Um blog diferente! Novidades sobre educação, empresas e empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

Fale com a gente pelo e-mail blogdajuliska.news@gmail.com e nos siga no Instagram @blogdajuliska.

27

Jul

Por volta de 1890, uma nova forma de processamento de dados provocou uma mudança drástica na contagem dos censos da época. Tratava-se de uma máquina de contabilizar considerada precursora do moderno sistema de processamento de dados. Seu sistema usava cartões perfurados e agulhas metálicas. No “encontro” das duas ferramentas, fecha-se o circuito elétrico, acionando, assim, o sistema de contagem. De acordo com a posição dos furos, o sistema fornecia informações como idade ou profissão do entrevistado. A memória, neste caso, baseava-se em cartões perfurados. Com a invenção, o censo nos Estados Unidos foi concluído em um tempo quase quatro vezes menor.

Pouco mais de meio século após, uma outra transformação — mais profunda até — em termos de processamento e armazenamento de informaçõe... Leia mais

27

Jul

Depois do Melão Amarelo de Mossoró e dos Bordados de Caicó, outros dois produtos genuinamente potiguares deverão ter a procedência comprovada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) caso conquistem o selo de Indicação Geográfica (IG) expedido pelo órgão: o Mel de Jandaíra e a Castanha de Caju da Serra do Mel. O Sebrae no Rio Grande do Norte dá início nesta semana a execução de um plano de ação para os trabalhos de preparação junto à governança antes de dar entrada no pedido do IG desses dois produtos, cujas imagem e reputação estão intrinsecamente atreladas aos localidades onde são produzidos em solo potiguar.

O selo de IG é concedido pelo INPI, após criteriosa análise, como uma garantia para o consumidor, pois esse certificado comprova que o produto é ge... Leia mais

27

Jul

O Museu do Seridó (MDS), em exposição virtual, apresenta Devoções do Seridó: A fé em tempos de isolamento, que acontece em meio ao I Fórum de Turismo Religioso do Seridó, cuja transmissão acontece no canal do YouTube do evento, às 16h, no dia 28 de julho. Após a estreia, a exposição ficará disponível no site do museu, tanto em português como em inglês. 

A exposição Devoções do Seridó se relaciona com os festejos religiosos da região seridoense, participando das celebrações da comunidade à Sant’Ana. Para isso, a atração leva em conta o contexto da pandemia de covid-... Leia mais

27

Jul

O Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTur), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFRN, lançou editais para a seleção de novos alunos-pesquisadores para os cursos de mestrado e doutorado em Turismo, com ingresso em 2022. As inscrições acontecem de 1º de agosto a 15 de outubro de 2021, por meio do Sigaa.

São oferecidas 10 vagas para o mestrado e 15 para o doutorado. Todas as normas estão disponíveis nos respectivos editais, e os interessados podem realizar a inscrição anexando os documentos ali solicitados. O... Leia mais

27

Jul

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2021 começam hoje (27). Candidatos interessados podem efetuar a inscrição por meio do portal do programa até a próxima sexta-feira (30).

Estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2012 podem pleitear uma bolsa no programa de financiamento deste ano. Os alunos devem ter média mínima de 450 pontos e nota superior a zero na redação do exame.

O Fies tem por objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores particulares, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação e ofertados por instituições aderentes ao programa.

Fonte: Agência Brasil

Leia mais

27

Jul

O professor do curso de Enfermagem do UNI-RN, Kleyton Medeiros e o aluno Luís Antônio Soares da Silva, em conjunto com alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Ceará, publicaram um artigo científico na Revista da Associação Medica Brasileira (Rev. Assoc. Med. Bras.).

A pesquisa “Potencial impacto da COVID-19 em indivíduos infectados pelo HIV: uma revisão sistemática” teve como objetivo estudar as características clínicas e os desfechos de morbidade e mortalidade de pacientes com COVID-19 com a coinfecção HIV / AIDS.

O artigo científico está disponível na integra on-line, no site da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (PubMed). Link da publicação: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34259769/.

Leia mais

26

Jul

O diagnóstico para casos de covid-19 ficou ainda mais rápido com um novo equipamento adquirido pelo laboratório DNA Center, que libera o resultado de exames em apenas 3 horas após a coleta. O RT-PCR Express mantém a confiabilidade e a segurança na identificação da doença, mas agora com um tempo de resposta bem menor. 

O exame é uma excelente alternativa para casos em que há urgência na liberação do resultado, como em quadros graves, para pacientes que precisam de transferências ou vão se submeter a cirurgias, pessoas que precisam viajar, visitar um ente querido e, até mesmo, para quem quer participar de eventos com segurança. 

A grande diferença do RT-PCR Express para o RT-PCR Convencional, cujo resultado é liberado em até um dia útil, é o maior grau de automação da metodologia, q... Leia mais

26

Jul

O futuro do trabalho das micro, pequenas e médias empresas brasileiras deverá ser remoto, com investimentos em atendimento e plataformas digitais para vender mais e melhor. É o que revela uma pesquisa especial da Serasa Experian realizada com cerca de 500 executivos de MPMEs no país sobre os investimentos que farão após a pandemia de Covid-19. O levantamento, realizado em junho deste ano, mostra que 5 em cada 10 empreendedores (47,1%) pretendem alocar recursos para esta frente, um aumento de 6,8 pontos percentuais na comparação com a primeira onda da pesquisa, realizada em novembro de 2020. Em segundo lugar, a intenção é destinar o investimento pós-pandemia para o trabalho e o atendimento remoto (41,2%), veja detalhes no gráfico abaixo:

A alternativa de investir ... Leia mais

26

Jul

As alunas do curso de Fisioterapia do UNI-RN, Maria Luiza Medeiros de Lima e Victoria Vivian Lôbo de Carvalho, estão convidando fisioterapeutas intensivistas, que atuam na linha de frente do combate a Covid-19, a participar da pesquisa “Avaliação da capacidade para o trabalho, sono e qualidade de vida de fisioterapeutas atuantes na Unidade de Terapia Intensiva durante a pandemia da Covid-19”.

A pesquisa, que é o trabalho de conclusão de curso (TCC) das alunas, é orientada pelo professor Francisco Assis Vieira Lima Júnior.

Um link foi disponibilizado pelas alunas para que fisioterapeutas respondam ao questionário de forma rápida e prática. O tempo estimado para as resposta é de 8 minutos. Link do questionário: https://forms.gle/uacTFnX4araUrR8EA. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesqu... Leia mais

26

Jul

Até a próxima quarta-feira (28), os candidatos selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) deverão comprovar as informações prestadas na ficha de inscrição junto à instituição em que foi pré-selecionado. 

Segundo o Ministério da Educação, é de responsabilidade do candidato verificar, na instituição, os horários e o local de comparecimento para a conferência das informações. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, na reprovação do candidato.

Segunda chamada
O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 3 de agosto, com período para comprovar as informações de 3 a 11 de agosto.

Lista de espera
... Leia mais