Comunicação, educação, mercado e turismo!

Um blog diferente, com a marca da credibilidade, que traz tendências, novidades do mundo corporativo, do universo da tecnologia e mídias sociais, do setor de educação e do mercado publicitário. E como ninguém é de ferro, tem ainda lazer, cultura e turismo! Fale com a gente pelo e-mail blogdajuliska.news@gmail.com. Nos siga no Instagram e Facebook: @blogdajuliska.

23

Mai

Iniciativas e políticas de mobilidade urbana, cidadania, acessibilidade e convívio no trânsito - receberão mais atenção do Poder Público. Projeto de Lei n° 27/2018 que propõe a criação de um programa de orientação e conscientização para evitar o uso de aparelhos celulares e similares por pedestres durante travessia de ruas e avenidas, foi aprovado na Câmara Municipal de Natal, em primeira discussão, na sessão ordinária desta quarta-feira (22). 

Apresentado pelo vereador Chagas Catarino (PDT), a matéria cria o Programa de Apoio e Conscientização para promover um comportamento seguro no trânsito, no sentido de evitar acidentes causados por distrações enquanto se usa celular ou outro dispositivo eletrônico ao circular pelas vias da cidade. Para tanto, o texto prevê parcerias com diversos setores da sociedade, como secretarias, autarquias, escolas e organizações não governamentais. 

"Hoje em dia as pessoas estão muito ligadas no celular e não prestam atenção. Faltam campanhas educativas e de sensibilização para alertar os pedestres acerca dos perigos que isso acarreta. O alto índice de acidentes assusta e exige de todos nós esforços para impedir tragédias. Neste cenário, educação é essencial para um comportamento seguro no trânsito, além de ampliar a harmonia e a qualidade de vida dos cidadãos", defendeu Chagas Catarino.

Os parlamentares também acataram um Projeto de Lei Complementar n° 017/2017 encaminhado pelo vereador Sueldo Medeiros (PHS) sobre o Código do Meio Ambiente da capital potiguar. A proposição altera o Código a fim de adequá-lo às novas necessidades do Município, tendo como órgão gestor das suas receitas a Semurb (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo), a quem compete fornecer os recursos humanos e materiais necessários ao seu funcionamento.

"Faz-se necessário salientar que a Natal está prestes a receber um novo Plano Diretor, que demanda a elaboração e desenvolvimento de estudos técnico-científicos sobre a configuração atual da cidade nos aspectos urbanísticos e ambientais; assim como a formação continuada dos servidores envolvidos com a fiscalização e emissão das licenças ambientais, com o objetivo de efetivas o controle, preservação e conservação do meio ambiente", pontuou Sueldo.

Por fim, recebeu parecer favorável uma proposta do vereador Ney Lopes Júnior (PSD) que estabelece a obrigatoriedade da existência de incineradores de lixo nos hospitais, creches, sanatórios, maternidades, ambulatórios, entre outros. Essas instituições ficam igualmente obrigadas a efetuarem a limpeza das caixas d'água a cada seis meses.

23

Mai

Um parque de diversões que reproduz cenários inspirados no parque de dinossauros mais famoso de todos os tempos será montado na área de lazer do Natal Shopping. O evento licenciado Jurassic World tem inspiração em um dos filmes mais vistos em todo o mundo e que desperta o interesse pelo universo dos dinossauros, o “Jurassic World: Reino Ameaçado”.

A atração permanece a partir de hoje (23) até 30 de junho, período em que a criançada terá oportunidade de curtir todas as aventuras na floresta do filme Jurassic Park. Podem participar crianças a partir de dois até 12 anos. Os pequenos até quatro anos precisam estar acompanhados de um responsável e os maiores a partir dos cinco, podem brincar desacompanhadas.

O espaço conta com um cenário especial, onde os ambientes da ‘Universal Studios Hollywood’ prometem entreter e proporcionar muita diversão e adrenalina para a meninada. São vários espaços realistas, que oferecem diversos brinquedos planejados tanto para os pequeninos, quanto para os maiores.

Quem for ao local pode se aventurar no vulcão para escaladas, escorregador em formato de dinossauro, piscina de lavas, escalada em pontes de corda. Também há um espaço dedicado para registrar a visita com sessão de fotos em ovo de dinossauro, entre outros ambientes.

A atração funciona de segunda a domingo, das 12h às 22h, e aos domingos, das 15h às 21h. O ingresso tem o valor de R$25,00 para cada 20 minutos de brincadeira.

23

Mai

Os interessados em conhecer mais sobre temas relacionados à informática têm mais um encontro dentro da programação do Maio Tecnológico, promovido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TJRN (Setic). Hoje (23) acontece o debate "Integração dos sistemas do PJe e os estudos em inteligência artificial dentro dos órgãos do RN". É o terceiro de quatro momentos realizados pela Setic durante este mês.

O Maio Tecnológico é um mês dedicado à promoção das práticas realizadas pela Secretaria, discutindo diversos temas ligados à TI, entre eles a segurança da informação, programas que ameaçam os computadores (pishing, malware, etc), Inteligência Artificial e sua aplicabilidade no Poder Judiciário, PJe, entre outros.

O debate é conduzido por gestores de diversas instituições relacionadas à Justiça no RN, como TJRN, OAB, TRT, Procuradoria Geral do Município de Natal e Procuradoria Geral do Estado. O público alvo do evento são todos os servidores e magistrados interessados pelo tema.

23

Mai

Estudo da organização não governamental (ONG) Avaaz identificou mais de 500 contas do Facebook usadas para disseminar notícias falsas. A rede de contas publicava discursos de ódio e pretendia “espalhar mensagens de supremacia branca”, segundo a edição online do jornal britânico The Guardian.

Apesar dos esforços constantes do Facebook, a rede social tem sido invadida por publicações de desinformação e redes de contas falsas que pretendem tornar virais as chamadas fake news. Nos últimos três meses, a ONG descobriu páginas suspeitas na rede social na França, Alemanha, Itália, no Reino Unido, na Polónia e Espanha.

A rede social eliminou contas que tinham cerca de 6 milhões de seguidores e em que proliferavam notícias falsas e discursos de ódio. A maioria foi descoberta por publicar e partilhar, por meio de perfis falsos, conteúdo desinformativo e de incitamento ao ódio. A Avaaz está investigando ainda, no entanto, centenas de outras contas, com mais de 26 milhões de seguidores, que podem ser expostos a conteúdos suspeitos.

Essas redes eram muito mais populares do que as páginas oficiais dos grupos populistas de extrema-direita e anti-União Europeia (UE) naqueles países, de acordo com o The Guardian.

“As páginas têm altos níveis de interação. Não importa quantos seguidores tem, se não houver interações”, disse Christoph Schott, diretor de campanha do grupo Avaaz. "Eles têm mais de 500 milhões de visualizações apenas nas páginas apagadas, o que é mais do que o número de eleitores na UE", acrescentou.

Armas de destruição em massa

A Avaaz encontrou, até agora, mais de 550 páginas e grupos, assim como 328 perfis que partilhavam notícias falsas. Embora o Facebook as tenha apagado, a maioria dessas páginas foi visualizada cerca de 533 milhões de vezes, em apenas três meses.

Fonte: Agência Brasil

23

Mai

O governo federal está digitalizando todos os serviços relacionados à Previdência Social. A expectativa é de que até o mês de julho, o cidadão possa ter acesso a cerca de 90 serviços da Previdência por canais digitais e eletrônicos, como por meio de aplicativos, de sites e do número de atendimento telefônico 135. O segurado só terá necessidade de ir à agência em caso de exigência específica, como na complementação de documentação ou para fazer perícia para auxílio-doença, com agendamento feito pela internet.

A informação é do secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, em entrevista ontem (20) ao programa Brasil em Pauta, da TV Brasil. Entre os serviços à disposição do segurado estão a solicitação de aposentadoria por tempo de contribuição, o recebimento de salário-maternidade, a obtenção de extrato de pagamento de benefício e a geração de guia da Previdência.

“Estamos em um projeto de transformação digital da Previdência. Todos os requerimentos, todos os serviços do INSS [Instituto Nacional do Seguro Social] estarão disponíveis nos canais digitais de forma simples, para que o cidadão tenha todas as informações na primeira tela, com ícones intuitivos”, disse Monteiro.

O cidadão poderá acessar os serviços pelo site do instituto ou pelo aplicativo Meu INSS. O secretário informou que o objetivo é facilitar o atendimento pelo número 135, automatizando os procedimentos.

O segurado só terá necessidade de ir às agências da Previdência em caso de exigência específica, como na complementação de documentação. Também há casos em que será necessário se deslocar, como para fazer perícia dentro do processo e obtenção do auxílio-doença. Contudo, o agendamento desse procedimento pode ser feito pela Internet.

