Comunicação, educação, mercado e turismo!

Um blog com assuntos diferentes e com a marca da credibilidade, que traz tendências, novidades do mundo corporativo, do universo da tecnologia e mídias sociais, do setor de educação e do mercado publicitário. E como ninguém é de ferro, tem ainda lazer, cultura e turismo! Fale com a gente pelo e-mail juliska.azevedo@gmail.com. Acompanhe a gente também no Instagram e Facebook, no @blogdajuliska.

16

Mar

A partir deste sábado, 16, até o próximo domingo, 24, a escola de filosofia Nova Acrópole promove no Natal Shopping a Semana da Arte, uma semana inteira voltada para a arte, filosofia e a beleza. A 8ª edição do evento em Natal acontece no segundo piso do shopping ao lado da loja Brooksfield e tem entrada gratuita para os interessados na temática.

A programação inicia neste sábado com apresentação musical da banda DuoRock, já no domingo é a banda Harmonium que garante a diversão do público presente. As duas apresentações acontecem às 17h. As palestras, oficinas e mesas redondas serão apresentadas a partir da segunda-feira, 18, com assuntos de interesse dos apreciadores das diversas expressões filosofias e artísticas.

No evento, os visitantes poderão ter contato e adquirir conhecimento sobre música, poesia, decoração com oficinas de crochê, arranjos, musicalização. Além disso, arte e beleza vão nortear as discussões após as atividades práticas que serão desenvolvidas e vão proporcionar reflexões filosóficas sobre transformação social e o papel da arte.

A Semana da Arte 2019 é uma iniciativa da Nova Acrópole, organização internacional de caráter filosófico, cultural e social, sem fins lucrativos. Foi fundada em 1957, em Buenos Aires, e atualmente está presente em mais de 50 países, nos cinco continentes e reúne milhares de membros. Neste ano a entidade completa 15 anos de atuação em Natal, onde trabalha em prol da educação, arte e cultura no estado.

15

Mar

O sonho de dois jovens que haviam acabado de sair da faculdade, em 2003, se transformou em uma das mais bem sucedidas e premiadas agências de comunicação do Rio Grande do Norte. A Executiva - Agência de Comunicação comemora, neste dia 15 de março, 16 anos de fundação, festejando a conquista de prêmios de nível nacional e internacional e um grande crescimento em termos de estrutura e de atendimento a clientes.

O mais recente prêmio conquistado pela agência potiguar veio no início deste ano, com o reconhecimento pela revista austríaca Archive, de uma peça publicitária do Colégio CEI Romualdo como uma das melhores do mundo. No Norte e Nordeste do país apenas duas agências obtiveram esse reconhecimento: a Executiva e uma agência pernambucana foram agraciadas com a premiação da Achive, que é uma grande referência para o mercado mundial. Aqui no RN, apenas uma outra agência, a Art&C, conquistou o mesmo prêmio. “No que diz respeito a premiações, esse é um dos grandes feitos da Executiva nesses 16 anos. Todavia, o que nos deixa verdadeiramente felizes é perceber a satisfação dos nossos clientes”, sentenciou um dos sócios-fundadores da agência, o publicitário Erick Gurgel.

Mas os prêmios não pararam por aí. A Agência Executiva também ganhou o título de melhor campanha educativa de trânsito do Brasil, na Bienal do Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran, em 2017, com uma campanha educativa do Detran/RN, do Governo do Estado, concorrendo com os maiores centros de comunicação do país como: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, entre outros.

O início, como na maioria dos novos negócios, não foi fácil.Uma trajetória premiada que começou de forma modesta. A agência funcionava em apenas uma sala, com dois funcionários e dez clientes, amigos próximos dos recém-formados publicitários Erick Gurgel e Odemar Neto, que confiaram a eles a gestão das suas marcas. Os dois fizeram a faculdade juntos e compartilharam do mesmo sonho, que acabou virando realidade.Hoje, a Agência Executiva cresceu e se tornou uma das mais respeitadas agências de publicidade do RN. A estrutura conta com mais de 30 funcionários, distribuídos em uma sede com 12 salas e atendem às demandas de aproximadamente 50 clientes. Na sala de criação, que pode ser considerada o cérebro de uma agência de propaganda, existe capacidade para até 20 colaboradores. “Temos estrutura suficiente para atender os nossos atuais clientes e expandir ainda mais nosso trabalho”, garantiu Erick.

