Aqui você encontra comunicação, educação, tecnologia, mundo corporativo, entrevistas, mídias sociais e cultura

Fale com a gente pelo e-mail blogdajuliska.news@gmail.com e nos siga no Instagram @blogdajuliska.

27

Mar

As tentativas de golpes de ransomware, com o sequestro de dados do computador e promessa de liberação apenas com o pagamento de um resgate, aumentaram mais de 350% no Brasil apenas neste primeiro trimestre de 2020. Os números são da Kaspersky, empresa especialista em segurança digital, e estão ligados diretamente à adoção do home office como medida para garantir o funcionamento das empresas durante o período de isolamento social no combate ao novo coronavírus.

O aumento nos índices de ransomware mostram que essa categoria de golpe digital está se tornando, como pesquisas recentes apontam, cada vez mais lucrativa e eficaz. E ao lado de tentativas de phishing envolvendo a venda ou a doação de álcool em gel ou ofertas gratuitas de assinaturas de streaming durante a pandemia, os bandidos já perceberam que o dinheiro “de verdade” está nos ... Leia mais

27

Mar

O Programa de Qualidade de Vida e Saúde e a Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte elaboraram uma cartilha explicativa destacando alguns pontos importantes do documento oficial da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a Covid-19 e a saúde mental. O material é voltado especialmente aos servidores que compõem a Casa Legislativa, foi disponibilizado pelas redes sociais, também nos grupos das unidades setoriais da ALRN e será enviado por e-mail aos servidores.

A disseminação do Coronavírus ao redor do mundo tem causado tensão em todos os continentes e diante de uma pandemia é comum o pânico generalizado da população. Por isso, a Organização Mundial de Saúde publicou orientações para preservar o bem-estar durante a pandemia. As orientações vão desde ... Leia mais

27

Mar

Instituto Euvaldo Lodi (IEL) oferece, gratuitamente, aos profissionais interessados em ampliar o conhecimento em gestão, diversos cursos na modalidade educação a distância (EaD). Criados a partir da expertise conquistada no programa de Educação Executiva, os cursos de qualificação têm como objetivo, aumentar a produtividade operacional e contribuir com a performance dos que atuam em ambientes corporativos.

A iniciativa, segundo o superintendente nacional do IEL, Eduardo Vaz, acontece em um momento importante, no qual é necessário evitar encontros presenciais e suprir o mercado de profissionais qualificados. “Além de estarmos agindo de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde (Leia mais

26

Mar

A área da segurança pública e defesa social tem recebido investimentos maciços da Prefeitura de Natal, que, mesmo sem ter essa obrigação constitucional, está priorizando o setor. Além do plano da valorização funcional da tropa da Guarda Municipal, anunciado recentemente, a Prefeitura prepara para os próximos dias uma série de iniciativas que vão contribuir para o combate à criminalidade na cidade. Uma delas é a base localizada na Praça Gentil Ferreira, no Alecrim. O espaço vai servir como ponto de apoio para as guarnições que estiverem em operação, bem como será a sede do Grupamento de Apoio Patrimonial (GAPA), que contará com uma equipe em serviço 24 horas por dia para atender a toda a cidade.

Há poucos dias, a Prefeitura apresentou para os guardas municipais o Plano de Carreiras e Salários... Leia mais

26

Mar

O curso de capacitação Gestão e diversidade na escola, do Centro de Educação da UFRN, está com inscrições abertas para alunos de graduação presencial ou a distância e demais interessados do tema. Os candidatos devem acessar a plataforma do curso e enviar ficha de inscrição para o e-mail gestaoediversidade2020@gmail.com. 

Na modalidade a distância, o curso acontece de abril a dezembro, com carga horária de 160 horas, dividido em 15 subtemas, todos eles voltados para a promoção de uma educação inclusiva e de qualidade para todos, destacando o respeito à diversidade e à redução das desigualdades, por meio da construção de instituições escolares eficazes e responsáveis. Outras informações podem ser obtidas no portal Leia mais

26

Mar

Nesses dias de isolamento, devido à pandemia do Covid-19, pedir comida pronta ou insumos alimentares para não ter de se deslocar até os supermercados, o chamado delivery, tem sido uma mão na roda. Mas até com isso é preciso ter cuidado, pois os alimentos podem servir de veículo de transmissão do novo vírus, seja por meio das embalagens ou porque o entregador está doente. Pensando nisso, o Departamento de Nutrição (DNUT), do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN), criou uma nova cartilha trazendo algumas dicas sobre a interação com esse tipo de serviço. A cartilha está disponível neste link.

A cartilha, composta de 12 páginas, traz orientações básicas para o consumidor, entregador e estabelecimentos ... Leia mais

26

Mar

Nos últimos dias, circulou nas redes sociais um áudio atribuído ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e ainda um imagem mostrando uma vacina para prevenir o coronavírus. Em um quadro social complexo como o da pandemia do Covid-19, a internet mais uma vez é terreno fértil – e perigoso – para surgimento e proliferação de notícias falsas sobre o vírus. Atentos a essa questão, professores da UFRN atuam e dão orientações para evitar as notícias falsas, ou fake news, que circulam principalmente em redes sociais. 

Para a professora Socorro Veloso, do Departamento de Comunicação da UFRN, a primeira indicação ao se receber uma notícia ou vídeo nas redes sociais que tenha origem duvidosa é checar as informações em canais oficiais, como sites de órgãos... Leia mais

26

Mar

O Google lançou sua página dedicada à reunião de informações e mapa em tempo real sobre a COVID-19 disponível no https://www.google.com/covid19/, doença derivativa do novo coronavírus (SARS-CoV-2). O site havia sido mencionado pelo presidente americano Donald Trump na última semana, mas na ocasião a empresa havia afirmado que não saberia quando a página ficaria online. Vale ressaltar que este não é o mesmo site lançado pela Verily, parceira do Google, mas sim uma iniciativa própria da empresa sediada em Mountain View.

O portal dispõe de informações apenas em inglês para todo o seu conteúdo e página inicial, e espanhol como opção de idioma dentro das páginas de consulta. Se você, digamos, clicar no mapa interativo, o ... Leia mais

26

Mar

Uma das formas de prevenção ao coronavírus (COVID-19) é o isolamento social. A mudança de rotina para diversos estudantes, que tiveram as aulas suspensas para se evitar a propagação da contaminação, por meio de um decreto do governo do RN, gerou uma campanha de empatia no colégio Salesiano RN.

Com o tema #BomMesmoÉFicarEmCasa, alunos das unidades São José, na Ribeira, e Dom Bosco, em Nova Parnamirim, matriculados na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio, assim como pais e familiares, enviaram vídeos para os professores e coordenadores, gerando uma rede de solidariedade e de prevenção contra a doença.

A campanha ganhou as redes sociais e alguns vídeos foram publicados nos... Leia mais

26

Mar

O Facebook seguiu os passos do Twitter com um novo aviso sobre a saúde dos anúncios digitais desde que foi constatada a pandemia do novo coronavírus. De acordo com a companhia, a receita de anúncios já foi impactada nessas semanas, ao mesmo tempo em que seus serviços lidam com um aumento de tráfego.

Na terça-feira, 24, o Facebook fez sua primeira atualização oficial a respeito de como a publicidade está performando enquanto o coronavírus está se espalhando e causando interrupções nos negócios nos Estados Unidos e no mundo. A rede social diz que, confinadas em casa, as pessoas estão inundando seus aplicativos e sites para se comunicar, mas que as plataformas não estão exatamente se beneficiando dessa audiência cativa.

“O nosso negócio está sendo afetado negativamente assim como muitos ao redor do mundo&rd... Leia mais