Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

27 de Março de 2020

Pesquisa: isolamento e home office levaram a aumento em ataques de fraude no Brasil

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

As tentativas de golpes de ransomware, com o sequestro de dados do computador e promessa de liberação apenas com o pagamento de um resgate, aumentaram mais de 350% no Brasil apenas neste primeiro trimestre de 2020. Os números são da Kaspersky, empresa especialista em segurança digital, e estão ligados diretamente à adoção do home office como medida para garantir o funcionamento das empresas durante o período de isolamento social no combate ao novo coronavírus.

O aumento nos índices de ransomware mostram que essa categoria de golpe digital está se tornando, como pesquisas recentes apontam, cada vez mais lucrativa e eficaz. E ao lado de tentativas de phishing envolvendo a venda ou a doação de álcool em gel ou ofertas gratuitas de assinaturas de streaming durante a pandemia, os bandidos já perceberam que o dinheiro “de verdade” está nos ataques a redes corporativas, que podem ser muito mais eficazes e destruidores do que aqueles voltados aos usuários comuns.

Na mesma medida, aumentaram os valores cobrados pelos resgates e, também, os números de tentativas de golpes. De acordo com os dados da Kaspersky, mais de três mil domínios suspeitos relacionados à pandemia do novo coronavírus foram registrados apenas neste primeiro trimestre, enquanto 40% das empresas já detectaram um aumento nos ataques digitais contra suas infraestruturas, a maioria deles utilizando a doença como tema.

“Esse movimento é um reflexo direto do home office”, explica Fabio Assolini, pesquisador de segurança sênior da Kaspersky. “Os criminosos sabem que empresas e pessoas estão mais vulneráveis e tendo acesso a redes corporativas a partir de dispositivos potencialmente desprotegidos. Isso aumenta o risco”. 

O resultado do isolamento social que vem sendo aplicado nas cidades brasileiras desde a última semana é a entrega rápida de aparelhos aos funcionários, ou então, a liberação de redes internas para acesso remoto, com trabalhadores usando as próprias máquinas para o expediente. “Esses dispositivos não estão mais sob o controle dos departamentos de TI, e por isso, podem acabar sendo vetores para ataques”, explica o especialista.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/hacker/isolamento-e-home-office-levaram-a-aumento-em-ataques-de-ransomware-no-brasil-162463/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias