Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

04 de Fevereiro de 2021

Programa de aceleração de pesquisas tem inscrições prorrogadas até dia 21

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Mestres, doutores ou alunos de mestrado e doutorado potiguares, que desejam transformar pesquisas em produtos ou processo inovador, têm mais uma oportunidade de inscrevê-las no Catalisa Instituição Científica Tecnológica e de Inovação (Catalisa ICT), uma jornada de aceleração promovida pelo Sebrae e voltada para esse público. As inscrições foram prorrogadas até o próximo dia 21 e, para efetuá-las, é preciso preencher o formulário eletrônico disponível no site https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/catalisa

Até agora, o Rio Grande do Norte já inscreveu 42 projetos de pesquisa para receber essa capacitação, impulsioná-los e gerar novos negócios inovadores. O objetivo da seleção é promover uma capacitação com foco em transformar a pesquisa em um Plano de Inovação, envolvendo conceitos como atitude empreendedora, gestão inovadora, modelo de negócios, prospecção tecnológica, além de serem apresentados a desafios de empresas e da sociedade.

Após a elaboração do Plano de Inovação, os pesquisadores poderão submetê-lo a um novo edital, no qual 270 planos serão selecionados e receberão o aporte de até R$150.000 em fomento para a sua execução. O programa tem duração de aproximadamente 3 anos e conta com quatro etapas: mobilizar e despertar para empreender; aprender e estruturar; desenvolver e testar; e inovar e acelerar.

Ao final desse período, o Catalisa ICT pretende entregar ao país mais de mil pesquisadores capacitados; 270 Planos de Inovação implementados; 135 projetos de PD&I executados; e 130 mestres ou doutores inseridos em micro e pequenos negócios.

Trilha

A jornada de aceleração oferecerá aos pesquisadores capacitação em gestão, mentorias, fomento a projetos e acesso ao universo empresarial. Podem se inscrever mestres e doutores, que já concluíram a titulação ou que ainda estão elaborando suas pesquisas. A criação de empresas de base tecnológica, a transferência de tecnologia de pesquisadores para empresas e a inclusão de capital humano qualificado no universo dos micro e pequenos negócios são alguns dos pilares que basearam a criação do Catalisa ICT.

Na avaliação do gerente da Unidade de Negócios, Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, David Góis, o programa Catalisa ICT é uma oportunidade ímpar de acelerar a pesquisa com apoio de especialistas de mercado e recursos financeiros, e, por outro lado, fortalece o ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte. “Uma possibilidade de transformar boas pesquisas em grandes negócios, auxiliando na resolução de diversos problemas da população”, reitera David.

Sobre a jornada

O programa será dividido em quatro fases. As duas primeiras dizem respeito à mobilização e ao aprendizado. Nesse momento, os pesquisadores irão submeter suas pesquisas, haverá seleção, capacitação e mentorias sobre assuntos relacionados ao empreendedorismo. Nas duas últimas etapas, é hora de colocar em prática o que foi aprendido. Serão desenvolvidos e validados planos de inovação.

Todo o conhecimento desenvolvido na academia aplicado na jornada do Catalisa ICT poderá se transformar em um negócio inovador. O Sebrae irá acompanhar o desenvolvimento desses negócios no mercado, incentivando o contato com prováveis investidores.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias