Comunicação, educação e tecnologia

Fale com a gente pelo e-mail blogdajuliska.news@gmail.com e nos siga no Instagram @blogdajuliska.

16

Set

Pela primeira vez na história, a Ufersa conseguiu entrar no ranking mundial de universidades da Times Higher Education – THE, uma instituição britânica que produz uma das principais avaliações educacionais do mundo. A Universidade do Semi-Árido foi uma das onze instituições brasileiras que constam pela primeira vez neste ranking, que em 2019 reúne 1396 universidades de 92 países.

O ranking avalia os critérios de ensino, pesquisa, extensão, citação e visibilidade internacional. E nesse contexto, o destaque da Ufersa foi no quesito ensino, ficando na posição de número 533 do mundo. Outro destaque excepcional desse resultado é que a exceção das regiões Sul e Sudeste, a Ufersa foi a única universidade do interior do Brasil a aparecer no ranking.

O balanço foi divulgado nesta quarta, dia 11, e mesmo com a comunidade acadêmica em recesso, o resultado foi bastante comemorado e compartilhado nas redes sociais. O nome da Ufersa também foi destaque nos grandes portais e sites de notícias do Brasil e do mundo. Para o Reitor em exercício, o professor José Domingues Fontenele Neto, esse resultado é fruto de um trabalho que vem sendo plantado nos últimos anos com governança, transparência e gestão.

“Estamos orgulhosos em ver que a Ufersa apareceu nesse ranking que para nós é um  grande divisor de águas. Toda a comunidade está de parabéns, professores, técnicos e alunos. A conquista é de todos e ela não para aqui. Temos outras metas e desafios a conquistar”, comentou Domingues. Além de estar dentro do ranking mundial, a Ufersa também já conquistou lugar, nos últimos anos, em outros dois rankings internacionais promovidos pela THE: no ranking da América Latina e no ranking de impacto.

16

Set

O Instagram é a rede social mais usada para acompanhar influenciadores, de acordo com 81% dos internautas brasileiros. Em seguida, aparece o YouTube e, em terceiro lugar, o Facebook. Os dados são de um estudo realizado pelo Instituto Qualibest, em parceria com a Spark, com 1,1 mil  internautas brasileiros com 15 anos ou mais, de todas as classes sociais e regiões do País. A pesquisa levou em consideração usuários que acessam no mínimo duas redes sociais.

Quando questionados sobre seu comportamento relacionado a stories e likes, 42% dos entrevistados disseram não ter mudado a forma de interagir no Instagram depois que a plataforma passou a ocultar os likes. Ainda, 41% assiste aos stories com o áudio desligado, admitindo que só ativam o volume se o conteúdo for relevante.

Levando em consideração todas as redes sociais, pelo menos 76% dos internautas brasileiros já consumiram produtos ou usaram serviços após a indicação de influenciadores digitais. Esse número aumenta para 82% entre as pessoas que prestam atenção nas publicações pagas.

Os itens mais comprados a partir da indicação de influenciadores são produtos de beleza, de acordo com 52% dos participantes da pesquisa. Em seguida, aparecem os livros e produtos de moda e acessórios, segundo 42% dos internautas. Na sequência, aparecem alimentos, bebidas, celulares e produtos de cuidado com a casa.

Fonte: Portal Meio e Mensagem

Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2019/09/13/instagram-e-a-principal-rede-para-acompanhar-influenciadores-aponta-estudo.html

16

Set

Já pensou em ter alguma fotografia de sua autoria reconhecida por um concurso? Bom, se você já fotografou animais ou plantas, isso pode ser possível com a sua participação no Primeiro Concurso Fotográfico da Mata dos Saguis. E se não fotografou, ainda dá tempo. Sob a perspectiva do tema Fauna e Flora Nativa Potiguar, o concurso procura incentivar o contato das pessoas com o meio ambiente no Rio Grande do Norte e está aberto para todos os públicos, com inscrições até 18 de outubro. Organizado pelo projeto de extensão Laboratório Natural Mata dos Saguis, do Departamento de Ecologia do Centro de Biociências, a iniciativa provoca a consciência ambiental e o sentimento de preservação.

Os interessados podem concorrer com até duas fotos, coloridas ou em preto e branco, em formato JPEG. As fotos precisam ser assinadas e conter informações como data da produção, município do RN onde foi tirada e o nome científico da espécie fotografada. Os candidatos também devem informar nome completo, CPF, escolaridade, formação acadêmica/profissão ou curso e instituição onde estudam (caso sejam estudantes), além de telefone para contato pelo e-mail: <florestinha.ufrn@gmail.com>. As fotografias inscritas passarão por três fases de seleção. Na primeira fase, os próprios integrantes do Laboratório Natural vão selecionar as 70% melhores fotografias válidas.

Na segunda, as imagens selecionadas passarão por uma nova avaliação, com apreciação de membros da organização, fotógrafos profissionais convidados e pelo público, que terá acesso pelo meio virtual. Com o resultado da segunda fase, serão escolhidas para a terceira as 15 melhores fotografias, que serão impressas e expostas no Centro de Biociências da UFRN. A exposição contará com uma votação local e final, exclusiva para o público visitante.  O cálculo para o resultado final do concurso será obtido por meio da média das pontuações obtidas na segunda e na terceira fases.

Todos as fotografias classificadas serão publicadas no site oficial do Laboratório Natural Mata dos Saguis, ao final do concurso, e receberão certificado de participação. Os autores das 10 melhores fotografias terão em seus certificados a ordem de classificação, e os cinco primeiros colocados serão premiados, cada um, com um livro que doado por professores da UFRN. O resultado final será divulgado no dia 19 de novembro. Para mais informações, confira o edital.

16

Set

Lançado em novembro do ano passado, o Portal é o smart display do Facebook. A principal ideia por trás do produto é a realização de chamadas de voz e vídeo a partir de serviços como o Messenger e o WhatsApp. E o próximo lançamento referente à linha Portal será voltado ao streaming de vídeos. Foi a Variety que trouxe a informação à tona, depois de confirmar com várias fontes familiarizadas com os planos da empresa de Mark Zuckerberg. O diferencial da nova tela inteligente é a safra de novos recursos, o que inclui até realidade aumentada.

Ao que tudo indica, o dispositivo contará com uma câmera e microfones de longa distância. Além disso, os esforços de hardware do Facebook são amplamente baseados em versões personalizadas do sistema operacional Android, então não esperamos menos do Portal. É quase certo que o dispositivo será baseado no sistema operacional em questão, já que isso facilita inclusive o trabalho com provedores de conteúdo, que já desenvolvem aplicativos de TV baseados no Android para dispositivos da Amazon e da Google.

Outra característica é o foco maior no conteúdo. Os contatos da Variety informaram que o Facebook chegou a conversar com a Netflix, a Disney e outras empresas de mídia sobre a adição de seus serviços de streaming ao seu novo dispositivo. Mas o que mais chama a atenção mesmo é a realidade aumentada: a expectativa é que o recurso inclua filtros de rosto e muita interatividade.

O streamer do Facebook vai ser o primeiro dispositivo desse tipo a trazer esses tipos de efeitos de realidade aumentada para a tela da TV, e espera-se que a empresa enfatize esses recursos ainda mais em toda a sua gama de produtos da linha Portal no futuro. A Variety ainda diz que especialistas do setor estão especulando que o Portal provavelmente contará também com um alto-falante integrado.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/casa-conectada/facebook-produz-novo-portal-dedicado-ao-streaming-de-videos-149739/

16

Set

A Expo Meia do Sol é um evento que antecede a Meia Maratona do Sol e propõe ampliar a experiência dos participantes para além da prova, por meio de palestras, debates e estandes com parceiros. A programação acontecerá no hotel Holiday Inn, em Natal, e terá início na quinta-feira (19), seguindo até o sábado (21). A HC Sports, responsável por realizar os principais eventos esportivos do RN, estima que por volta de 14 mil pessoas participem da Expo.

A corrida, que já considerada uma das maiores do Brasil, atrai participantes de todos os estados e até de fora do país, que movimentam o turismo na capital potiguar durante esse período. A largada será no sábado (21), às 16h, na Arena das Dunas. Sendo assim, os organizadores viram na Expo uma forma de acolher estes turistas com uma programação extensa, de conhecimento e entretenimento esportivo, oferecendo uma verdadeira imersão na experiência que é participar da Meia Maratona do Sol.

Além da tradicional entrega de kits – que vai acontecer nos três dias da Expo – o evento receberá também palestras no Palco Instituto de Radiologia de Natal, abordando temáticas como a relação entre a Nutrição Esportiva e a corrida de rua, a importância da musculação na corrida e o papel da assessoria Esportiva no treinamento, além de briefing sobre a corrida, dicas sobre o percurso e informações da movimentação de trânsito, segurança e assistência médica oferecidas pela organização do evento.

Estarão presentes em estandes como expositores a YoPro – Danone, Rapanui, Bendito Pace, Derma&Bio, Athenes, Rikam, WM Fitness, Toyolex e os stands divulgando as corridas que ainda acontecerão neste final de ano, como a Corrida 10 milhas PRF, que também é promovida pela HC Sports. Um dos destaques da área de estandes será a loja da Meia do Sol, comercializando os produtos oficiais da corrida.

A Meia do Sol se consolida no calendário esportivo brasileiro com a realização da sua sexta edição, ultrapassando a marca dos 7 mil inscritos. A corrida é organizada pela HC Sports com o patrocínio do Instituto de Radiologia/ Grupo Fleury, Arena das Dunas, Holiday Inn, Potigás, Cristalina, Nagem e Sempre Verde Hortifruti, com apoio da Crion Eventos, Café Santa Clara, WM, Infinity Energy Drink, ABIH/RN e YoPro.

16

Set

Esporte e lazer foram a pedida para o sábado (14), na Praça do Centro Administrativo. Como parte das atividades do Setembro Cidadão, contando com a participação das mascotes Edu (Educação) e Cidinha (Cidadania), aconteceu o Dia do Esporte Cidadão, reunindo a comunidade e trazendo alunos da rede pública de ensino, das 8h às 13h, contando com medição de pressão, hidratação com água e sucos, além de frutas.

Com aulas de alongamento, caminhada e zumba, e competições de trekking e futebol society, essa foi a iniciativa mais efetiva dentro do esporte no Mês da Cidadania e, segundo o professor João Maria de Moura, presidente da Comissão Estadual do Setembro Cidadão, o sucesso desta edição garante a fidelização nas próximas. O evento foi uma parceria entre as secretarias de Educação, Esporte e Lazer e de Tributação.

“Diante desta recepção, tenho certeza de que nos próximos anos, essa ação será ainda maior, uma vez que se trata do esporte como ferramenta para implementação de práticas educativas e de cidadania na comunidade e especialmente no ambiente escolar”, pontuou João Maria.

É o que reconhece o estudante Davi Elias, de 12 anos, aluno da Escola Estadual Vigário Bartolomeu, que participou do campeonato de Futebol. “O esporte transforma, muitos jovens deixam de fazer besteiras e até coisas erradas quando prática alguma atividade física. Sem falar que a gente ainda mostra o nosso talento e podendo até ser campeão”, comemorou.

Setembro Cidadão

O Rio Grande do Norte, definido por lei complementar (494/2013) como o estado cidadão do Brasil, com diversas atividades ligadas à educação e cidadania, com a finalidade de levar a crianças e adultos a consciência dos seus direitos e deveres e os meios para participarem mais ativamente dos rumos da cidade, do estado e do país.

Batizado como Setembro Cidadão, o mês da cidadania é um dos projetos do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (PROBEC), e visa despertar o país para a educação cidadã. Desde o início do mês, vem sendo realizada uma vasta programação, com o apoio de instituições e municípios, para levar a discussão da cidadania a crianças e adultos por todo o RN.

15

Set

Para celebrar o empoderamento feminino e combater o grave problema de discriminação salarial que ainda acomete diversas mulheres no ambiente de trabalho nos dias de hoje, a Hasbro anunciou esta semana o lançamento de uma nova versão do Banco Imobiliário que promete enfim reverter a balança em favor do gênero feminino. Sim, em “Ms. Monopoly”, pela primeira vez na História do mundo – ou pelo menos na dos jogos – as mulheres poderão ganhar mais que os homens.

A versão “feminina” na verdade é uma repetição do modo de operação tradicional do jogo, com a diferença de que a cada vez se passa pela casa do pagamento as jogadoras ganham 240 unidades na moeda do Banco Imobiliário. Os jogadores do sexo masculino, porém, só recebem os meros 200 tradicionais, reforçando a ideia do “Ms. Monopoly” que a Hasbro define como “um mundo onde as mulheres tem uma vantagem que habitualmente é desfrutada pelos homens”.

Outra parte legal do derivado é que as “propriedades” do tabuleiro são todas invenções creditadas a mulheres, incluindo aí itens importantes como Wi-Fi e cookies de chocolate. Esta também é a primeira edição do clássico jogo de tabuleiro que conta um mascote diferente do camarada milionário bigodudo de cartola (o tal Rich Uncle Pennybags). De acordo com a divulgação, a tal Ms. Monopoly do título é uma magnata do ramo imobiliário que advoca em favor das empreendedoras, concebida pela fabricante para inspirar mulheres de todas as idades.

O mais bacana, porém, é que a Hasbro aproveitou a concepção desta versão o jogo para financiar inventoras e empresárias do sexo feminino. Aproveitando o valor de 20,580 unidades que estão disponíveis no jogo, a companhia investiu o mesmo número em dólares em três jovens cientistas moradoras no Canadá, Irlanda e Estados Unidos – e lançou o comercial acima para apresenta um pouco mais das invenções de cada uma ao público.

“Pela introdução do ‘Ms. Monopoly’ e o dinheiro que estas jovens mulheres receberam para investir em seus futuros projetos, nós queremos reconhecer e celebrar as diversas contribuições que as mulheres fizeram a nossa sociedade e continuam a fazer diariamente” explica diretora sênior de marketing Jen Boswinkel sobre a campanha e o produto. A primeira edição do “Ms. Monopoly” será lançado esta semana nas lojas dos Estados Unidos, mas ainda não tem previsão de ganhar uma versão em português no Brasil.

Fonte: Portal B9, disponível em: https://www.b9.com.br/113929/contra-discriminacao-salarial-por-genero-banco-imobiliario-lanca-versao-onde-mulheres-ganham-mais-que-homens/

14

Set

Deu no Portal Meio e Mensagem:

As mulheres estão conquistando espaço no alto escalão executivo, pelo menos na cadeira de marketing. Do total de contratações para lideranças da área realizadas no primeiro semestre deste ano, 48% foram de profissionais mulheres, o que representa um recorde, segundo a empresa de recrutamento executivo Russell Reynolds Associates, que mapeia as movimentações de CMOs (Chief Marketing Officer, que é a função do diretor de marketing) há seis anos. O melhor resultado das mulheres em um semestre foi o percentual de 47% na segunda metade de 2016.

A empresa monitorou mais de 200 mudanças em posições sêniores de marketing nos primeiros seis meses de 2019. Dois setores – serviços financeiros e recursos naturais e industriais – escolheram mais mulheres do que homens para o cargo de CMO, de acordo com o estudo, que declara que “a paridade de gênero está próxima”. A Spencer Stuart, outra empresa de recrutamento, também pintou um quadro de melhora no cenário de representatividade feminina num relatório publicado em agosto.

O levantamento estudou 100 marcas e companhias, identificando que 36% tinham uma mulher como CMO em 2018, contra 28% em 2017. No entanto, a Spencer Stuart apontou que a área de marketing ainda sofre com a falta de representatividade de minorias nos cargos de liderança. Apenas nove dos CMOs das 100 marcas e companhias analisadas pertenciam a algum grupo considerado minoria, contra 11 CMOs na edição de 2017. O levantamento da Russell Reynolds também descreve uma “crise aguda na sucessão de CMOs”, ressaltando que mais de 80% das nomeações de CMOs divulgadas oficialmente no primeiro semestre foram contratações de pessoas do mercado.

A empresa citou a natureza altamente especializada do papel de CMO, que enfatiza funções como CRM, dados e analytics, para explicar o cenário. Como resultado, as empresas estão olhando mais externamente do que promovendo seus talentos “porque os líderes de médio escalão não têm entendimento profundo de todo espectro de marketing que o papel de executivo-chefe de marketing exige atualmente”, analisa o estudo.

Fonte disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2019/09/12/contratacao-de-mulheres-como-cmo-atinge-recorde-nos-eua.html

13

Set

Quem tem uma ideia de negócio inovador, uma startup já estruturada ou uma empresa com um proposta inovadora com menos de um ano de mercado pode participar da seleção para o Edital Centelha RN, que é promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). As inscrições foram abertas nesta quinta-feira (12) e podem ser feitas pelo site www.programacentelha.com.br/. A data final de inscrições é 14 de outubro. A chamada pública vai investir R$ 800 mil para estimular e alavancar o empreendedorismo e a cultura da inovação tecnológica em empresas potiguares.

O edital vai selecionar 15 projetos de startups ou empresas que operam no mercado com menos de um ano de fundação e que tenha primordialmente a inovação como base de atuação. O edital vai oferecer R$ 53 mil como aporte financeiro para alavancar o projeto e também uma série de capacitações, acompanhamentos e orientações proporcionada pelo Sebrae e pelos integrantes do ecossistema de inovação do Rio Grande do Norte. Mesmo quem ainda não tem uma empresa formada, mas já tem uma ideia de negócio que seja inovador, pode se inscrever.

Serão investidos no projeto R$ 600 mil por parte da  Finep e outros R$ 200 mil oriundos do Sebrae-RN. Esse dinheiro servirá para apoiar a geração empreendimentos inovadores, com ações de inovação e melhoria de produtos e processos. As startups selecionadas no edital receberão mentoria até a fase de contratação dos projetos, quando o recurso será repassado aos empreendedores.

A proposta da iniciativa é disseminar a cultura do empreendedorismo inovador nas instituições de ciência e tecnologia e inovação brasileiras, incentivando alunos e pesquisadores a criarem empresas inovadoras e de alto crescimento. A ideia é também de fomentar e capacitar empreendedores inovadores, estimulando o adensamento tecnológico das cadeias produtivas por meio da criação de empresas fornecedoras de produtos, processos e serviços inovadores para empresas já consolidadas no mercado.

O Edital Centelha é promovido pela Finep e executado pelo Sebrae, tendo como executores a Fapern, Fiern o Parque Tecnológico Metrópole Digital. A operacionalização é da Fundação Certi, em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

13

Set

Doação e desfile de animais - 1ª Pet Feshion -, palestra sobre castração e raiva, vacina contra a raiva, espetáculo infantil 'Patrulha Canina'. O Domingo na Arena deste dia 15 de setembro será especial para os animais de estimação e seus donos. Esta edição do projeto sociocultural da Arena das Dunas, que tem o apoio do Sistema FIERN, 'Cultura na Praça' e 'Som na Caixa', ainda conta com a volta do Rappel e museu de games.

Os portões do pátio externo na Arena das Dunas abrem às 15h e a entrada no espaço do Domingo na Arena é gratuito. O estacionamento interno é disponibilizado ao valor de R$ 10,00, com entrada pelo Portão E1 Sul, pela marginal da BR-101. A rua projetada, que separa a Arena das Dunas do estacionamento externo, estará fechada apenas para veículos, transformando-se num espaço para a população curtir esportes de rodinhas, como skate, bicicleta e patins, prática de corrida de rua ou até mesmo para um passeio com os animais de estimação.

A 1ª edição do Pet Fashion, 2ª ação de doação de animais e palestra sobre castração e raiva (prevista para abrir o palco principal, às 15h30), além de brincadeiras e distribuição de brindes serão coordenados pela Petzoo, ASPAN e Petmimmo. Técnicos da Prefeitura de Natal também vão dar plantão das 15h às 17h para a vacinação contra a raiva.

O desfile dos bichanos está previsto para às 16h30, logo depois da palestra; o espetáculo 'Patrulha Canina', com a turma da Brinquedos e Brincadeiras, encerra a programação do palco principal, começando às 18h. Haverá ainda um espaço para adestramento - o Au.bergue -, também sob monitoramento do Petzoo, ASPAN e Petmimmo.