Comunicação, estratégia e mercado

O Blog da Juliska é um espaço para falar sobre os temas acima e ainda trazer dicas, abordar as tendências, acompanhar novidades do mundo corporativo, das mídias sociais e do mercado publicitário. Interaja comentando nos posts ou pelo e-mail juliska.azevedo@gmail.com. Conto com sua companhia!

12

Fev

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) renovou seu convênio com a empresa de tecnologia Advise Brasil. A parceria oferece serviço gratuito de publicações jurídicas aos inscritos com anuidade em situação regular.

"A advocacia necessita estar em permanente compasso com os avanços e soluções tecnológicas que nos permitem otimizar o nosso tempo e os nossos recursos. O convênio com a Advise possibilita ao advogado, especialmente aquele que ainda dispõe de uma estrutura de escritório mais compacta, o acompanhamento das publicações e a pesquisa de jurisprudência sem qualquer custo adicional, o que se torna um benefício relevante a todos os advogados e advogadas adimplentes com a sua anuidade.", explica o secretário-geral da OAB/RN, João Victor Hollanda.

Como se cadastrar?

Os inscritos da OAB/RN já estão previamente cadastrados no sistema pela Seccional, bastando apenas ativar o cadastro, digitando o número da sua inscrição na OAB, seguido da respectiva sigla da Unidade da Federação, bem como a data de nascimento e os endereços eletrônicos de e-mail aos quais serão enviadas as notificações sobre a existência ou não de novas publicações. Após a ativação realizada no site, a disponibilização das publicações se dará automaticamente dentro do prazo de um dia útil.

Como funciona?

O sistema da Advise realiza pesquisa, seleção e o encaminhamento por meio eletrônico das publicações oficiais nominativas aos advogados. Os Diários Oficiais pesquisados são: Diário de Justiça do Estado, Diário de Justiça da União e Diário Eletrônico do Tribunal Regional Federal (processos originários do Estado).

O serviço tem caráter meramente informativo, não dispensando o diligente acompanhamento do processo pelos profissionais. A central de suporte para tirar as dúvidas poderá ser acionada através do endereço eletrônico atendimento@advisebrasil.com.br ou pelo telefone 0300-21-01-622.

11

Fev

O jornalista Ricardo Boechat, de 66 anos, morreu na queda de um helicóptero no início da tarde de hoje (11) em um dos acessos da Rodovia Anhanguera, que liga a capital paulista, ao interior. Segundo o Corpo de Bombeiros, o piloto da aeronave também morreu carbonizado.

Boechat era apresentador do Jornal da Band e da rádio BandNews FM e tinha uma coluna semanal na revista ISTOÉ. O motorista de um caminhão atingido no acidente foi resgatado pelo serviço da concessionária que administra a via. O fogo no local já foi extinto.

Foto: Reprodução/Band TV

11

Fev

Entre os dias 21 e 22 de fevereiro, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) promove, no Campus Natal-Central (Cnat) do IFRN, o curso de Design Thinking através do "Design Bootcamp". "O serviço consiste em uma experiência imersiva de 16 horas com o objetivo de aprender a teoria, o processo, as ferramentas e as técnicas na prática com o desenvolvimento de um projeto do zero ao protótipo", afirmou Renan Lima, secretário-executivo da Pró-Reitoria. As vagas são limitadas e os participantes receberão um certificado digital ao fim do curso.  

 Inscrições

As inscrições seguem até o dia 12 de fevereiro e podem ser realizadas, exclusivamente, através do site do Eventbrite. Ao todo são 25 vagas, sendo 5 restritas à Propri e as demais 20 vagas reservadas para os envolvidos na gestão de incubadoras; servidores vinculados às Coordenações de Pesquisa e Inovação dos Campi e aos demais servidores do IFRN (nessa orem de preferência). As vagas obedecerão a ordem de relevância e de inscrição. Caso não sejam preenchidas, haverá abertura de inscrição para demais interessados. Para se inscrever é necessário que os participantes tenham realizado o curso de Introdução ao Design Thinking. O curso é online e gratuito e pode ser feito por meio do site Trampolim Academy.

Para se inscrever, clique AQUI

Dúvidas e demais informações:

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação — 4005-0791

11

Fev

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) integra a campanha nacional “E se as universidades públicas não existissem?”, com o lançamento de um vídeo produzido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes).

