Comunicação, educação, mercado e turismo!

Um blog com assuntos diferentes e com a marca da credibilidade, que traz tendências, novidades do mundo corporativo, do universo da tecnologia e mídias sociais, do setor de educação e do mercado publicitário. E como ninguém é de ferro, tem ainda lazer, cultura e turismo! Fale com a gente pelo e-mail juliska.azevedo@gmail.com. Acompanhe a gente também no Instagram e Facebook, no @blogdajuliska.

13

Mar

A partir de hoje a CBTU passa a disponibilizar aos seus usuários a grade horária do Sistema de Trens Urbanos de Natal por meio do aplicativo Trem de Bolso Natal.

O novo recurso, desenvolvido pelos Analistas de TI da própria Companhia, está disponível, inicialmente, para celulares com sistema operacional Android. O aplicativo torna prática a consulta sobre as viagens do sistema de trens da Grande Natal, pois permite o acesso direto aos horários do destino desejado pelo usuário e, ainda, a consulta ao mapa com todas as estações do sistema ferroviário metropolitano, assim como simplifica o acesso aos canais de comunicação com a CBTU.

“Trata-se de um aplicativo direto e funcional, de utilização intuitiva, cuja função principal de fornecer os horários dos trens pode ser executada sem a necessidade de conexão constante com a internet, permitindo seu uso sempre que preciso e sem o consumo de dados móveis", destacou o Vitor Alcântara, um dos analistas que participou do desenvolvimento do aplicativo.

O Trem de Bolso Natal pode ser baixado gratuitamente através da plataforma Google Play, disponível para acesso no link: https://bit.ly/2Tm8s1b   

Além do aplicativo, a CBTU disponibiliza informações sobre as 30 viagens realizadas diariamente, em seu site: www.cbtu.gov.br, no Instagram: @cbtunatal, no Facebook: /cbtunatal e por meio de informativos distribuídos em suas 23 estações.

13

Mar

A abrangência da dependência química na sociedade, o risco das drogas lícitas como o álcool e a legalização da maconha foram alguns dos temas abordados nesta entrevista com o psiquiatra Emerson Arcoverde, que informou também sobre evento da Associação Norte-Rio-Grandense de Psiquiatra (ANP) que debaterá o tema no próximo dia 22 de março. Confira:

O 96 Minutos é apresentado por mim – Juliska Azevedo – e pelos jornalistas Gustavo Negreiros e Silvio Henrique. O programa vai ao ar de segunda a sexta, entre 12h e 13h36, com um formato dinâmico e recheado de notícias

 

13

Mar

Imagine que o seu maior sonho é mudar a sua casa, a sua localidade, a sua cidade e, de repente, você tem a oportunidade de mudar o seu país. A história de Francisco Cavalcante de Sousa, aluno do 2° período da Faculdade de Direito da UERN, é mais ou menos assim, porém, mais impressionante. Ele é um dos embaixadores do Nordeste da Brazil Conference at Harvard & MIT e representará a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Oriundo do estado do Ceará, da cidade de Nova Jaguaribara, cidade que foi construída em outro local para que a antiga (que chamava-se apenas Jaguaribara) cedesse lugar ao Açude Castanhão, o maior reservatório de água doce do Ceará.

O jovem estudante é o filho caçula de seis irmãos e o único a chegar a uma universidade. “Na minha família ninguém sequer terminou o Ensino Fundamental. Inclusive minha mãe é funcionária de uma escola, trabalha na limpeza. E eu lá em casa fui o único que decidi que queria mudar, não queria ser como os meus irmãos (que estão desempregados). Eu disse: ah! Eu posso mudar o meu país”, diz Francisco.

13

Mar

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou ontem (12) ilegal a cobrança de taxa de conveniência para venda online de ingressos para eventos. Por maioria de votos, a Terceira Turma doSTJ entendeu que a taxa não pode ser cobrada dos consumidores apenas pela disponibilização das entradas por meio virtual. 

O colegiado seguiu voto proferido pela relatora do caso, ministra Nancy Andrighi, a favor dos consumidores. Segundo Nancy, o custo pela venda na internet não pode ser repassado ao comprador, cabendo à empresa assumir os custos da operação. 

A decisão do STJ derrubou sentença proferida pela Justiça do Rio Grande do Sul, que havia considerado o serviço de venda pela  internet como serviço adicional, sujeito a cobranças adicionais.

Fonte: Agência Brasil

13

Mar

Passado o Carnaval, com a tomada para valer do ritmo de trabalho do ano, têm início também o período de cumprimento de obrigações dos contribuintes. Uma delas é a declaração do Imposto de Renda. O prazo já está correndo: começou no dia 07 de março e vai até 30 de abril. Aqui no Rio Grande do Norte são esperadas mais de 320 mil declarações, segundo a Receita Federal. E é preciso ficar atento às mudanças para não cair na malha fina.

Este ano é obrigatório apresentar a declaração anual para aquele contribuinte que, no ano-calendário de 2018, recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a R$ 28.559,70. No caso da atividade rural, quem obteve receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50.

E tem mudança para a declaração de imóveis. “Ano passado era sugestivo, ainda, inserir o número de IPTU e registro de imóveis na declaração de bens e direitos e esse ano vai passar a ser obrigatório”, explicou o contador Péricles Medeiros, CEO da Way Contabilidade. As novidades não pararam por aí. É preciso ficar atento também na hora de preencher o campo relacionado aos dependentes. Ano passado era obrigatório informar o CPF de dependentes a partir de 8 anos, mas a regra mudou.  “Como hoje os cartórios já emitem o CPF no mesmo momento em que emitem a certidão de nascimento, se você tem um filho recém-nascido, já se torna obrigatório inserir esse CPF na declaração de imposto de renda do seu dependente”, detalhou o contador Péricles Medeiros.

Erros simples podem causar multa de até 20%

Ainda é preciso ficar atento para não cometer erros na hora de fazer a declaração. Os casos mais comuns acontecem no momento do preenchimento do formulário. “Tem pessoas que casaram e mudaram o nome de solteiro pra casado. Separaram, não mudaram o nome, mas mudaram um documento e esse documento não está de acordo com o banco de dados da Receita Federal. Na hora da declaração o sistema não deixa enviar. Isso é um erro de preenchimento.

Em alguns casos, o sistema já está preparado para evitar que você envie a declaração errada. Em outros casos, o contribuinte preenche errado e só num possível confronto de informações é que eles vão detectar que a pessoa vai para malha fina por um simples erro de preenchimento”, exemplificou o contador.

Para evitar erros é imprescindível a orientação de um profissional da área de contabilidade, principalmente para os contribuintes com declarações mais complexas, como é o caso de pessoas com mais de uma fonte de renda, com despesas médicas e odontológicas, pessoas que fizeram cirurgias, que tem filhos na escola, contribuintes que recebem pensão alimentícia e profissionais liberais. “Existe uma multa de até 20% do imposto devido quando há algumas anomalias da malha fina”, alertou o CEO da Way Contabilidade.

A declaração pode ser feita de três formas: pelo computador, pelo aplicativo pra celular ou tablet “Meu Imposto de Renda” ou por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC). Pelo computador, será utilizado o Programa Gerador da Declaração - PGD IRPF2019, disponível no site da Receita Federal (receita.economia.gov.br).

13

Mar

A Casa Durval Paiva está precisando de doações de fraldas descartáveis, tamanhos P e M adulto, colônia, shampoo e creme dental para as crianças e adolescentes assistidos pela instituição. Quem quiser colaborar pode entrar em contato pelo telefone (84) 4006-1600 ou na rua Professor Clementino Câmara, 234 – Barro Vermelho.

Outra forma de ajudar a instituição é fazendo um trabalho voluntário. Interessados podem dedicar algumas horas do dia ou da semana em prol da luta contra o câncer infantojuvenil. O cadastro pode ser feito na instituição todas as terças. Como chegar https://bit.ly/2SrPaaa

No Rio Grande do Norte, a Casa Durval Paiva é referência nacional no suporte ao tratamento de crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas. Sua missão é acolher a criança e ao adolescente e seus familiares, durante e após o tratamento, buscando a cura, contribuindo para o resgate da cidadania, dignidade e qualidade de vida dos mesmos.

Atualmente, são atendidos 538 pacientes de 133 municípios do RN, também do Piaui, Ceará, Sergipe e da Paraíba. Para mais informações acesse www.casadurvalpaiva.org.br

13

Mar

No próximo dia 26, às 19h, a Justiça Federal no Rio Grande do Norte será palco do evento 'Tendências e Inovação no Poder Judiciário em uma sociedade em rede'. Essa será a aula de encerramento da pós-graduação Direito e Gestão do Judiciário, promovida pela Justiça Federal no Rio Grande do Norte, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho e a Faculdade da Indústria.

A palestra será no auditório a JFRN e terá como expositores o Diretor do Foro da JFRN, Juiz Federal Marco Bruno Miranda Clementino, e o advogado e Update Politics ¿ Laboratório de Inovação Política na América Latina Rafael Poço. O evento será promovido apenas para alunos, professores e integrantes da instituições participantes da pós-graduação. 

