Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

13 de Fevereiro de 2020

Prefeitura promove Festival da Ginga na Redinha neste sábado

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Com o objetivo de incrementar a economia e valorizar uma das principais iguarias da culinária potiguar, fortalecendo ainda mais a gastronomia e o turismo na zona Norte, a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), promove no próximo sábado (15), a partir de 9 horas, o 4º Festival da Ginga, na Praça do Pescador, no bairro da Redinha. A ginga é um peixe de pequeno porte, frito no azeite de dendê e servido tradicionalmente com tapioca.

Ao todo, 16 comerciantes do Mercado da Redinha, de barracas e de restaurantes da praia participarão do concurso gastronômico tendo a ginga como a base dos pratos. A cada edição, a variedade dos pratos aumenta. Tanto é assim que em 2019 o prato vencedor foi a Moqueca de Ginga com Camarão.  Os comerciantes da área já submeteram ao concurso iguarias como coxinha, cuscuz, panqueca e pastel de ginga.

“Este ano, teremos um pavilhão coberto com 120 mesas que vai do Redinha Clube ao Mercado da Redinha. Com isso, proporcionamos mais conforto aos consumidores. Esperamos a presença de mais de 300 pessoas no evento”, calculou o idealizador do Festival e assessor técnico da Setur, Franklin Delano Garcia. Casado com uma portuguesa, ele conta que se inspirou no Festival da Sardinha do Porto e trouxe a ideia para Natal. Na cidade da Região Norte de Portugal, a sardinha é servida com vinho.

Cinco jurados do segmento gastronômico natalense avaliarão os pratos e premiarão os três primeiros colocados. O primeiro lugar será agraciado com um fogão quatro bocas, doação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL/Natal), o troféu Ginga de Ouro e um certificado de participação. Um forno de micro-ondas será ofertado ao segundo colocado, mais troféu e certificado. Já o terceiro lugar levará para casa um multiprocessador, além de troféu e certificado. “O principal critério de avaliação é a apresentação do prato. A ginga com tapioca é nosso patrimônio imaterial municipal e estadual. Vamos iniciar uma campanha para tornar a iguaria patrimônio nacional”, informou Delano.

O público também será brindado com várias atividades esportivas e de lazer. Nara Costa, Debinha Ramos e Banda do Suvaco serão as atrações musicais que irão animar o público durante o Festival. A Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) vai levar o projeto Viva Natal na Praia para o Festival de Ginga da Redinha. Serão realizadas atividades de ritbox, muay thai, competição de canoagem e voos de parapente e o programa Natal Praia Inclusiva, que oferece o amparo técnico para as pessoas com deficiência que desejam tomar banho de mar.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias