Comunicação, educação e tecnologia

Fale com a gente pelo e-mail blogdajuliska.news@gmail.com e nos siga no Instagram @blogdajuliska.

8

Nov

O verão potiguar vai ficar um pouco mais frio este ano. O Natal Shopping recebe, a partir de quarta-feira (13), o Alaska Neve, uma atração inovadora que chega com exclusividade ao shopping para proporcionar uma experiência única de contato com autênticos flocos de neve. O espaço de 100m² recheado com a mais pura neve vai ficar no estacionamento externo do shopping até fevereiro. Depois de ter passado por diversos estados como São Paulo, Piauí e Goiás e países como Peru, Panamá e Equador, o Alaska Neve chega a Natal com sua temperatura de 15 graus abaixo de zero.

Com um sistema que permite a produção de neve verdadeira, o espaço vai proporcionar aos natalenses uma amostra do que só é experimentando bem longe dos trópicos e que permite as brincadeiras mais divertidas só possíveis com flocos de neve: guerra de bolas de neve, escorregadores e produção de bonecos de neve. Para encarar o frio e curtir tudo que o espaço proporciona, a empresa fornece jaquetas e luvas térmicas que suportam temperaturas tão baixas.

O ingresso permite 30 minutos dentro do ambiente e já está sendo vendido antecipadamente no site Sympla https://www.sympla.com.br/alaska-neve-natal---natal-shopping__681257. “Estamos sempre em busca de trazer novidades que encantem os nossos clientes. Agora, vamos inovar mais uma vez recebendo neve de verdade no empreendimento, o que vai proporcionar a muita gente que ainda não teve a oportunidade de sair do país, viver uma experiência real no frio e com neve”, comenta Diana Petta, coordenadora de marketing do Natal Shopping.

8

Nov

O Conexão Parlamento chegou ao município de Felipe Guerra nesta quinta-feira (07) para a inauguração da Escola do Legislativo Municipal Professora Eudivan de Góis, criada por incentivo desse projeto que já contribuiu pra implementação de 27 escolas legislativas potiguares.

Idealizado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel de Sousa (PSDB) e coordenado pelo diretor da Escola da Assembleia, Professor João Maria de Lima, em parceria com a Federação das Câmaras Municipais do RN (Fecam), o Conexão Parlamento buscar transpor os limites de atuação do Poder Legislativo Estadual. 

“O nosso empenho é contribuir para a educação, levando informação e conhecimento sobre formação política, capacitação pessoal e profissional e novas oportunidades a diversas regiões do Estado Rio Grande do Norte”, afirmou João Maria de Lima.

Os vereadores Ubiracy Pascoal, Ronaldo Pascoal, Janio Barra e Max Morais, recepcionaram a direção da Escola da Assembleia e da Fecam. “O objetivo do curso é elevar os níveis de motivação e comprometimento dos participantes, melhorando as relações entre integrantes de equipes de trabalho, alterando padrões de comportamento e abrangendo o sentimento de disciplina e responsabilidade”, explica Flávio Emílio.

8

Nov

A bancada do programa jornalístico 96 MINUTOS, da 96 FM Natal, recebeu nesta quinta-feira (07), o reitor José Daniel Diniz Melo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O professor apresentou o balanço dos primeiros 100 dias de sua gestão e pontos de destaque da universidade, além de ações planejadas para os próximos anos.

8

Nov

O governo chinês informou que vai restringir o horário de os menores de idade praticarem jogos online durante 90 minutos por dia útil, como parte dos esforços para evitar o vício em jogos. A agência estatal de notícias Xinhua informou que a medida foi anunciada nesta semana.

De acordo com o novo regulamento, jovens com 18 anos ou menos não poderão praticar jogos online entre as 22h e as 8h. Eles poderão jogar até três horas nos fins de semana e feriados. Os usuários de jogos online deverão fazer um registro com o nome real e outras informações de identificação.

Um sistema para validar esses dados pessoais foi implantado. A agência diz ainda que caso os provedores de jogos online não cumpram os novos regulamentos, poderão ter suas autorizações de empreendimento revogadas.

Fonte: Agência Brasil

8

Nov

O ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte e a comunidade de startups terá a oportunidade de conhecer os detalhes e diferenciais do projeto de oito startups, que foram aceleradas pelo Programa de Pré-aceleração do Sebraelab|Darwin. Esses empreendedores farão pitches para representantes de quatro grupos de investidores que representam importantes fundos e instituições desse mercado digital: G2 Capital, GV Angels, Darwin Startups e Anjos do Brasil. A aproximação ocorre no Investor’s Day, que é promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (8), a partir das 17h, dentro da programação do Fórum Negócio. 