Foto: Divulgação

13

Mar

Anunciado em maio de 2018, o Google Lockout finalmente foi lançado ao público. Ele utiliza inteligência artificial para identificar objetos e descrevê-los para deficientes visuais e estará disponível para download ainda nesta semana. A parte ruim da notícia boa é que, inicialmente, o Lookout estará disponível somente para os aparelhos Pixel e nos Estados Unidos.

O aplicativo conta com uma tecnologia semelhante à do Google Lens, portanto, basta mirar a câmera do celular ao redor e aguardar alguns instantes até que o aparelho tenha identificado os objetos capturados.

Google informa que veio aprimorando e ajustando as funcionalidades do Google Lockout desde o ano passado, quando ele foi anunciado ao mundo, e que o serviço foi criado para uso em situações nas quais os deficientes visuais ou pessoas com graves problemas de visão normalmente teriam que pedir ajuda.

“Desenvolvemos o Lookout para funcionar em situações nas quais as pessoas normalmente teria que pedir auxílio — como descobrir um novo espaço pela primeira vez, ler textos e documentos e completar tarefas diárias como cozinhar, limpar e fazer compras”, escreveo diretor de produto de engenharia de acessibilidade da Google Patrick Clary.

A companhia diz que espera levar o Lookout para mais locais e dispositivos em breve, mas não dá qualquer pista de quando isso deve acontecer. Quem usa o Pixel nos EUA já pode baixá-lo na Play Store.

Foto: Divulgação/Fonte: Portal TechMundo

13

Mar

O pesquisador e coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), Ricardo Valentim, receberá, nesta semana, o prêmio 100 Mais Influentes da Saúde, oferecido pela revista Healthcare Management. A cerimônia de premiação ocorrerá na próxima quinta-feira, 14, na cidade de São Paulo/SP.

Chamado de Oscar da Saúde e reconhecido em nível nacional, a premiação reúne 10 personalidades indicadas em 10 diferentes categorias, sem ordem de importância entre os escolhidos. O coordenador do LAIS, Ricardo Valentim, foi eleito na categoria P, D & I, que valoriza ações na área de tecnologia aplicada à saúde.

Para o professor Ricardo, essa premiação pertence à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e é fruto de muito trabalho em pesquisas realizadas nas ciências da saúde, por meio de um laboratório que é pioneiro e referência em todo o Brasil e que combina saberes nas áreas de engenharia, de tecnologias da informação e de comunicação.

Ainda segundo Valentim, o LAIS prova que é possível praticar a ciência humanitária. Neste tipo de ciência, o desafio é pensar em tecnologia, educação e economia de forma humanitária, partindo de um problema que a sociedade precisa resolver, sem pensar apenas na geração de riqueza para pequenos grupos, complementa o professor.

Foto: Alex Regis

13

Mar

Crianças e adolescentes de zero a 15 anos de idade com distúrbio neurológico e que necessitam de acompanhamento fisioterápico, têm a oportunidade de receber o tratamento gratuitamente. A Clínica Escola de Fisioterapia da faculdade Estácio de Natal – unidade Ponta Negra – está com vagas abertas para atendimentos. São ofertadas duas sessões por semana, de uma hora cada, para cada paciente.  

São consideradas patologias neurológicas a paralisia cerebral, microcefalia, hidrocefalia, espectro do autismo, desenvolvimento neuropsicomotor atrasado, espinha bífida, entre outros. Os estudantes do curso de Fisioterapia, orientados pelos professores, utilizam na Clínica todos os recursos possíveis da área para reabilitar o paciente.

O professor Ozair Argentille, coordenador do atendimento, explica que o foco principal é atenuar o comprometimento físico da criança, por causa da patologia, com o objetivo de promover uma melhor qualidade de vida. “O resultado é diferenciado para cada criança. Algumas têm pequenos avanços, outras progridem mais notoriamente em um curto período, mas todo progresso é bem-vindo para o paciente e sua família”, expõe o profissional.

Os atendimentos ocorrem nas quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30. Serão cadastrados os voluntários para atendimento imediato e para lista de espera.

Mais vagas

Além dos atendimentos pediátricos, a Clínica de Fisioterapia está com vagas abertas nas especialidades de traumato ortopedia, neurologia adulto e infantil, reumatologia e dermatofuncional. O atendimento é gratuito e o paciente será agendado de acordo com a disponibilidade de vagas. Para informações e inscrições, entrar em contato por meio do telefone: 3642-7514, no horário da tarde.