedores – Daniel Cerqueira, que é membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e favorável a manutenção do estatuto do desarmamento; e Bené Barbosa, que é um dos autores do livro “Mentiram para mim sobre desarmamento” e defensor da flexibilização desse estatuto – trouxeram argumentos contundentes e mostraram profundo conhecimento das causas que defendem.
O Agora RN em Debate contou ainda com a presença de representantes do Governo do RN; da Assembleia Legislativa do RN; do Tribunal de Justiça do RN; da Associação de Magistrados do RN; do Ministério Público do RN; da Ordem dos Advogados do Brasil; da Federação da Agricultura do RN; do Observatório da Violência (Obvio) e da Associação de Delegados da Polícia Civil do RN, entre outras instituições, que tiveram tempo para considerações e perguntas e levantaram questões de grande relevância para a sociedade atual.