Fonte: Agência Brasil

22

Mai

O Centro de Patologia Clínica obteve a Acreditação do PALC,  e é o primeiro laboratório do estado a conquistar essa certificação, o laboratório completa 44 anos de atividades em Natal. O PALC utiliza auditorias periódicas para verificar a conformidade com os itens da norma. Os auditores são profissionais de nível superior da área de análises clínicas, que tenham reconhecimento nacional para atuar como responsáveis técnicos em laboratórios clínicos. 

A certificação PALC é de extrema relevância para um laboratório clínico, pois referenda e atesta o controle de qualidade em todas as fases do processo, assegurando a qualidade do serviço prestado. A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica criou, em 1998, o PALC – Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos, reconhecido por instituições e entidades nacionais e estrangeiras. 

Os requisitos do PALC são fundamentados em normas específicas de qualidade que contemplam as atividades laboratoriais. Seu objetivo fundamental é garantir um sistema capaz de proporcionar a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados pelos laboratórios, através da educação continuada e do atendimento aos requisitos da norma, introduzindo o conceito de controle de qualidade em laboratórios clínicos no Brasil.

22

Mai

O Portal No Ar, um dos principais veículos digitais de notícias do Rio Grande do Norte, e a Elemidia, empresa de Mídia Out Of Home (OOH) Digital presente nas maiores empresas do país, firmaram parceria de divulgação de notícias sobre Natal e todo o Estado.

Com a assinatura do contrato entre o jornalista Ricardo Rosado, sócio-diretor do Portal e o diretor executivo da Elemidia Natal, Pedro Costa, o No Ar passa a veicular notícias locais ao lado do que é divulgado por grandes produtores de conteúdo nacional e internacional parceiros da Elemidia, como Reuters, UOL, Folha, BBC, GNT, ESPN, entre outros.

A Elemidia é uma empresa de mídia digital que transmite notícias de veículos de comunicação e anúncios de grandes marcas internacionais, nacionais e regionais, por meio de telas instaladas em locais de grande circulação e elevadores de prédios e estabelecimentos comerciais. Em Natal, a rede de telas está instalada em edifícios comerciais, hospitais, clínicas, entre outros estabelecimentos. O impacto semanal de visualização das telas é de mais de 120 mil pessoas na capital do Estado.

“A parceria com o Portal No Ar vem enriquecer o conteúdo da Elemidia com notícias locais, que se somam ao que há de melhor e mais atualizado em tempo real pelos grandes veículos de comunicação”, explica Pedro Costa. “Estar presente na Elemidia é estar ao lado do melhor do jornalismo e das marcas anunciantes mais fortes do país”, afirma.

Para Ricardo Rosado, associar o Portal No Ar a uma empresa de grande credibilidade e abrangência como a Elemidia contribui para levar as notícias produzidas pela equipe jornalística a mais e mais pessoas, criando uma nova mídia para o conteúdo postado na internet.

A Elemidia está entre as principais empresas de mídia digital da América do Sul, dominando o mercado no Brasil e na Argentina, com 16 mil telas instaladas em 53 cidades, com alcance de mais de 22 milhões de pessoas por semana em todo o continente. Já o Portal No Ar acaba de celebrar 6 anos de existência consolidado como um dos principais veículos de comunicação do RN.

22

Mai

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN) participam do Dia da Indústria, que será comemorado nesta sexta-feira, dia 24, com evento simultâneo em todas as cidades com unidades do Sistema FIERN no Rio Grande do Norte. Durante todo o dia serão apresentados a empresários e público em geral diversos cursos e consultorias do portfólio das duas casas, que buscam qualificar recursos humanos para a indústria potiguar. Confira a lista dos cursos que serão apresentados:

Cursos do SENAI:
Fabricação de Massas para pizza
Costura Básica em Tecido Plano
NR11 – Operador de Empilhadeira
Assistente de Logística
NR-33 – Espaço Confinado
Eletricista Instalador Predial (EAD)
Assistente Administrativo
Direção defensiva
Primeiros socorros
NR-12
NR-35
NR-11
Técnico em segurança
Técnico em logística
Técnico em eletrotécnica

 

Consultorias do SENAI:
Consultoria em Boas Práticas de Fabricação (BPF)
Consultoria em Lean Manufacturing (manutenção enxuta)
Consultoria em Atendimento de Legislação. Normas e Regulamentos Técnicos (apenas diagnóstico)
Consultoria em Processo Produtivo: Temática aplicada de ferramentas da qualidade.