O evento encerra o Programa de Pré-Aceleração que o Sebrae no Rio Grande do Norte rodou em julho deste ano em parceria com a Darwin Startups, uma das principais aceleradoras do país. Dez startups potiguares integraram a iniciativa e oito delas vão participar do Investorr’s Day. Os empreendedores potiguares vão interagir, apresentar pitches e ficar frente à frente com nomes que estão fazendo a diferença no cenário de empreendedorismo inovador do Brasil, com negócios digitais e de base tecnológica e elevado potencial de impacto e negócios.

O Inventor’s Day terá a presença de Luiza Rotsen (G2 Capital), William Cordeiro (GV Angels), Ricardo Martinho (Anjos do Brasil) e João Marinelli (Darwin Startups), que vão avaliar os projetos dos empreendedores potiguares e fazer as observações conforme o interesse, assim como recomendar essas startups para outros investidores integrantes da rede. “O objetivo do evento é que esses investidores conheçam os projetos acelerados pelo Sebraelab|Darwin e verificar se têm interesse nas nossas startups ou possam captar parceiros dentro da rede para esses projetos. O público em geral poderá conhecer cada uma dessas ideias inovadoras e também interagir com esse grupo”, diz o gestor do Sebraelab e coordenador do Investor’s Day, Carlos von Sohsten.

8

Nov

Os moradores do Sítio Jucuri, zona rural de Mossoró, terão uma noite diferente no próximo domingo, 10 de novembro. Reunidos na praça da comunidade, eles irão assistir à história de um grupo de mulheres do lugar que estão se descobrindo no mundo do empreendedorismo social e enxergando em si novos talentos e valores.

A história será contada no documentário “Nós que abraçam”, projeto desenvolvido por Kataiano Alencar – estudante concluinte do curso de Comunicação Social, habilitação em Radialismo, da UERN -, e Estephany Fernandes – estudante concluinte do curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda da mesma universidade.

O lançamento do filme acontecerá às 19h e será aberto ao público. A ideia do filme surgiu quando Kataiano buscava um tema para o seu trabalho de conclusão de curso e conheceu o trabalho das microempresárias Gutiana Michele e Marta Vick que atuam no ramo do empreendedorismo social. 

“Nessa jornada difícil em que a sociedade cobra cada vez mais que as mulheres sejam boas em tudo que fazem; boa mãe, boa filha, boa esposa, Gutianna e Marta se inseriram neste universo do empreendedorismo feminino enfrentando as dores e alegrias desse processo e decidiram motivar outras mulheres a empreenderem. Elas estão conseguindo fazer isso através do Eita Ateliê, uma marca de acessórios autorais, que desenvolveu o projeto social ‘Nós que Abraçam’, que busca capacitar e incentivar mulheres da zona rural a gerarem negócios através do trabalho com o artesanato”, comenta Kataiano.

O “Nós que abraçam” conta com apoio do Sebrae/RN e promove oficinas de artesanato, assim como pequenas palestras sobre empreendedorismo, para um grupo de mulheres que moram no Jucuri e têm o sonho da independência financeira. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas através da conta @nosqueabracam no Instagram.

“Achei muito interessante a força social do projeto das duas e decidi produzir um documentário, que foi o meu trabalho final de conclusão do curso de Radialismo na UERN. Uma forma de fazer com que as histórias e o exemplo dessas mulheres inspirem outras pelo Brasil”, comenta Kataiano.

8

Nov

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) foi escolhido como Instituição de ensino destaque - educação profissional e Instituição de ensino destaque - educação superior no Prêmio Nacional de Estágio mantido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL). O evento de premiação aconteceu na Federação das Indústrias do Estado da Bahia, em Salvador, na última quarta-feira (06) e reuniu empresários, estagiários e representantes das instituições de educação de todo o país. Foi o 1° lugar estadual nas duas categorias em disputa que garantiu a presença do IFRN na final realizada na capital baiana.

Para Thiago Loureiro, assessor de Relações com o Mundo do Trabalho da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Instituto, o prêmio é o reconhecimento de um trabalho coletivo e coroa um período de muita dedicação de vários atores: “nesse momento de grande alegria, é fundamental reconhecer o esforço daqueles que se dedicam, diariamente, para o programa de estágio do IFRN receber essa premiação: os servidores em exercício nas Coordenações de Extensão e Estágios dos nossos campi. Além deles, não podemos esquecer dos professores orientadores e parceiros. Por fim, agradecemos aos nossos estudantes. Esse reconhecimento é deles e para eles”, disse. O IFRN recebeu troféu e certificado da conquista. 

O Prêmio

O Prêmio IEL de estágio é uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi, realizado anualmente para identificar e divulgar as melhores práticas e programas de estágio desenvolvidos em todo o país. Estimulando o aprimoramento dos programas de estágio das Empresas e das Instituições de Ensino, contribuindo para a formação desses futuros profissionais.

