Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

17 de Setembro de 2020

Pesquisa: 80% dos brasileiros aceitaria trocar dados por benefícios

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O noticiário de tecnologia está falando diariamente sobre privacidade, proteção de dados e segurança diante de golpes ou fraudes. Mas e quando tais informações são dadas de bom grado pelos usuários em troca de vantagens ou benefícios especiais? Uma pesquisa revelada pela Kaspersky mostrou que a maioria dos brasileiros não vê problema em abrir mão do próprio sigilo em troca de regalias especiais, dando mais ênfase às comodidades das redes sociais do que à própria proteção.

Os dados mostram que 80% dos cidadãos do país não teriam problemas em se expor nas redes sociais se isso significasse encontrar amigos antigos, no maior porcentual de aceitação. Descontos em compra online valem a pena a troca para 70% das pessoas, enquanto experiências exclusivas (65%), bons imóveis para alugar (55%), um monitoramento de segurança durante viagens (50%) e descontos na fatura do cartão de crédito (44%) também apareceram em posições altas no ranking da balança entre privacidade e benefícios.

Na contramão de muito do que se diz quando o assunto é privacidade e segurança, incluindo o recente documentário Dilema das Redes, da Netflix, 49% dos participantes afirmaram que não se importam em dar os dados pessoais em troca de obter um visto para outro país, enquanto 37% aceitariam tais termos em prol de um rastreamento governamental para dar mais segurança aos cidadãos. Por outro lado, ao mesmo tempo, há um grande índice de desconhecimento sobre os sistemas de ranking social, que normalmente acompanham essa troca de dados por benesses.

O levantamento diz que 61% dos brasileiros não sabem ou nunca ouviram falar em dinâmicas desse tipo, que já são utilizados, por exemplo, em países como a China ou como uma maneira de implementar sistemas de notificação para proteção contra o novo coronavírus. Nesta pandemia, diversos governos, incluindo o do Brasil, lançaram aplicativos que indicam o contato com pessoas contaminadas por meio de um rastreamento de sua movimentação, o que também acaba revelando os lugares que frequentaram e, por conseguinte, possíveis compras realizadas.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/seguranca/dilema-das-redes-80-dos-brasileiros-aceitaria-trocar-dados-por-beneficios-171622/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias