Comunicação, educação e tecnologia

Fale com a gente pelo e-mail blogdajuliska.news@gmail.com e nos siga no Instagram @blogdajuliska.

14

Nov

O Facebook anunciou nesta última quarta-feira (13) que removeu milhões de postagens, entre abril e setembro, por violar regras com práticas de incitação ao ódio, atividade sexual e outros conteúdos ofensivos. Pela primeira vez, a empresa também divulgou dados de conteúdos retirados do Instagram, aplicativo de fotos comprado pela companhia. 

Durante o segundo e o terceiro trimestre do ano, o Facebook removeu 58 milhões de postagens de pornografia e atividades sexuais, 5,7 milhões de posts relacionados a assédio e bullying e 11,4 milhões por discursos de ódio. Os números são apontados pelo relatório bianual de normas da comunidade. 

O vice-presidente de integridade do Facebook, Guy Rosen, afirmou que a empresa melhorou a maneira como detecta discursos de ódio, e isso tem refletido na filtragem para remoção desses conteúdos. "Estamos satisfeitos com esse progresso", disse o executivo. "Essas tecnologias não são perfeitas e sabemos que os erros ainda podem acontecer", admitiu. 

A melhora na identificação de conteúdo ofensivo também reflete na remoção de postagens relacionadas à nudez infantil e à exploração sexual. Entre julho e setembro, a empresa removeu 11,6 milhões de conteúdos desse gênero, contra quase 7 milhões no trimestre anterior. Já no Instagram, cerca de 753 mil posts sobre exploração sexual infantil foram retirados da plataforma. 

Fonte: Olhar Digital, disponível em: https://olhardigital.com.br/noticia/facebook-remove-mais-de-70-milhoes-de-posts-de-plataformas/92965

14

Nov

No dia 23 de novembro o Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN vai realizar o III Workshop sobre Inovação com Tecnologias Educacionais (WITE 2019). O evento tem como foco apresentar ferramentas e recursos educativos digitais que contribuam para o processo de aprendizado na sala de aula. O workshop acontece no IMD a partir das 12h30 e é direcionado para professores e estudantes de licenciatura da rede pública.

As inscrições estão abertas e para participar é necessário preencher o formulário online, disponível neste link, até o dia 18 de novembro. A taxa de participação é de 1kg de alimento não perecível, que deverá ser entregue no dia do evento. As vagas são limitadas.

Serão oferecidas quatro oficinas: Produção de recursos educacionais com scratchStorytelling: aprender fazendo história; Ferramentas colaborativas do Google para o ensino e aprendizado; e O desenvolvimento do pensamento computacional em uma perspectiva inclusiva. Outras informações podem ser consultadas pelo telefone (84) 99852-2502 ou pelo e-mail contato.wite@gmail.com.

14

Nov

De acordo com informações exclusivas obtidas pelo The Wall Street Journal, a gigante da tecnologia está desenvolvendo um projeto chamado Cache, que vai oferecer ao usuário a abertura de uma conta-corrente.

O Cache está sendo criado em parceria com o Citigroup e uma pequena empresa financeira da Universidade de Stanford, que terão a responsabilidade de controlar os dados financeiros e verificar a conformidade regulamentar. O objetivo do projeto, segundo declaração do executivo Caesar Sengupta à fonte, é ajudar mais pessoas a terem acesso à digitalização dos serviços bancários.

Pensando na preocupação do usuário com a segurança, o executivo do Google garantiu que os dados financeiros de seus clientes não serão vendidos a anunciantes, e aproveitou para afirmar que as informações do Google Pay também não são usadas para a criação de anúncios.

Além do Google, a Apple também resolveu investir mais a fundo no mercado financeiro com o lançamento do cartão de crédito Apple Card. O Facebook também está entrando nessa nova moda com a criação da sua criptomoeda Libra e da carteira digital Calibra, e com o sistema de pagamentos Facebook Pay, que foi anunciado nesta semana.

De acordo com as informações da fonte, o lançamento da novidade deve acontecer em algum momento do ano que vem, mas ainda não há detalhes sobre datas específicas e disponibilidade global.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/internet/projeto-cache-conta-corrente-do-google-deve-chegar-em-2020-155205/

13

Nov

 O Comodoro do Iate Clube do Natal irá recepcionar nesta sexta-feira, dia 15, um grupo de profissionais de turismo, procedente de vários estados brasileiros, que está na capital potiguar participando de um famtour (viagem de familiarização turística) que está sendo realizado pelo governo do Estado, em parceria com a Prefeitura do Natal, com o objetivo de mostrar aos visitantes atrativos turísticos de Natal e do litoral Norte potiguar, como as praias Maxaranguape, Touros, São Miguel do Gostoso e Galinhos.

Além de um passeio pelo Rio Potengi, o Iate Clube irá oferecer aos profissionais de turismo um ‘happy hour’, que deverá contar com as presenças do secretário de Turismo de Natal, Fernando Fernandes; da secretária de Turismo do RN, Ana Costa; da secretária-adjunta de Turismo de Natal, Christiane Alecrim, além de representantes do ‘trade” turístico natalense.  

“O Iate Clube tem todo o interesse em contribuir com o desenvolvimento do turismo potiguar, e esse “famtour” é importante para promover Natal e o Rio Grande do Norte, pois reúne profissionais de empresas que trabalham com nichos de mercado como o ecoturismo, turismo de incentivo, de base comunitária e sustentável no mercado europeu”, destaca o Comodoro.

13

Nov

O Instituto Neoenergia e a Cosern divulgou hoje (13) o resultado do Edital 2019 “Transformando Energia em Cultura”, que concederá apoio financeiro*, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, para projetos socioculturais que contribuam com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e valorizem a cultura local. 
 
Durante a divulgação, a Diretora do Instituto Neoenergia, Renata Chagas, explicou que a Cosern selecionou projetos que tem como características a promoção e a divulgação da diversidade da cultura local, a valorização da contribuição da arte e da cultural para o desenvolvimento sustentável e a promoção da inclusão de crianças, jovens e pessoas com deficiência ou que vivem em áreas de vulnerabilidade por meio de atividades de formação, capacitação e que incentivem a geração de emprego e renda.
 
Este ano foram selecionados 16 projetos e 06 ficaram na “suplência”. Os aprovados serão contatados em breve para receberam mais informações sobre os próximos passos do processo.
 
Confira a lista abaixo selecionados:
 
Artesanato: Projeto Transforme-se; Audiovisual: Urbanocine; Dança: Passo Saber de Ponta de Pé; Literatura: Caravana de Escritores Potiguares; Casa das Palavras; Multilinguagem: Conexão Elefante Cultural; Conexão Felipe Camarão; Movimento Cultural do Porto de Ama; Sarau Quinta das Artes; Música: Camerata Potiguar – Nossa Música Erudita; Movimento Sinfônico; Nosso Som nas Escolas; Som Sem Plugs – Temporada 2020; Tocando a Vida com D´Amore – Música e Atitude 5; Teatro: Santa Luzia Cultural - Oratório; Sementes do Meu Seridó; Suplentes: Artesanato: Lugares de Charme; Audiovisual: Anima Cordel 2020; Caravana REC – 1ª Temporada; Cinemar; Multilinguagem: Jornada no Bosque; Música: Oficinas na Ilha.

*Os projetos estão sujeitos a revisão orçamentária ou descontinuidade do patrocínio conforme o teto disponível na Lei.
 
Sobre o Instituto Neoenergia
O Instituto Neoenergia, braço de atuação social da Neoenergia, controladora da Cosern, promove iniciativas com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida do planeta e das comunidades em que o Grupo atua, desenvolvendo projetos com recursos próprios e fazendo a gestão dos projetos de incentivo fiscal e de subcrédito social da Neoenergia, sempre alinhados aos os pilares e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

13

Nov

A capital potiguar recebe nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro o maior evento de marketing digital do Norte/Nordeste, o Digital Experience Day (DED). O evento, que está em sua terceira edição, trará muitas novidades para Natal. O evento acrescenta à sua programação o mundo do empreendedorismo e startups. Serão 20h de conteúdo no Centro de Convenções com 03 palcos simultâneos, 37 palestrantes e feira de negócios com mais de 20 expositores.

O DED terá uma grade rica de palestrantes e convidados, entre eles Ed Souza (founder da Mentory Academy), Guilherme Leitão (Jabuticaba Digital), Bruno de Lacerda (fundador da Fast Lean.Co), Daniele Rodrigues (Gerente de Conteúdo na agência F.Biz), Ramon Campos (criador do @esocialmidiamas), Raphael Falcão (criador do @dicasdigitais), Rodrigo Noll (13º mais bem avaliado o RD Summit de 2018), Ronny Sarah (co-founder InterUp Inteligência Digital), Erickson Monteiro (fundador e diretor do Plugcitários), Raphael Lassance (fundador do growth Team) Nayara Ruiz (gerente de redes sociais da Bradesco) e Vitinho Carvalheira (Case do Carvalheira na ladeira/Olinda).

De acordo com Manoel Filho, CEO da Três1, um dos organizadores do DED, um dos pilares do evento é referenciar a capital potiguar na área de conhecimento digital. “O nosso objetivo anual é de superação, é fazer um evento maior e melhor. A cada edição queremos proporcionar novas experiências, não só através do conteúdo, mas também na maneira de sentir e assimilar o evento”.

O DED 2019 tem a realização compartilhada com Luciana Fontes, especialista em eventos, que também incorporou duas novas parcerias: San Martin& Niklas e Incubatech. Segundo Luciana, o DED vem para apresentar ao mercado a importância da conexão do mundo dos negócios ao mundo digital. “Toda e qualquer empresa vai precisar existir no digital. Esse ano o evento ganha expansão para duas novas áreas: empreendedorismo e Startups, com os maiores nomes do país e com cases locais. Vai ser uma entrega incrível”. As inscrições estão sendo feitas no www.dednordeste.com.br.

13

Nov

Períodos marcantes na história do nordeste brasileiro o cangaço e o coronelismo ganham destaque no curta metragem “Sicários: Entre Bornais e Patentes”, produção audiovisual realizada pela escola estadual Antônio de Azevedo, localizada no município de Jardim do Seridó (RN). O curta é protagonizado por alunos da unidade de ensino e será lançado no próximo dia 13 de novembro, as 19h30, na praça prefeito Manoel Paulino dos Santos Filho - em frente à escola. 

Baseado em fatos reais o filme narra, de forma crítica, a história da passagem do cangaceiro Antônio Silvino pela cidade de jardim do Seridó, situada na região sudoeste do Estado. Produzido pela escola e possuindo um enredo idealizado por professores e alunos, o curta conta com um elenco formado por estudantes do 1º ao 9º ano, além da participação de alguns ex-alunos e funcionários da unidade de ensino. 

A ideia de produzir o filme Sicários, primeira produção audiovisual conduzida pela unidade escolar, surgiu no âmbito do projeto “A hora e vez da leitura”, inciativa desenvolvida pela escola e que tem por objetivo o incentivar nos alunos o hábito da leitura literária trabalhado a partir de diferentes gêneros textuais.

Segundo a coordenadora pedagógica da unidade escolar, a professora Maísa Guilherme, a cada ano a escola realiza uma edição do projeto sempre trabalhando um novo tema. A temática deste ano escolhida pelos alunos, “Cangaço e Coronéis”, foi aplicada a partir da adaptação da literatura, orientada pelos professores, à uma peça teatral. Dessa forma, além de estimular a leitura entre os estudantes, a inciativa oferece a possibilidade dos alunos aprenderem sobre aspectos da história do nordeste brasileiro de forma lúdica e inovadora. 

13

Nov

Cada vez mais discute-se os benefícios da atividade física para os pacientes inseridos no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Pensando em trazer ainda mais qualidade de vida para essas pessoas, a Clínica Focus realizará, nos dias 06, 07 e 08 de dezembro, o curso “Educação Física Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista”. O curso será ministrado pelo professor Paulo Chereguni, que é mestre e doutor em educação física especial, especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao autismo, especialista em ciência do exercício físico e treinamento personalizado, além de ser o criador do modelo ExerCiência.

As aulas acontecerão na sede da Focus, que fica na Avenida Miguel Castro, esquina com a Jaguarari, e terão carga horária de 22 horas. Na sexta-feira, o curso será das 18h às 22h. Já no sábado (07/12) e domingo (08/12), das 9h às 13h e das 14h30 às 18h30. Entre os temas abordados, estão a educação física especial: o que é, para que serve e como deve funcionar; Autismo/TEA e evidências cientificas sobre seu atendimento; Diretrizes do atendimento em EF especial inter e intradisciplinar.

Além da definição das prioridades e objetivos de ensino; Avaliação e Ensino de habilidades comunicativas, sociais; Avaliação e ensino de habilidades comunicativas, sociais, intelectuais e motoras; Manejo de comportamento problema; Modelo pioneiro com exemplos de atendimento inter e intradisciplinar; Evidencias de prática no contexto brasileiro e perspectivas de avanço científico da EF Especial e Exercícios práticos/ role play e Avaliação final.

13

Nov

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou ontem (12) um estudo que mostra os impactos da Convenção sobre os Direitos da Criança na população brasileira. O levantamento aponta que 95,3% das crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos frequentam regularmente a escola.

Houve uma queda de 71% da mortalidade infantil em crianças brasileiras desde a década de 90, índice bem acima da meta estipulada pela Unicef, que era de 33%. No entanto, o estudo mostra que a violência se tornou um problema abrangente para os jovens, principalmente os que pertencem a minorias étnicas ou grupos vulneráveis.

Sobrepeso e obesidade

Baixos teores de vitaminas em alimentos ultraprocessados - aqueles que possuem uma alta concentração de conservantes, açúcares e gordura e que são prontos para consumo imediato - representam um risco para todos os grupos de renda, em todas as regiões do Brasil, de acordo com o levantamento.

A falta de uma rotina de exercícios físicos para crianças e jovens também é um fator importante na questão do excesso de peso da população jovem brasileira. Entre adolescentes, 17,1% estão com sobrepeso, e 8,4% são considerados obesos.

Água e saneamento

Os dados da pesquisa evidenciam também que o acesso à água potável ainda não é universal. O índice de atendimento de água em território nacional é de 83,3%, mas o acesso nos estados do Acre, Pará, Rondônia e Amapá chega a 50% da população. O índice de atendimento de redes de esgoto é ainda mais alarmante: apenas 51,9% dos brasileiros têm esgoto tratado e acesso ao escoamento, o que afeta diretamente a saúde dos jovens.

Desafios para o futuro

De acordo com o Unicef, a chamada “crise climática” e o aumento da incidência de doenças mentais em jovens são pautas importantes para os próximos anos. O relatório aponta, ainda, que há uma crescente queda na imunização infantil, o que pode acarretar em surtos de doenças consideradas sob controle ou totalmente erradicadas, como é o caso do sarampo. A publicação do estudo marca os 30 anos da ratificação do tratado do Unicef, que também foi assinado por outros 195 países e é considerado o tratado internacional de maior abrangência do mundo.

Fonte: Agência Brasil

13

Nov

Os representantes brasileiros da UFRN, Bruna Suassuna e Lino Zambon, faturaram o prêmio vencedor no 12º Concurso Alacero de Diseño en Acero para Estudiantes de Arquitectura 2019, organizado pela Associação Latino-Americana do Aço (Alacero). A entrega do prêmio foi realizada na segunda-feira (11) durante a 60ª edição do Congresso Latino-Americano do Aço, no Hotel Hilton, em Buenos Aires, Argentina. Além do título vencedor, a dupla ganhou um cheque de 6 mil dólares.

Bruna, que representou a dupla durante o evento, afirma que a sensação de ganhar o prêmio é de orgulho, não só porque o projeto foi elogiado pela inovação estrutural, mas também porque é uma grande oportunidade de projetar a Universidade e o Nordeste para todo o Brasil. “É uma grande oportunidade mostrar como a arquitetura e a estrutura podem estar aliadas e, assim, mudar a relação das pessoas com o espaço e a cidade em que vivem. Também é uma grande oportunidade poder desenvolver ainda mais a criatividade, conhecimento e aprendizado que tivemos até aqui”, complementa.

Os alunos ganharam anteriormente o primeiro lugar no 12º Concurso para Estudantes de Arquitetura 2019, promovido pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), que teve como tema principal Fábrica de Ideias e Inovação. As equipes inscritas deveriam realizar um projeto que contemplasse laboratórios, oficinas e uma infraestrutura necessária para empreender uma iniciativa que a universidade ou os alunos considerem importantes como tema do futuro. Os alunos, orientados pelo professor do Departamento de Arquitetura, Verner Liger, utilizaram o aço como material para a construção do empreendimento. O projeto pode ser conferido aqui.