14 de Maio de 2020
Projeto Movimento Sinfônico promove “Concurso Jovens Solistas OSRN”
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O Projeto Movimento Sinfônico, da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN, com direção artística do Maestro Linus Lerner e produzido pela Mapa Realizações Culturais anuncia o “Concurso Jovens Solistas OSRN”, com inscrições abertas para a etapa estadual a partir desta quinta-feira (14) e segue até 22 de maio. O Concurso será realizado totalmente por meio virtual, contará com etapa seletiva por especialistas e votação popular nas etapas finais. O resultado da Etapa Estadual será divulgado durante o Terças Clássicas Ao Vivo com o Maestro, no dia 26, a partir das 20h através dos canais do YouTube e Facebook.
A programação para a temporada 2020 estava prevista para os moldes padrão, contudo, mediante o cenário de Pandemia fez-se nascer a versão online das apresentações, tendo sido realizada já duas edições: Homenagem aos 180 anos de Tchaikovsky, em março e Homenagem ao Maestro Duda, em abril. Com a finalidade de integrar outras demandas do Movimento Sinfônico, o Concurso Jovens Solistas OSRN visa incentivar os jovens instrumentistas potiguares e brasileiros que tenham entre 12 a 28 anos e cantores de 12 a 30 anos. E também tem o intuito de alcançar as metas estabelecidas no projeto, em especial os pontos traçados em consonância com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
O concurso possui duas etapas: Estadual e Nacional, e é voltado para jovens instrumentistas (oboé, flauta transversal, fagote, clarinete, saxofone, trompete, trompa, trombone, eufônio, tuba, violino, viola, violoncelo e contrabaixo, percussão instrumental comum as práticas sinfônicas, violão e piano), entre 12 a 28 anos e cantores de 12 a 30 anos. A primeira, estadual, acontece agora em maio. O (A) vencedor (a), recebe certificado e prêmio de R$ 1.000,00 mil reais, repassados dentro do sistema de pagamentos autorizados pela Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão. Já a segunda etapa, nacional, é em junho. A premiação será de R$ 3.000,00 reais, mais o certificado, no mesmo sistema da etapa estadual. Confira regulamento completo e inscrições para etapa estadual na página www.osrn.com.br .
Após o término das inscrições, a Comissão Avaliadora, formada pelo maestro Linus Lerner e pelos chefes de naipe da OSRN, fará a avaliação dos inscritos habilitados. Nessa fase poderão ser selecionados até 14 inscritos, sendo, de preferência, dois de cada uma das seguintes categorias: madeiras (oboé, flauta transversal, fagote, clarinete e saxofone), metais (trompete, trompa, trombone, eufônio e tuba), cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), percussão (todo instrumental comum as práticas sinfônicas), violão, piano e canto.
As performances em vídeo dos 14 selecionados serão apresentadas no programa Ao Vivo com o Maestro, no dia 26, no canal oficial da OSRN, do Youtube e Facebook. O (A) vencedor (a) será escolhido (a) ao vivo através da votação popular em sistema de votação online. Os vídeos serão disponibilizados nos canais da OSRN para apreciação popular, a partir das 9h do dia da apresentação. Assim a votação acontece das 9h até o final da exibição do material na programação ao vivo, que também fará a divulgação do resultado durante o programa. Já a etapa nacional tem inscrições abertas de 01 a 22 de junho.