Aqui você encontra comunicação, educação, tecnologia, mundo corporativo, entrevistas, mídias sociais e cultura

Fale com a gente pelo e-mail blogdajuliska.news@gmail.com e nos siga no Instagram @blogdajuliska.

24

Jan

Com o objetivo de reunir, em um só espaço, todos os conteúdos produzidos para rebater informações falsas sobre a Justiça Eleitoral e as eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou a página “Fato ou Boato?”, com foco nas Eleições Municipais de 2020. O site é uma atualização da antiga página “Esclarecimentos sobre Notícias Falsas”, criada no pleito do ano passado.

Além de ter mais recursos que a antiga página, o espaço – disponível no Portal da Justiça Eleitoral – conta também com materiais produzidos pelas instituições parceiras do TSE que aderiram ao Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020.

Por isso, se apareceu uma dúvida sobre informação ou notícia divulgada nas redes acerca do processo eleitoral, acesse o endereço www.justicaeleitoral.jus.br/fato-ou-boato ou, no Portal do TSE, no centro da página inicial, clique no banner “Fato ou Boato?”.

Saiba mais

Com layout mais moderno, no formato onepage (todo conteúdo disposto na mesma página), o espaço está dividido em oito áreas: Passo a Passo, Esclarecimentos, Quiz, Mitos Eleitorais, Agências, Posts, Candidatos e Fake News.

No ícone Passo a Passo, há dicas de como identificar uma informação falsa. Os tópicos foram desenvolvidos pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), uma das parceiras do TSE no Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020. Já na seção Esclarecimentos, foram disponibilizados textos e vídeos produzidos durante as Eleições de 2018 com o objetivo de desmentir conteúdos falsos sobre a Justiça Eleitoral, a urna e o voto.

Há também uma seção criada com o intuito de incentivar o eleitor a conhecer seu candidato. A ideia é orientar o cidadão a pesquisar o passado dos políticos, para verificar se eles têm problemas com a Justiça ou se cumpriram as promessas de campanha, entre outras informações. A página ainda reúne os vídeos da série Fake News e Eleições – lançados entre o primeiro e o segundo turnos de votação do pleito de 2018 – e da série Mitos Eleitorais. Confira a página “Fato ou Boato?”.

24

Jan

O SESI-RN torna público o edital de Credenciamento de Prestadores de Serviços de Educação, nas modalidades: Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos – EJA (que abrange o Ensino Fundamental 1, 2 e Ensino Médio) e Educação Continuada. Os profissionais interessados precisam seguir os requisitos e a documentação necessária presentes no edital. As vagas são para trabalhar em todas as unidades do SESI no estado.

As áreas de atuação são: Psicólogo, Bibliotecário, Secretária Escolar, Supervisor Pedagógico, Professor Polivalente, Professor de Matemática, Professor de Português, Professor de Ciências, Professor de História, Professor de Educação Física, Professor de Artes e outras funções.

As inscrições para o credenciamento são feitas pelo site do SESI-RN. O edital vigorará por 12 meses. Durante esse período, qualquer Pessoa Física pode solicitar seu credenciamento, desde que siga os requisitos apresentados no edital.

24

Jan

Os professores e alunos do Colégio Porto já estão em contagem regressiva para o começo das atividades da mais nova instituição de ensino de Natal, que neste ano contará com turmas das três séries do Ensino Médio e uma das mais preparadas equipes de educadores já reunida no Rio Grande do Norte.

Na próxima segunda, dia 27, o Porto inicia as aulas prometendo um ensino diferenciado com enfoque não somente no aprendizado de alta performance, mas na formação de cada aluno para a vida.

Nos últimos dias, a equipe de professores do Colégio Porto está se reunindo por áreas – na terça foi a de Linguagens, na quarta a de Ciências Humanas, ontem a de Matemática e hoje (24) a de Ciências da Natureza – para alinhar o planejamento e ajustar todos os detalhes para o início das aulas.

Entre seus diferenciais, o Colégio Porto irá oferecer aos alunos o material didático do Sistema Bernouli de Ensino, reconhecido nacionalmente; irá contar com Laboratório de Inteligência de Vida (LIV) e o aprendizado multiplataforma do Google for Education, incluindo a entrega de um Chromebook para uso individual de cada aluno.

Desde segunda passada, o Colégio Porto passou a receber alunos, familiares e interessados em conhecer a nova escola em sua sede, na Avenida Sen. Salgado Filho, ao lado da UnP, com acesso ao estacionamento pela Rua Dr. José Gonçalves, Lagoa Nova. Acompanhe o Colégio Porto nas redes sociais no perfil @colegio.porto.