O IEL oferecerá duas pós-graduações e o programa de estágio:
Pós-graduação em Gestão Industrial
Pós-graduação em Liderança para Inovação

22

Mai

O trabalho do setor de inteligência da Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN) resultou na intercepção, na madrugada desta terça-feira (21), de uma carga de cosméticos e artigos de perfumaria, avaliada preliminarmente em mais de R$ 2,8 milhões, que estava sendo transportada com nota fiscal adulterada. As mercadorias foram adquiridas no estado de São Paulo e tinham como destino uma empresa do setor de distribuição em Macaíba. Os auditores fiscais  da SET  realizaram a  apreensão do veículo contendo as mercadorias no município de Canguaretama, já na divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba. Toda a ação foi coordenada em parceria da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil, através da Delegacia Especializada em Investigações de Crimes contra a Ordem Tributária (Deicot).

Os produtos haviam sido adquiridos de uma indústria fabricante paulista, chegando a lançar duas notas ficais, uma no valor de R$ 700 mil, referentes  a 23 mil frascos de cosméticos, entre óleos e cremes, e outra num total superior a R$ 2,1 milhões por compra de 30 mil frascos de perfumes. Mas, após a emissão, a nota foi cancelada, o que suspendeu o recolhimento do ICMS. No entanto, a mercadoria seguiu o destino mesmo irregularmente. Graças ao sistema de inteligência da secretaria, a carga vinha sendo monitorada desde o dia 11. Com a ajuda da polícia, os auditores abordaram o motorista e apreenderam a carreta com os artigos por volta das 3h desta terça-feira. 

As equipes da SET ainda estão fazendo o levantamento do material e contabilizando o valor total dos produtos apreendidos e o tamanho da sonegação. Os auditores querem conferir se a carga entrou integralmente no Rio Grande do Norte ou se parte distribuída antes de cruzar a fronteira do Estado. A empresa terá de pagar em ICMS 27% do total declarado nas notas fiscais e uma multa de 30% em função da atuação por irregularidades no documento fiscal, que resulta na sonegação de impostos.

Essa é a maior apreensão de mercadorias ilegais feita neste ano feita pelo Fisco Estadual juntamente com agentes da Deicot e PRF. A última havia sido no início de abril, quando foram apreendidas, devido ao mesmo trabalho de monitoramento, 100 toneladas de milho em grãos, equivalentes a R$ 81 mil, de uma única vez.

De acordo com o secretário estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, essas apreensões são resultado de um posicionamento adotado pela SET de apertar o cerco contra a sonegação, que geram uma competição desleal para com os contribuintes que cumprem as obrigações fiscais e que é penalizado quando o concorrente sonega e consegue vender produtos mais baratos ou ter maior lucratividade. “Vamos intensificar ainda mais esse trabalho, que já vem sendo feito com regularidade e bastante efetividade”. 

22

Mai

Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (21), os vereadores derrubaram o veto do executivo ao Projeto de Lei N° 161/2018, de autoria da vereadora Eleika Bezerra (PSL), que altera a nomenclatura do cargo de educador infantil para professor. Segundo a autora do Projeto, o objetivo é garantir direitos iguais aos profissionais da educação que atuam nessa faixa de idade na rede municipal de ensino da capital.

“O que nós apresentamos aqui foi uma lei para alterar e fazer justiça aos profissionais da educação infantil. Estranhamente, o município de Natal denomina aos profissionais professores que lidam com a educação infantil, de zero aos cinco anos, de educador infantil. Qual é a nossa posição e da procuradoria da Câmara? Não se justifica a nomenclatura de educador infantil e sim de Professor, que tem todo um respaldo puxando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Entendemos que essa foi uma forma que a administração municipal encontrou para tratar diferentemente o professor que atua nessa faixa de educação infantil, que é tão professor quanto aquele que está no ensino fundamental e médio”, Eleika Bezerra.
 
O líder do poder executivo, vereador Kleber Fernandes (PDT), argumentou os motivos para o veto do Prefeito. Ele também explicou o que deveria ter sido feito para corrigir de maneira técnica essa alteração.

“Houve um erro de técnica legislativa quando teve a apresentação de uma emenda à LDO, com vistas de extinguir a carreira de educador infantil, que está prevista numa lei complementar que estabelece o Plano de Cargos e Carreiras e Vencimentos da Educação (PCCV). Então, extinguir o cargo de educador a uma emenda à LDO, não é o caminho adequado, sob o ponto de vista legal, formal e constitucional. O que deveria ter sido feito é uma alteração na lei complementar do plano de cargos extinguindo essa função. Por essa razão a orientação da manutenção do veto, pois isso poderá causar transtornos jurídicos no futuro”, afirmou Kleber.