Comunicação, educação, mercado e turismo!

Um blog diferente, com a marca da credibilidade, que traz tendências, novidades do mundo corporativo, do universo da tecnologia e mídias sociais, do setor de educação e do mercado publicitário. E como ninguém é de ferro, tem ainda lazer, cultura e turismo! Fale com a gente pelo e-mail blogdajuliska.news@gmail.com. Nos siga no Instagram e Facebook: @blogdajuliska.

21

Mai

Está confirmada para o próximo dia 7 de junho, no Iate Clube de Natal, a realização do “Arraiá do Reviver”, festa junina idealizada pelo Grupo Reviver, que irá destinar toda a arrecadação do evento para fortalecer ações votadas para a prevenção e detecção do câncer de mama, e a aquisição de uma unidade móvel para fazer exames de mamografia no interior do estado. A animação da noitada, que terá início às 20 horas, ficará por contas das Bandas Circuito Musical e Messias Paraguai, além de Davi Castelly e o DJ Dilvan.

Segundo a procuradora aposentada, Idaíza Cavalcanti, o Grupo Reviver precisa que a festa tenha ampla adesão da sociedade, para que a instituição possa continuar fazendo trabalho que desenvolve. “Estamos fazendo entre 1.000 e 1.200 mamografias por mês e esse trabalho tem disso feito com recursos que arrecadamos anos anteriores. A ideia agora é ampliar e expandir as ações para o interior através da aquisição de uma unidade móvel”, explica.

Parceiro na iniciativa, o comodoro do Iate Clube de Natal, advogado Kaleb Freire, disse que toda a estrutura do clube foi disponibilizada para apoiar o São João do Grupo Reviver, que deverá ter a participação da família iateana, através de seu quadro de associados. “Estamos convidando todos os sócios para participar do evento”, disse.

O “Arraiá do Reviver terá muita comida típica e forró para celebrar uma das mais genuínas e tradicionais manifestações culturais. Senhas individuais podem ser adquiridas pelo valor promocional de R$ 60,00 até a próxima sexta-feira, dia 20. No sábado, o ingresso passa a custar R$ 80,00. O bar do Iate Clube estará funcionando normalmente, mas, quem quem quiser, pode levar vinho ou espumante.
O evento  conta com o patrocínio da Office Iluminações, TCM Geradores e agência, complexo de ensino ED/HC e decoração de Clodoaldo Bahia. Os pontos de venda dos ingressos são Iate Clube de Natal, Formule Farmácia de Manipulação. Banca do Tota, Studio Power Plate e com as associadas do Grupo Reviver.

21

Mai

Mais uma vez Natal vai sediar a maior Convenção do Comércio e Serviços do RN, e reunir os principais nomes do varejo, no dia 06 de junho no hotel Holiday Inn.  Com a proposta de fazer os empresários  e estudantes norte-rio-grandenses pensarem fora da caixa e inovar em seus negócios, a  19ª Convenção do Comércio e Serviços do RN traz  palestrantes como Leandro Karnal, Thiago Nigro, Fred Alecrim, Pedro Lima, Luiz Barcellos, Américo José,  Thiago Reis e Yalli Oliveira.

O evento é realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes do Rio Grande do Norte (FCDL RN), pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) e CDL Jovem Natal, e será uma oportunidade de conhecer novas ideias e práticas voltadas para o empreendedorismo, e fazer network.

O tema central desta edição é “Pense Fora da Caixa”, um assunto de extrema relevância para os dias atuais, onde os empresários precisam se reinventar diariamente para atrair os consumidores e melhorar os resultados e as vendas de seus negócios. No temário técnico  do evento informações inovadoras para que as empresas do comércio melhorem seus desempenhos. Inscrições www.cdlnatal.com.br. 4009-0000.  

21

Mai

O Dia da Nacional da Indústria, celebrado no dia 25 de maio, será comemorado, este ano, pelo Sistema FIERN (FIERN, SESI, SENAI e IEL) na véspera (24) com uma rodada de negócios com serviços para indústria. O evento acontecerá simultaneamente, a partir das 8h, em sete cidades do RN: Natal, Mossoró, João Câmara, Goianinha, Assu, Pau dos Ferros e Caicó.

Neste dia, cursos e serviços da FIERN, SESI, SENAI e IEL estarão com condições especiais de preço e pagamento somente no local. Entre as ofertas estão o Sesi Viva +, CIPA, cursos profissionalizantes do SENAI, cursos de pós-graduação do IEL, além da emissão de certificado digital e orientação para o crédito.

Os descontos chegam até 70% nos cursos e serviços. As inscrições podem ser realizadas online através do endereço  http://bit.ly/2Jndq8s. As vagas são limitadas.

Em Natal, o evento será realizado no hotel Holiday Inn, no bairro de Lagoa Nova. Em Mossoró, o SENAI Ítalo Bologna sediará o evento. Em João Câmara, Goianinha, Assú, Pau dos Ferros e Caicó, o evento acontece nos escritórios de negócios do Sistema FIERN na região. Confira abaixo os endereços:

+Natal: Hotel Holiday Inn Natal : Av. Sen. Salgado Filho, 1906 – Lagoa Nova⠀

+Mossoró: SENAI Ítalo Bologna: R. José Leite, 100 – Abolição

+João Câmara: Escritório de Negócios: Rua Antônio Proença, N° 567 – Centro⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

+Goianinha: Escritório de Negócios: Rua Vigário Antônio Montenegro, nº 85 – Centro

+Assu: Escritório de Negócios: Avenida Dr. Luiz Carlos N°3646 – Novo Horizonte

+Pau dos Ferros: Escritório de Negócios: Rua Quintino Bocaiuva, 281 – Centro

+Caicó: Escritório de Negócios: Praça Dr. José Augusto, nº 34 – Centro

Palestra: À noite, a partir das 19h, o auditório Albano Franco, na Casa da Indústria, recebe o consultor e economista Cláudio de Moura Castro e o presidente para a América Latina da SKF, Claudinei Reche. Eles ministrarão, na sexta-feira (24), respectivamente, as seguintes palestras: “O DNA da Inovação” e “A Indústria em Movimento”.

20

Mai

O Carrossel da Leitura, projeto que está movimentando  a literatura potiguar, chegará  em São Gonçalo do Amarante. O Carrossel irá girar na frente da biblioteca Dona Militana na próxima sexta-feira (24), a partir das  9 horas da manhã, bem na semana em que se comemora o dia do abraço. "  Faremos uma atividade simbólica do abraço literário  envolvendo escritores e o público presente para movimentar o amor pela leitura nesta cidade, símbolo da cultura potiguar." Ressaltou entusiasmada a idealizadora do projeto e também escritora, Drika Duarte. 

O projeto “Carrossel da Leitura”  surge  com a proposta de promover o interesse pela leitura e fomentar a circulação, apreciação e distribuição de obras voltadas para a literatura infantil,  produzidas por escritores potiguares.  Por meio de encontros interativos com os autores e distribuição gratuita de livros para as crianças e para  as bibliotecas Públicas, o projeto  que conta com  patrocínio da Cosern através da Lei Câmara Cascudo, vai encantando por onde passa. As próximas cidades a receber o projeto serão Caicó, Mossoró, Ceará Mirim, Macau e,a última edição, será em Pium- RN. 

Desta edição, estarão participando, as escritoras  Glacia Marilac, Milena Azevedo, Ana Cláudia Trigueiro e Anna Celina que apresentarão suas histórias de forma lúdica e interativa. “Eu acho muito interessante essa proposta de incentivar a leitura. Sempre buscamos parcerias que possam abrir esse universo para nossos estudantes. Nós estamos literalmente abraçando o projeto e sendo abraçados pelo Carrossel ”. Ressaltou Ailton  Carvalho,  produtor cultural de São Gonçalo do Amarante.

20

Mai

Um Guia turístico – por que não? – também para natalenses, que foge ao convencional e traz sugestões de roteiros fora do tradicionalmente visitados e de lugares “diferentões”, música potiguar, história da nossa terra e indicações de passeios de aventura, só para citar alguns dos capítulos. Essa é a essência do Guia Não Tradicional da Cidade do Natal, idealizado pela publicitária Alana Cascudo – administradora do blog Apartamento 702 – e organizado por ela e por Cecília Oliveira, jornalista, produtora cultural e sócia do blog.

Em 86 páginas, o “Guia Não Tradicional” fala sobre a história da cidade, seus museus e equipamentos culturais, teatro e grupos teatrais, sobre música potiguar e como não poderia deixar de ser, fala de gastronomia, noite, praias e bosques. Traz ainda um Minidicionário de Potiguês e uma listagem de lugares diferentes, como bares, pubs e cafés. Tudo para quem se interessa em desbravar a capital saindo do óbvio e quer descobrir lugares originais.

Segundo as organizadoras, a ideia do guia surgiu a partir do desejo de reunir todo o conteúdo de dicas, agendas culturais, eventos e artigos divulgados no blog Apartamento 702. “Não precisamos nem mencionar que esta publicação é perfeita para (re)descobrir a cidade por um novo ângulo através de mais de 250 dicas, ou ainda, utilizar o Guia para apresentar a capital potiguar a um amigo forasteiro”, definem.

A concretização do projeto foi possível com o apoio do Sebrae-RN e de parceiros como o restaurante Camarões, a Cervejaria Raffe e a Massa Fina. “Temos o imenso prazer de apresentar a Cidade do Sol sob um novo olhar, com uma perspectiva única, repleta de recomendações que fogem ao turismo tradicional”, destacam, no editorial de abertura da publicação.

O Guia pode ser encontrado em diversos pontos de venda físicos e também online, no site www.semetiqueta.com.br. Mais informações sobre onde encontrar o material podem ser obtidas pelo e-mail contato@apartamento702.com.br e pelos Whatsapps (84) 99607-6863 ou (84) 98899-9433.

Nota do Blog: Adorei o Guia! A publicação supre aqueles momentos em que se deseja fazer algo diferente em Natal e não se sabe bem por onde começar. Vale para ter, ler, guardar e consultar de vez em quando. Parabéns às idealizadoras.

20

Mai

Alinhado com o Movimento Maio Amarelo, a Faculdade Estácio de Natal – unidade Alexandrino, promove um evento de palestra e debates filosóficos com o tema “Valorização da Vida”. A ação é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) por meio do Núcleo de Aceleração e Valorização da Estácio – NAVE. A programação ocorrerá amanhã (21), às 18h30, na instituição de ensino. A participação é aberta à comunidade gratuitamente.

Em todo o mundo, a campanha Maio Amarelo tem como proposta chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Somente no Rio Grande do Norte, entre janeiro de 2016 e novembro de 2018, foram registrados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN) 17.901 acidentes envolvendo todo tipo de veículo no estado, que resultaram em 37.104 pessoas feridas e 1.498 mortes. De acordo com Emmanoel Monteiro, coordenador do projeto NAVE, o objetivo deste evento é “levar as pessoas à reflexão sobre a vida diante das adversidades do cotidiano no trânsito e que fatores têm influência sobre a mente e o corpo”.

O palestrante principal do evento será Ivanaldo Oliveira dos Santos Filho, filosofo, mestre em Ciências Sociais, doutor em Estudos da Linguagem e pós-doutorado em Linguística. Ivanaldo também é sócio fundador da Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica (SBFA) e membro do Instituto Jacques Maritain do Brasil (IJMB). Também serão debatedores do tema a educadora física Leila Maia e o filósofo Guto de Castro.

20

Mai

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, lidera, ao longo desta semana, delegação formada por membros do trade turístico, executivos e técnicos do Senac RN, que estão no estado alemão da Renânia-Palatinado para treinamento com foco no modelo de certificação por competência, realizado no país europeu. Até a próxima sexta-feira o grupo cumpre uma extensa agenda de atividades.

A iniciativa integra um dos eixos de trabalho da segunda fase do Projeto Verena, que prevê o desenvolvimento de um modelo de certificação a ser implantado de forma pioneira no Rio Grande do Norte, inspirado na exitosa experiência alemã.

Na abertura dos trabalhos, o diretor executivo da Câmara do Comércio da Cidade de Trier (IHK Trier), Jan Glockauer, destacou a parceria com o Sistema Fecomércio RN. “Este momento é muito importante para o cumprimento das metas desta nova fase do Projeto. Estamos extremamente satisfeitos com os resultados obtidos com esta parceria, em especial com a premiação do Governo Federal do Brasil, que reconheceu o Projeto Verena como o melhor com foco na qualificação para o turismo em todo o País”, disse referindo-se ao Prêmio Nacional do Turismo, conferido ao Senac RN, em dezembro de 2018.

O presidente Marcelo Queiroz agradeceu à equipe responsável pelo projeto na IHK Trier e destacou a importância de, cada vez mais, buscar mecanismos para fortalecer a atividade turística do Rio Grande do Norte, que atualmente emprega cerca de 120 mil pessoas no estado.

Segundo ele, um dos principais objetivos da viagem é aprimorar a metodologia de trabalho e os cursos do Senac RN, aproximando, cada vez mais, os conteúdos aprendidos na escola às reais necessidades do mercado. “Este é um tema que temos amadurecido desde a missão realizada em 2017. Estamos diante de um modelo de formação reconhecido em todo o mundo e temos a oportunidade de pensar formas de adaptá-lo à realidade brasileira, trazendo ganhos reais aos profissionais e às empresas de nosso estado”, afirmou. Na ocasião, Queiroz ainda fez a entrega de uma réplica do troféu e certificado recebido pelo Ministério do Turismo aos executivos da IHK Trier.

20

Mai

A diretora da Escola Lápis de Cor/MOV, Lorene Gaspar, está em missão educacional na Europa. A gestora viajou com uma delegação de educadores do Brasil para conhecer o sistema de ensino da Estônia. Atualmente, o país apresenta a melhor metodologia educacional do continente e um dos mais bem conceituados no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A caravana, composta por profissionais de vários estados brasileiros, reúne-se todos os anos para conhecer novas metodologias de ensino. Na Estônia, as escolas são referências em alfabetização, letramento, matemática e ciências.

De acordo com o PISA, os estudantes estonianos estão entre os que apresentam melhor habilidade para trabalhar em grupo e resolução de conflitos. “Tem sido incrível conhecer o sistema educacional da Estônia e ratifico que também estamos fazendo o melhor que podemos pela educação das nossas crianças”, comenta Lorene.

20

Mai

Chega ao fim o período de André Petry como diretor de redação da Veja. Na edição desta semana, a revista confirma que o jornalista deixa o cargo para Mauricio Lima, que atualmente é responsável pela coluna ‘Radar’ e integra o time de redatores-chefes. A mudança ocorre um mês após o comando do Grupo Abril, que edita a semanal, deixar de pertencer à família Civita. Desde 17 de abril, o controle da empresa de mídia pertence ao empresário Fabio Carvalho, da Cavalry Investimentos.

André Petry sai com a marca de ter sido o profissional que por menos tempo permaneceu na função. Ele estava no cargo desde fevereiro de 2016, quando sucedeu Eurípedes Alcântara. Além dos dois, apenas outros quatro jornalistas podem dizer que foram diretor de redação ao decorrer dos 50 anos de história da Veja. O primeiro a ocupar o posto foi Mino Carta (1968 – 1976). O título ainda contou com as lideranças de Mario Sergio Conti (1991 – 1998) e Tales Alvarenga (1998 – 2004). Hoje colunista do veículo, José Roberto Guzzo foi o número 1 do jornalismo do impresso durante 15 anos, de 1976 a 1991.

Na ‘Carta ao Leitor’ da edição desta semana da Veja, o Grupo Abril valoriza a gestão de André Petry. Apesar de colocar a saída dele como parte de processo que visa renovar o “compromisso com o jornalismo de excelência”, evidencia números alcançados durante a direção dele. Há destaque para feito realizado fora da mídia impressa. “[O site Veja.com] ganhou ainda mais projeção, saltando de uma média mensal de 12 milhões para 30 milhões de visitantes únicos”. Informa-se, também, o crescimento da marca nas redes sociais, como Facebook e Twitter.

Fonte: Portal Comunique-se, disponível em: https://portal.comunique-se.com.br/veja-troca-diretor-de-redacao/

20

Mai

Comunicar más notícias nunca é fácil, ainda mais no ambiente hospitalar. Tal função é uma das mais difíceis, porém das mais importantes com as quais os médicos e as equipes de saúde se deparam. Pode-se entender como má notícia tudo o que mude para pior a perspectiva de futuro de uma pessoa.

Na área da saúde, a comunicação de um diagnóstico que pode implicar no afastamento de alguma atividade, de uma redução de estimativa de sobrevida ou de uma notícia de morte de um familiar, por exemplo, precisa de muito preparo para dirimir o impacto na absorção da informação.

Embora sejam confrontados com esse tipo de situação diariamente, essa abordagem não está contemplada na formação de médicos e de outras profissões na área da saúde. Pensando nisso, a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza, no próximo dia 31 de maio, sexta-feira, mais um encontro com o foco na comunicação de más notícias.

A palestra, ministrada pelo médico Aécio Flávio Teixeira de Gois, professor e especialista em comunicação de más notícias, será realizada no Anfiteatro Professor Leide Morais e, além do treinamento teórico, os presentes poderão partilhar experiências em diferentes situações enfrentadas no dia a dia.

Na oportunidade, será lançado o livro Guia de Comunicação de Más Notícias, de autoria do convidado. O professor já esteve na Maternidade explanando sobre a temática no ano passado. As inscrições são limitadas e podem ser realizadas através deste link.