Um blog diferente! Novidades sobre educação, empresas e empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

Fale com a gente pelo e-mail blogdajuliska.news@gmail.com e nos siga no Instagram @blogdajuliska.

25

Jul

O Magalu abriu inscrições para a terceira edição do programa Luiza <Code>, curso de aceleração na área de desenvolvimento de software, com 210 novas bolsas de estudo exclusivas para mulheres. O programa tem como parceiro a escola Gama Academy, e tem como objetivo incentivar a entrada do público feminino no setor de tecnologia da informação, cujo mercado de trabalho ainda é predominantemente masculino. As interessadas podem se cadastrar, pelo link: https://corp.gama.academy/luiza-code/inscricao

Nesta edição, a formação terá duas turmas de 105 mulheres, que poderão escolher entre a... Leia mais

25

Jul

*Por Herbert Scheiner

Ter um profissional dedicado às compras sempre foi indispensável para as empresas. Mas, com a aceleração da transformação digital e a consequente automação dos processos, o comprador deixou de ser mero coadjuvante operacional e ganhou protagonismo, tempo e inteligência para desempenhar funções mais estratégicas dentro das companhias. Outro fator que evidenciou seu papel importante foi a pandemia. As crises de saúde e econômica do país impactaram o supply chain, evidenciando a necessidade de compradores preparados para manter a continuidade e eficiência das operações nas empresas.

Diante do novo cenário, saber implantar e utilizar tecnologias é indispensável para o profissional que deseja estar em dia no mercado. Os recursos digitais trazem benefícios, como redução de ... Leia mais

25

Jul

Estudantes de todo o país ganharam mais uma ferramenta gratuita de estudo para capacitação e ingresso no ensino superior, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio – o Enem. A plataforma educacional Enem na Mira, oferecida pela UnP e mais outras 5 Instituições de Ensino Superior do país, conta com a contribuição de diversos profissionais renomados e com um cronograma extenso de ações.

Desde o seu lançamento, os estudantes cadastrados já podem acessar os PodCasts disponibilizados e as pílulas com dicas rápidas das áreas de conhecimento do Enem, além dos e-books interativos. Os estudantes podem também ver e rever com exclusividade a live sobre redação realizada no dia 13 de julho.

Enem na Mira é uma plataforma de ensino online, gratuita e com conte&ua... Leia mais

24

Jul

Parece algo distante, mas os e-mails estão com os dias contados, pelo menos da forma como conhecemos hoje. Diariamente, bilhões de e-mails são enviados e o excesso de mensagens que lotam as caixas de entrada nos e-mails corporativos geram cada vez mais estresse e angústia entre os colaboradores, sem contar o risco de perder informações importantes, não ser copiado em alguma mensagem e o recebimento crescente de spams.

Algumas empresas utilizam a caixa de e-mails como lista de tarefas que precisam ser feitas, como arquivo de informações importantes, registro de aprovação de propostas, discussão de ideias e até como detalhamento do escopo de projetos. Esta forma de gestão torna a organização da informação quase impossível. 

A startup Ummense, uma plataforma de gestão de equipes para micro, pequenas e médias empre... Leia mais

24

Jul

Com a pandemia, muitas pessoas deixaram de ir aos bancos presenciais e aderiram aos aplicativos para realizarem transferências, pagamentos ou até mesmo consultar o saldo da conta. Com o aumento do uso do celular para essa função, muitos criminosos estão aproveitando o momento para aplicar golpes. De acordo com um estudo da TransUnion, as tentativas de fraudes digitais contra empresas de serviços financeiros aumentaram em 612% no Brasil. A pesquisa afirma ainda que o principal tipo de golpe é o roubo de identidades, fraude de cadastro e a apropriação indevida de contas.