A iniciativa visa informar a população sobre a missão e importância das universidades brasileiras, no contexto local e nacional, em defesa das instituições de ensino públicas, gratuitas e de qualidade. Dessa forma, a produção audiovisual leva à reflexão do que seria a nossa cidade e o nosso estado sem a universidade pública, mostrando exemplos práticos de ações que beneficiam os municípios do Brasil, nos aspectos socioeconômico e cultural.

De acordo com o assessor de comunicação da Reitoria da UFRN, Wilson Galvão de Freitas Teixeira, o vídeo faz parte de um conjunto de ações que darão sequência à campanha em defesa da universidade pública e gratuita. “É importante reafirmar a relevância das universidades para as sociedades nas quais elas estão inseridas, em diferentes plataformas comunicativas, não só na textual como também na audiovisual, por exemplo”.

Assista ao vídeo no canal oficial do youtube da UFRN clicando aqui.

11

Fev

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Secretaria de Educação a Distância (Sedis), e em parceria com a Universidade Aberta de Portugal, lança o curso online Ambiente e Sustentabilidade: Olhares Diferentes, Questões Globais.

O curso é destinado a estudantes do ensino superior, em especial do Brasil, de Portugal e de países de língua portuguesa, que estejam envolvidos em áreas científicas diretamente relacionadas com ambiente e sustentabilidade, bem como a todos os interessados na construção de um conhecimento reflexivo e atuação mais informada sobre as problemáticas ambientais.

Durante as aulas, serão abordados temas como Energia e Meio AmbienteDesmatamento e DesertificaçãoCaminhos para a Sustentabilidade Ambiental, entre outros. O curso é gratuito e tem duração de seis semanas, com carga horária de 30 horas. As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas por meio deste link.

11

Fev

Com um mercado em ascensão no Alto Oeste potiguar e recebendo influências de parte do Ceará, a Moda é um dos segmentos promissores na região. Dentro dessa evolução, a necessidade de profissionais capacitados para atuar na área é cada vez maior. Porém, essa lacuna vem sendo preenchida rapidamente há dois anos e deve se consolidar cada vez com a formação da primeira turma de Design de Moda da UnP no Campus Mossoró.

O curso é pioneiro no Estado e a única Graduação oferecida na área por uma Instituição de Ensino Superior privada, começou a revolucionar o empreendedorismo na Capital do Oeste. “A chegada do Curso de Design de Moda foi um marco importante para a região justamente porque não havia exatamente um perfil de profissionais com esse nível de qualificação”, explica a Profa. Gigi Nascimento.

Por isso, ela lembra que a primeira turma foi formada, principalmente, por profissionais que já atuavam na área, mas que queriam agregar conhecimento ao seu trabalho. “Tínhamos uma turma extremamente atuante e capacitada, com um histórico na área de confecções ou mesmo com empresários da área”. Gigi avalia que o curso ajudou ao aluno aplicar os conhecimentos da sala de aula em suas empresas.

Marcas desenvolvidas pelos próprios alunos, que estavam iniciando na região quando o curso foi aberto, e que hoje já têm uma evolução. O aprendizado acadêmico ajudou os empresários-estudantes a terem uma visão diferenciada, inclusive trazendo ideias do mercado cearense que é forte em produtos locais. A docente cita como exemplo a marca M.Morena confeccionada em Mossoró e que hoje já conta com uma segunda loja no shopping Partage Mossoró.

APERFEIÇOAMENTO
Dentre os 27 concluintes que colaram grau no dia 31 de janeiro, Georgiano Azevedo respira a moda desde que era criança: a mãe foi lojista do ramo por 38 anos e ele sempre se interessou pela área. Com um currículo gigantesco que passa pelos trabalhos com a Tráfego Models, produção, desfile, styling e editorias de moda, ele diz que procurou o curso com o intuito de se aperfeiçoar.

“As pessoas me diziam: ‘mas você já é da moda, para que estudar?’. Mas foi uma experiência incrível para mim. Aprendi muito e passei minha experiência para muitas pessoas, dei a muitos a oportunidade de participar dos backstages de desfiles, trazendo essa prática para mais perto”, conta.

Ele acredita que, embora tenha muitos segmentos, o mercado de Moda na região Oeste deve continuar crescendo com o empreendedorismo local. “Hoje uma das melhores opções é trabalha com seu próprio negócio. Eu mesmo tenho vontade de terminar a coleção que montamos para o Trabalho de Conclusão de Curso e começar a vender através de pedidos”, revela.