24

Jan

Esclarecer de forma didática e simples os principais pontos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, aprovada em Natal no ano passado, que pode facilitar a abertura de um pequeno negócio ou fomentar o desenvolvimento dos já existentes na capital potiguar. Esse é o principal objetivo da cartilha ‘Um Ambiente Empreendedor Construído a Várias Mãos’, elaborada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Natal (CLD Natal) e parceria com o Sebrae, Prefeitura de Natal e outras órgãos. A publicação será lançada no dia 17 de fevereiro, em solenidade que ocorrerá na sede do Sebrae.

Aprovada no ano passado, a Lei Complementar 185/19 prevê uma série de regras na capital do Estado para reduzir a burocracia para abrir ou fechar empresas, licenciar negócios, entre outras que refletem na redução dos custos operacionais. Por isso, a cartilha traduz com uma linguagem simples os principais tópicos da legislação de forma a conscientizar os empreendedores sobre os seus benefícios.

O material explica quem são os principais beneficiários da lei, como ocorre a desburocratização, trata da licença unificada, esclarece sobre o direito a fiscalização orientadora e não punitiva, as regras para adoção de estacionamento e quantidade de vagas obrigatórias com o chamado Relatório de Impacto de Trânsito Urbano (Ritur). Além disso, explica ainda a obrigação do município de priorizar os pequenos negócios nas aquisições públicas feitas pela prefeitura e órgãos municipais, benefícios no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o estímulo ao jovem empreendedor.

A cartilha foi apresentada na última quinta-feira (23), durante encontro entre diretoria do Sebrae e CLD juntamente com representante da prefeitura. “Essa cartilha vai ajudar o empreendedor a entender melhor os principais dispositivos previstos na legislação e que pode beneficiar a sua atividade, seja na abertura ou mesmo funcionamento do negócio”, diz o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto.

Também participaram da reunião o presidente CDL Natal, José Lucena, que destacou a importância da iniciativa para conscientizar os empreendedores acerca dos diretos garantidos pela legislação. “Essa cartilha vai ajudar a quebrar várias barreiras e encurtar o caminho trilhado por quem quer empreender”. A vice-presidente da CLD Natal, Maria Luísa Fontes, também participou da reunião.

O secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Fernandes, esteve presente e comentou sobre a publicação. “Acho importante essa cartilha porque lei é algo muito árido e muitas vezes o empreender acha que o contador é que deve ter esse conhecimento. A cartilha facilita a compreensão, com as ilustrações, e torna a leitura mais agradável e interativa, esclarece o que ele poderá cobrar com mais veemência da prefeitura”, destacou o secretário.

 

24

Jan

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) subiu para 65,3 pontos em janeiro. Com a alta de 1 ponto em relação a dezembro de 2019, o indicador está 10,5 pontos acima da média histórica e é o maior desde junho de 2010. Os dados são da pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Os indicadores variam de 0 a 100 pontos. Quando estão acima de 50, mostram que os empresários estão confiantes. Quanto maior o índice, maior e mais disseminada é a confiança. O Icei é maior nas grandes empresas, segmento em que subiu para 66,4 pontos neste mês. Nas médias, o Icei é de 64,9 pontos e, nas pequenas, de 63,4 pontos. “A confiança elevada se baseia não somente nas expectativas para os próximos seis meses, como também no sentimento de melhora da situação econômica corrente”, diz a pesquisa.

De acordo com a CNI, o índice que mede a percepção dos empresários sobre as condições atuais dos negócios e da economia aumentou 0,9 ponto em relação a dezembro e ficou em 59 pontos em janeiro, o maior nível desde junho de 2010. O índice de expectativas subiu 1 ponto em relação ao mês passado e está em 68,4 pontos. Na avaliação da CNI, isso mostra que os empresários estão otimistas em relação ao desempenho das empresas e da economia nos próximos seis meses.

“Os empresários estão mais otimistas porque percebem melhoras no ambiente de negócios. Os juros e a inflação estão menores e há um aumento da demanda e da produção. Desde o fim do ano passado, há uma melhora da atividade”, afirmou, em nota, o economista da CNI Marcelo Azevedo. “Além disso, os empresários acreditam que esse ambiente vai melhorar nos próximos seis meses. Por isso, a confiança começa o ano em alta”, completou Azevedo. Segundo o economista, a confiança elevada é condição necessária para aumentar a produção, os investimentos e o emprego.

De acordo com a pesquisa, a confiança é maior entre os empresários do Sul. Na região, o Icei de janeiro ficou em 67,2 pontos. Em seguida, vem a região Norte, onde o indicador alcançou 65 pontos. No Nordeste, o Icei foi de 64,5 pontos, e no Sudeste e Centro-Oeste, de 64,6 pontos.

O levantamento também mostra que o otimismo é maior entre os empresários da indústria de transformação. Nesse segmento, o Icei alcançou 65,7 pontos em janeiro. Na indústria extrativa, foi de 63,7 pontos e, na construção, de 64 pontos. Esta edição do Icei foi feita entre os dias 6 e 17 deste mês com 2.458 empresas de todo o país. Dessas, 921 são pequenas, 917 são médias e 620 são de grande porte.

Com informações da Agência Brasil

24

Jan

O professor Carlos Alberto Oliveira, pesquisador do LAIS, foi convidado a ocupar a posição de Assessor Técnico Temporário da Organização Mundial de Saúde para a discussão da “WHO Learning Strategy” durante os próximos seis meses. Durante este período, esses profissionais especialmente convidados, participarão de reuniões virtuais e presenciais na sede da OMS para discutir e propor estratégias de aprendizagem com a mediação tecnológica para a Academia de Formação em Saúde.

O grupo convidado é formado por especialista da própria OMS, de de instituições parceiras e países pelas regiões. O grupo é composto do Camarões, EUA, Reino Unido, Suiça, Singapura, Filipinas, Canadá, Panamá, França, Alemanha, Congo, Vietnam, Brasil, Argentina, Suécia, África do Sul, Tanzania e China.

Professor Carlos Alberto, único brasileiro a integrar o grupo de assessores convidados, além de pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúda, da UFRN, é professor da UERJ e  membro do comitê executivo do International Council for Open and Distance Education (ICDE) e da Associação Brasileira de Educação a Distancia (ABED).

23

Jan

Assim como cada ser humano é único, tem suas características e comportamentos individuais, os pacientes inseridos no Transtorno do Espectro Autista também. Diante disso, os especialistas da área não estudam mais o “autismo”, mas os “autismos”, garantindo melhores tratamentos e resultados aos pacientes. O tema “Autismos: leve, moderado e grave”, será o foco do 2º Vivenciar, evento que acontecerá em Natal (RN), entre os dias 13 e 15 de fevereiro, na Escola de Governo, e reunirá os principais nomes que atuam na área no Brasil e Estados Unidos.
 
Aberto ao público em geral, como familiares de portadores do espectro autista, profissionais da área médica, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, estudantes e pessoas interessadas no tema, o Vivenciar abordará de maneira única as diversas interfaces e as evidências científicas na condução dos tratamentos em pessoas portadoras do TEA, além da condução da integração família/sociedade. Para isso, agregará palestras, painéis e bate papo, proporcionando a plateia interação total com os participantes. Assim, além de se atualizar com o que há de mais novo nos tratamentos, os participantes poderão tirar dúvidas e conversar com os profissionais.
 
Dentre os profissionais participantes estão, Dr. Guilherme Polanczyk, psiquiatra da infância e juventude, pós doutor e professor livre docente da USPO; o neuropediatra Erasmo Casella, professor livre docente da USP e Coordenador do ambulatório de Distúrbios do Aprendizado do Instituto da Criança do HCFMUSP; a psicóloga Meca Andrade, mestre em análise do comportamento aplicada, doutoranda em Análise do Comportamento pela pela New England University,m Springfield Massachusetts (EUA) e diretora do Grupo Método Intervenção Comportamental de São Paulo.
 
Os assuntos a serem tratados pelos especialistas serão diversificados, como “Diagnóstico e tratamento com evidências”, “Implicações práticas das classificações diagnósticas em autismo”, "Formas naturalísticas e estruturadas de intervenção precoce”, “Currículo de sexualidade para pessoas com TEA”, “Inserção de pessoas com TEA no mercado de trabalho” e “Impacto na vida escolar”. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do site: http://verboeventos.com.br/vivenciar/. Informações pelos fones 3201 7429, 99634 3774 e pelo email: vivenciar@verboeventos.com.

23

Jan

Depois do sucesso registrado por dois finais de semana consecutivos no veraneio da praia de Pirangi, o projeto “Band Verão”, implementado pela TV Bandeirantes Natal, chega nesta sexta-feira, 24, ao litoral de Galinhos, paradisíaca praia localizada no litoral Norte do estado, onde está montada uma estrutura para a realização de competições esportivas e shows musicais.

“A opção por Galinhos deve-se não só a parceria com a prefeitura local, mas principalmente pela potencialidade turística do município, que é muito bonito e ainda pouco explorado”, explica o executivo Carlo Bastos, diretor geral da BAND Natal.

O “Band Verão” em Galinhos começa na sexta-feira com uma “oficina” de Beach Tênis, na qual instrutores vão iniciar no esporte alunos da rede municipal de ensino, além de representantes da população local que tenham interesse em aprender a modalidade esportiva.

Já no sábado, o dia inicia com um torneio de Beach Soccer, que terá premiação em dinheiro e a participação de dez equipes, compostas por atletas da região. “Vai ter equipe de Galinhos, Guamaré, Pendências, Galos, entre outras. O nosso objetivo é valorizar os atletas regionais”, destaca Bastos. No final da tarde do sábado, prosseguindo até às 22 horas, a festa fica por conta de shows musicais, a cargo da banda Doce Pecado.

Carlos Bastos anunciou ainda que tão logo encerre o “Band Verão”, o marketing da emissora estará lançando o “Band Folia”, já ‘esquentando os tamborins’ para o carnaval. “Vamos ter uma participação marcante no carnaval de Natal, com a participação inclusive de atrações nacionais”, revela.

23

Jan

Nesta sexta-feira (24) será aberta no Centro de Convenções de Natal a 25ª edição da Feira Internacional de Artesanato – FIART. Este ano, o diferencial da tradicional mostra de artesanato está na programação cultural, onde das 16h às 22h o visitante vai poder consumir artesanato local e internacional, além de cultura e gastronomia nos espaços reservados para apresentações e entretenimento. Vale a pena conferir a 25ª FIART!  

Com o tema “Inspiração e Arte, Negócios e Tradição”, o evento segue até o dia 02 de fevereiro, com uma programação extensa com muitas novidades, além dos artesãos potiguares, expositores de outros estados e países. Este ano, a FIART será composta por mais de 380 estandes, com expectativa de público de mais de 50 mil visitantes durante os dez dias de evento. A expectativa é que as vendas superem os R$ 7 milhões de 2019. A Feira está entre as quatro maiores do segmento no País. Além de servir como um espaço para o entretenimento e compras para turistas e visitantes locais, a FIART gera emprego e renda, movimentando a economia em plena temporada de verão. O ingresso custa R$ 16,00 (Inteira) e R$ 8,00 (Meia).

O artesanato local terá espaço dividido com a arte de países como: Colômbia, Dubai, Paquistão, Quênia, Senegal, Egito, Coera, Indonésia, Japão, Tailândia e Peru.

A FIART tem como patrocinadores e parceiros o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Sebrae/RN e Prefeitura de Natal. Toda a programação cultural será realizada com o incentivo da Lei Municipal Djalma Maranhão, com patrocínio da Unimed Natal e Luck Receptivo. Organização Espacial Eventos.

A programação cultural será diversificada e conta com mostra folclórica, seminário, cortejos, oficinas, shows, além de outras novidades. A gastronomia também terá um espaço diferenciado, com muitas degustações e até uma cervejaria. Destaque para os queijos produzidos artesanalmente e vindos do Seridó Potiguar, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Saiba mais através do site: feirafiart.com.br

23

Jan

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, em conjunto com a OAB Nacional, realizará na próxima quinta-feira (06) uma Audiência Pública para debater os "Novos Limites da Publicidade na Advocacia". O encontro iniciará às 10h, na sede da Seccional Potiguar, e contará com a participação do secretário-geral adjunto e corregedor da OAB Nacional, Ary Raghiant Neto.

Atualmente, o Código de Ética e Disciplina determina que a publicidade profissional tem caráter meramente informativo, bem como deve primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão.

Segundo o presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros, a audiência servirá para promover uma reflexão. “Precisamos que essas regras sejam claras e que estimulem a igualdade de oportunidades na publicidade, sem ferir a ética, ainda mais diante do momento atual que apresenta mudanças nas formas de comunicação em todo o mundo, manter um Código à altura dos anseios profissionais é fundamental para advocacia”, afirmou.

O resultado da audiência será enviado à OAB Nacional para compor o trabalho que está sendo feito em todo o país pela Corregedoria Nacional na atualização do Provimento 94/2000 e do Código de Ética e Disciplina.

O representante da OAB Nacional afirma que é necessário ampliar o debate sobre a questão. “Queremos ouvir a classe neste momento e, em seguida, avaliaremos todas as hipóteses de alteração da legislação. Estamos recolhendo sugestões ouvindo as seccionais e grupos que tenham interesse neste tema e desejem colaborar”, explicou Ary Raghiant.

Pesquisa nacional “A OAB quer Ouvir Você”

O resultado da audiência será enviado a OAB Nacional, para compor o trabalho que está sendo feito em todo o país pela Corregedoria Nacional para a atualização do Provimento 94/2000 e o Código de Ética e Disciplina.

O questionário com perguntas objetivas e campo aberto para sugestões, contam com questões sobre a flexibilização das regras de publicidade, utilização das redes sociais, sites e plataformas digitais como aplicativos de localização, busca e troca de mensagens, para a divulgação dos serviços advocatícios. A pesquisa ficará disponível e para contribuir basta acessar o link clicando AQUI.