Uma  pesquisa desenvolvida pela professora Esther Majerowicz, do Departamento de Economia (Depec), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com o professor Carlos Aguiar de Medeiros, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi foco da reportagem Economistas Mapeiam Guerra Tecnológica EUA versus China, publicada na Revista Carta Capital, disponível neste link.

A pesquisa traz um mapa para a compreensão da disputa pela produção de semicondutores, principalmente entre os Estados Unidos e China, por serem cruciais para o aumento do poderio econômico e militar. O trabalho produzido pelos economistas brasileiros foi publicado no começo do ano na Revista de Economia Contemporânea da UFRJ.

Além disso, a professora Esther Majerowicz também apresentou o resultado do trabalho na palestra Tecnologias de Uso Civil-Militar: a indústria global de microchips e a guerra contemporânea, no último dia 7 de novembro, durante o II Seminário do GEPD, no Campus Central da UFRN. A palestra pode ser conferida neste link.