Foto: Divulgação 

11

Fev

Qual é o efeito das redes sociais na saúde mental das pessoas? Esta é uma pergunta que a agência de publicidade M&C Saatchi resolveu responder à partir de uma ideia muito simples: permitir que jovens alterassem suas próprias selfies do jeito que bem entendessem.

Esta é a premissa de “Visual Diet”, um projeto concebido pela chefe de conteúdo visual da empresa Mimi Gray em parceria com Marine Tanguy da MTArt Agencye o fotógrafo Rankin. Foram selecionados 15 jovens entre as idades de 15 e 17 anos para a produção, que fez com que Rankin fizesse o retrato dos garotos e garotas e depois permitia que esses retocassem as fotos até que elas ficassem – pelo menos em seus respectivos julgamentos – “apropriadas paras as redes sociais”.

E o resultado, como bem se imagina, é aterrorizante. Cada uma das 15 crianças – sejam eles os meninos ou as meninas – basicamente pinta um visual completamente distinto do seu, desde atos como afinar o maxilar até aumentar os olhos e a boca. Confira abaixo o vídeo com todas as fotos pré e pós-edição.

De acordo com o CCO da M&C Saatchi, Justin Tindall, o que levou a agência a criar o “Visual Diets” foi a falta de disciplina da disciplina de tomar cuidado com o que vemos e tomamos como ideal visual no dia-a-dia: “O que nós comemos afeta nosso corpo, então nós temos consciência do que a gente se alimenta. O que a gente afeta nossos cérebros, mas nós raramente temos cuidado com o que vemos. Está na hora de balancear nossas dietas visuais” afirma.

Com uma conta no Instagram, o “Visual Diet” ainda inclui o site http://www.visualdiet.co.uk/, onde as pessoas podem votar quais imagens tem um impacto positivo ou negativo nelas. Um pôster digital, cuja função é de por meio de inteligência artificial ler a reação de pedestres a diferentes imagens, também foi desenvolvido pela agência.

Fonte: Portal B9, disponível em: https://www.b9.com.br/103546/para-provar-efeito-negativo-das-redes-sociais-projeto-pede-a-jovens-que-ajustem-suas-selfies-da-forma-que-quiserem/

8

Fev

A agência Art&C está no Ads of the World, um dos maiores portais da propaganda mundial. Os anúncios criados para a Clínica Pedro Cavalcanti estão expostos em meio a grandes anunciantes mundiais, como Oreo, Pepsi e Mercedes-Benz. A campanha busca conscientizar a população quanto a importância de procurar um médico especialista, no combate à automedicação, e é composta também por outras peças, como um filme de 15s que está concorrendo ao prêmio de Melhor Comercial do Ano pelo SBT.

“A campanha foi uma sugestão nossa ao cliente Clínica Pedro Cavalcanti, que atendemos desde 2008, para atacar um problema que é uma realidade no universo da saúde hoje – o Dr. Google, ou seja, o hábito das pessoas se autodiagnosticarem e se automedicarem com pesquisas na internet”, explicou o sócio-diretor da Art&C, João Daniel Vale. “Abordamos o assunto de maneira inusitada, mas não deixa de ser um alerta: ‘não pesquise, consulte um especialista”, ressaltou.

Confira abaixo o vídeo da campanha, já exibido em televisão e disponível na internet:

8

Fev

Se você é bem informado e principalmente atento às novidades do mercado tecnológico e financeiro, certamente já ouviu falar de criptomoedas. Elas nada mais são que moedas digitais ou virtuais que têm sua negociação feita pela internet, sem burocracias ou necessidade de intermediários. Duas das mais conhecidas criptomoedas são a Ethereum e, claro, o Bitcoin, que já completou dez anos de existência.

Do mesmo modo que uma moeda física conta com dispositivos de segurança como marca d’água e número de série, a criptomoeda possui essa nomenclatura porque utiliza a criptografia, ou seja, opera com inúmeros códigos que garantem transações muito mais seguras. Esses códigos são armazenados de forma descentralizada no chamado blockchain.

Essa tecnologia é uma espécie de livro de registros, um banco de dados online, descentralizado e público que foi desenvolvido para distribuir informação de modo transparente e confiável, sem que um agente externo e centralizador valide o processo. O blockchain já é uma realidade, inclusive, em operações de instituições bancárias tradicionais no Brasil.

Foi nesse nicho de mercado que surgiu a Dibs.digital, uma startup do universo das fintechs - empresas do setor de tecnologia que trabalham com inovação financeira. Com uma proposta bem estruturada, pioneira e conhecimento de sobra no mercado financeiro e em novas tecnologias, a empresa potiguar ingressou no mundo das criptomoedas e criou a sua própria cripto, a Dibscoin.