A premiação é dividida em três categorias: Empresa Destaque, Estagiário e Instituição de Ensino, que são classificadas em Ensino Técnico Profissionalizante e de Ensino Superior. Dividido nas etapas estadual e nacional, o prêmio avalia, na categoria Instituição de ensino, as características ‘Estrutura e logística’, ‘Acompanhamento’ e ‘Incentivo ao aprendizado prático’.

 

8

Nov

O Programa de Pós-Graduação em Geodinâmica e Geofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGG/UFRN) divulga a abertura dos processos seletivos para os cursos de mestrado e doutorado. O processo é destinado a alunos regulares, ingressando no período letivo 2020.1. 

As seleções são regidas pelas normas constantes nos Editais, pelas disposições específicas contidas na resolução 197/2013-CONSEPE de 10/12/2013 e pelo Regimento Interno do PPGG (disponíveis no endereço eletrônico www.posgraduacao.ufrn.br/PPGG). Inscrições para o Mestrado irão do dia 31/10/2019 a 17/11/2019 e para o Doutorado de 31/10/2019 a 19/11/2019. Para maiores informações acesse sigaa.ufrn.br >> Pós-Graduação Stricto Sensu >> Processos seletivos.

8

Nov

O YouTube lançou nesta quinta-feira (7) seu novo design com novos meios de navegação, tanto para desktop quanto para aplicativos no Android e no iOS. De acordo com plataforma, a intenção é tornar mais fácil a visualização e a busca do conteúdo na página inicial.

A primeira grande mudança é o tamanho dos títulos e das prévias, que agora estão maiores. Além de mais espaço, as sugestões ganham também ícones, para facilitar a identificação dos canais que publicaram aquele vídeo em destaque.

Uma nova ferramenta é a possibilidade de “Adicionar à fila” com um ícone na própria prévia. Antes, era possível somente agendar para “Assistir mais tarde”. Assim, você pode selecionar uma lista em sequência para ver tudo de uma só vez.

Outra novidade é a possibilidade de descartar certas recomendações de uma maneira mais intuitiva, principalmente em tablets e smartphones. Agora é só selecionar os três pontinhos no canto do título e escolher “Não recomendar esse canal”.

Para finalizar, o YouTube afirmou que em breve vai disponibilizar também um recurso que permite selecionar os tópicos favoritos e customizar a Home a partir dessa seleção. As mudanças já começaram a ser distribuídas e devem chegar para todos nos próximos dias.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/redes-sociais/youtube-de-cara-nova-design-repaginado-traz-tambem-novos-recursos-154735/

8

Nov

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) está reforçando junto aos usuários a dispensabilidade de atravessadores para que o cidadão seja atendido nas suas demandas junto às coordenadorias de Registro de Condutores, de Veículos e na Coordenadoria Médica. O plano do Detran é também de alertar aos cidadãos que fazem uso de terceiros para efetivar serviços, que não esqueçam de verificar se aquele profissional é credenciado pelo Detran para atuar como despachante.

O coordenador de Habilitação do Detran, Jonas Godeiro, explicou que o órgão vem facilitando e agilizando cada vez mais os processos de atendimento ao usuário. Dessa maneira, fica bem mais simples e rápido que o próprio cidadão venha ao Detran e solicite seu serviço diretamente ao setor competente.

Outro ponto lembrado pelo coordenador é que vários serviços de competência do Departamento podem ser solicitados via internet, pelo site do Detran, ou mesmo pelo aplicativo para smartphone, “Detran RN”.

No caso de Habilitação de Condutores, há diversos serviços já disponíveis ao cidadão pelo sistema online do Órgão, a exemplo de agendamento de teste prático de direção veicular, solicitação de segunda via de CNH, renovação de CNH, pedido de Permissão Internacional para Dirigir (PID), CNH Digital, além de outros tipos de abertura de processos onde, inclusive, o usuário pode gerar o boleto de pagamento, pagar e chegar ao Detran com essa etapa do serviço já concluída.

O coordenador de Registro de Veículos do Detran, Carlos Silvestre, lembrou que em último caso o cidadão pode constituir procuradores para atuar por terceiros. Essa situação é de duas naturezas, sendo uma pessoa física qualquer, onde o interessado deve constituir uma procuração pública se dirigindo ao Detran e especificando o serviço autorizado. “Já no outro caso, é quando for um advogado ou despachante credenciado, que a procuração pode ser particular”, completou.

No uso de terceiro que se apresenta como despachante é importante que o cidadão verifique a veracidade da informação conferindo os dados no sistema do Detran por meio do link: Despachantes Credenciados.