Thiago Bordini, professor coordenador da pós-graduação em Cyber Threat Intelligence no Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (IDESP), recomenda a troca periódica das senhas. “Ressaltamos também a importância de ativar a autenticação em dois fatores em todos os aplicativos que p... Leia mais

24

Jul

*Por Edna Gambôa Chimenes 

O leitor contemporâneo tem, ao seu dispor, diversas possibilidades de leitura que foram criadas com a revolução da cibercultura e do livro eletrônico. E elas trazem impactos irreversíveis às formas de leitura, pois precisam atender as expectativas desse novo contexto.

A professora e pesquisadora Lúcia Santaella, em seu livro  “Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo”, aponta que os tipos de leitores, de forma geral, são: o contemplativo que apresenta uma leitura mais estática, o movente que lê fragmentado, sendo mais híbrido e dinâmico, o imersivo que é virtual, fruto do ciberespaço – gosta de interação entre palavras, imagens, documentação, música, v&iacut... Leia mais

24

Jul

Passando a valer a partir de 1º de agosto e com multas que podem chegar a R$ 50 milhões, muitas empresas ainda não têm conhecimento do atual estágio de maturidade em que se encontram para a adequação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Algumas estão em fase de mapeamento de processos e riscos, outras se movimentam para reforçar controles de segurança externa, como o bloqueio de cookies, e há aquelas companhias mais avançadas, que optaram pela figura do DPO (Data Protection Officer) as a Service como forma de garantir a proteção de dados dos indivíduos, sob os olhos de um profissional especializado.

“Muitas organizações em estágio progressivo de governança vivem o dilema de não saberem lidar com o famoso o dia depois de amanhã, que é quando as ... Leia mais

23

Jul

Fruto de uma metodologia canadense diferenciada, que prepara os alunos para os mais diversos desafios, o resultado dos estudantes da Maple Bear Natal na Olimpíada Canguru de Matemática foi extremamente satisfatório, com medalhas de ouro, prata e bronze, além de medalhas de honra ao mérito.

O Concurso Canguru de Matemática é uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. A participação na Olimpíada foi optativa, entretanto mais de 50% dos alunos da escola realizaram a prova, aplicada em língua inglesa.

Ao todo, 17 alunos da Maple Bear Natal são medalhistas. Recebeu medalha de ouro a aluna Laura Medeiros... Leia mais

23

Jul

Pesquisa feita pelo Departamento de Estudos Clínicos da Fala e Linguagem, do Trinity College Dublin, na Irlanda, aponta que trabalhar em casa durante a pandemia afetou a voz das pessoas, aumentando principalmente os casos de disfonia, que tem como principais sintomas a rouquidão e o desconforto vocal. O professor de canto Marcio Markkx, mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP, explica que é possível proteger a voz com exercícios e mudanças na rotina, principalmente quem investe pesado em lives, podcasts e reuniões online durante os períodos de isolamento.

O estudo mostra que a mudança de ambiente de trabalho e o uso excessivo das novas modalidades de comunicação foram as principais causas para esse aumento de disfonia, que também se caracteriza por esforço ao emitir a voz, cansaço ao falar, falta de volume e projeção da voz e pouca resistência ao ... Leia mais

23

Jul

O Governo do Estado publicou, nesta sexta-feira (23), o Decreto nº 30.753, que regulamenta o Programa Estadual de Aprendizagem do Rio Grande do Norte – RN Aprendiz. O objetivo é fomentar a contratação de jovens aprendizes pelos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual.

Para a governadora Fátima Bezerra, o programa simboliza o compromisso do governo com a defesa dos direitos e da cidadania da juventude. "A juventude brasileira tem sofrido muitos impactos, sem emprego, sem esperança, sem perspectiva de vida. Sabemos o quanto é importante ter uma ocupação, sem descuidar dos estudos. Através do RN Aprendiz estamos concretizando a mudança no futuro de muitos jovens potiguares", ressalta.

O texto reforça a obrigatoriedade da cota de aprendizes por empresas contratadas pelo Governo do Estado, considerando o disposto na Lei E... Leia mais