A Dibscoin surge com um diferencial, já que utiliza como modelo a classe chamada stablecoin, que oferece um nível razoável de estabilidade para o investidor dentro de um mercado afetado pelas altas taxas de volatilidade. Isso é possível porque a Dibscoin é uma moeda duo token, que cria reservas para a garantia do seu valor transacional, evitando variações bruscas. Essa estabilidade traz mais segurança para os usuários”, explica o CEO da Dibs.digital, especialista em análise técnica para automação de operações financeiras e um dos fundadores da Top 5 Traders, Rafael Mendonça.

 A Dibscoin já está disponível para compra em qualquer navegador de internet acessando o site https://dibscoin.com ou pelo aplicativo Dispag, que pode ser facilmente instalada em smartphones android e no endereço https://dibspag.com A Dibspag é uma ferramenta na qual será possível realizar diversas transações financeiras com multimoedas, num processo semelhante a fazer uma compra pela internet

A Dibs.digital é uma holding que aproxima as pessoas dos negócios financeiros através de soluções tecnológicas seguras e transparentes. É formada por um time multidisciplinar de profissionais como juristas, estrategistas de marketing, engenheiros de software e infraestrutura, designers, gerentes de projeto, especialistas em Inteligência Artificial, economistas, profissionais de comunicação, entre outros.

8

Fev

Depois de mais de 15 anos frequentando a National Retail Federation (NRF), maior feira de varejo do mundo, a Ancar Ivanhoe, uma das maiores plataformas de shopping centers do país, repete a dose e realiza a segunda edição do Pós-NRF em cinco cidades do Brasil, com o objetivo de apresentar as tendências e o rumo do segmento aplicados na prática. O evento acontece na sala 1 da Cinépolis do Natal Shopping na próxima quarta-feira (13), a partir das 8h, com um welcome coffee para os lojistas convidados. O evento conta com a parceria do Clube de Diretores Lojistas (CDL).

Com início no Rio de Janeiro, o ciclo de palestras também passa por Fortaleza, Cuiabá e Porto Velho e conta com as presenças de Gustavo Schifino, presidente do Conselho de Ética da ABF e Tiago Mello, diretor de Operações da M.Officer, além de Mariana Carvalho, sócia da Ancar Ivanhoe e o time de superintendentes dos shoppings da rede. Dentre os conceitos debatidos estarão a experiência do consumidor, os valores e propósito da marca, além do meio pelo qual se pratica o varejo, integrando o físico com o digital.

O evento, tradicionalmente realizado por empresas de consultoria, busca consolidar os conceitos aprendidos durante a feira e, alinhado com o plano estratégico da companhia, dividir com os lojistas convidados qual o perfil e o que motiva a compra desse novo consumidor, mais exigente e consciente.

“Como uma grande plataforma, temos usado cada vez mais nossa rede para aprimorar todos aqueles que, juntos com a gente, fazem o nosso negócio acontecer. Por isso, pela segunda vez, estamos promovendo um road show pelo país para que nossos lojistas possam aprender e encontrar soluções práticas para um futuro em que o universo digital e físico se integre”, analisa Evandro Ferrer, CEO da Ancar Ivanhoe.

Nos últimos anos, a NRF tem pautado o planejamento estratégico da empresa e promovido a implementação de diversos projetos de inovação na companhia. Dentre eles está um investimento de cerca de R$ 4 milhões no aprimoramento de sistemas e criação de uma frente de inovação focada em estudar soluções omnichanels para o negócio. Outro grande projeto foi o desenvolvimento da área de CRM na empresa que busca, a partir do comportamento digital do cliente, criar campanhas hipersegmentadas para influenciá-lo no mundo offline.

A partir da NRF ainda surgiram projetos como comitês de cliente voltados para a geração Millennials, a universidade corporativa desenvolvida para os lojistas, assim como a implementação de uma agência digital interna para desenvolver Marketing de Conteúdo especificamente focado no resultado do negócio. O projeto mais recente é a integração entre o físico e o digital com o apoio de ferramentas de delivery como o Delivery Center.

“Trouxemos os melhores insights debatidos na maior feira de varejo do mundo de maneira totalmente gratuita para nosso principal parceiro: o lojista. O varejo está mudando rápido e precisamos repensar a maneira com a qual estamos falando com os nossos consumidores ou ficaremos para trás”, conclui Ferrer.