Para comemorar esses 16 anos de conquistas e realizações, a Executiva lançou uma campanha que ganhará as ruas em breve. “Por todos os ângulos e por todos os aspectos que a gente olhar pra Executiva a gente observa um crescimento. A gente ampliou o número de clientes, crescemos em número de profissionais, a infraestrutura vem ampliando ano após ano, tanto em equipe quanto em equipamentos e, a cereja do bolo tem sido a conquista de importantes prêmios. Graças a Deus as coisas vem acontecendo dentro do planejado. Só temos a agradecer aos clientes, parceiros e fornecedores”, finalizou Erick Gurgel.

15

Mar

Deu no Portal B9:

As pessoas realmente não cogitam utilizar outra forma de comunicação que não seja a troca de mensagens instantâneas. A prova disso é a mais recente instabilidade pela qual passou o Facebook durante a última quarta-feira, 13, e que também afetou suas principais plataformas: Instagram, Messenger e WhatsApp. Sem conseguir utilizar direito esses canais, a resolução de 3 milhões de pessoas foi aderir ao Telegram.

Os novos usuários foram anunciados pelo fundador e CEO do Telegram, Pavel Durov, em seu canal pessoal. O número é considerável para o serviço que possui cerca de 200 milhões de usuários ativos.

Em conversa com o TechCrunch, uma fonte do Telegram confirmou que o tempo de inatividade dos aplicativos do Facebook é a causam mais provável do pico de cadastros: “Essas interrupções sempre atraem novos usuários”.

O Telegram é um serviço gratuito de mensagens criptografadas semelhante ao WhatsApp. A plataforma sempre enfatizou a proteção da privacidade dos usuários como um de seus principais recursos, e adicionou um suporte de criptografia já em 2013, três anos antes do WhatsApp.

Há um ano, a plataforma enfrentou restrições e bloqueios em alguns mercados, principalmente na Rússia, o Irã e na China, aparentemente por recusar pedidos governamentais sobre informações do usuário.

Fonte: Portal B9, disponível em: https://www.b9.com.br/104965/enquanto-facebook-ficou-instavel-telegram-ganhou-3-milhoes-de-novos-usuarios/

15

Mar

Uma mudança na configuração do servidor foi a causa da instabilidade registrada ao longo da tarde e a noite de quarta-feira (13) no Facebook, Instagram e Whatspp, informou ontem (14) o Facebook.

"Ontem, como resultado de uma mudança de configuração do servidor, muitas pessoas tiveram problemas para acessar nossos aplicativos e serviços. Resolvemos agora os problemas e os nossos sistemas estão a recuperar. Lamentamos muito o inconveniente e apreciamos a paciência de todos", postou o Facebook no Twitter.

A instabilidade afetou usuários dos aplicativos no Brasil e em diversos outros países. Ontem, o Facebook utilizou o Twitter para se comunicar com os usuários. Em um post, o Facebook negou que a instabilidade tivesse como causa um ataque cibernético do tipo "DDoS", como são conhecidos os Ataques Distribuídos de Negação de Serviço. Esse tipo de ataque sobrecarrega os servidores com uma alta demanda de conexões.

Ao longo da tarde de ontem, usuários que tentavam acessar o Instagram recebiam como mensagens: "ocorreu um erro" e "tentar novamente".  O Instagram disse estar ciente dos problemas e pediu desculpas. "Sabemos que isso é frustrante, e nossa equipe está trabalhando duro para resolver isso o mais rápido possível, postou a empresa.

Também houve relatos de dificuldades de uso do Whatsapp. Muitos usuários reclamaram que não conseguem enviar fotos ou áudios no Whatsapp. À Agência Brasil, o Whatsapp disse que estava ciente e que estava tentando resolver o problemas. "Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar a família de aplicativos do Facebook. Estamos trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível”, informou a assessoria.

Fonte: Agência Brasil

15

Mar

Combinar a geração de energia limpa com um financiamento acessível pode tornar as fontes renováveis, como eólica ou solar, mais competitivas em custo, superando as tradicionais fontes de combustível fóssil.

A geração de energia através da força dos ventos já é uma realidade consolidada no Brasil. Neste segmento, o Rio Grande do Norte alcança a liderança nacional com 151 parques e 4.019 GW de potência instalada. A geração de energia por fonte eólica já representa 86% de toda a potência instalada do estado potiguar.


“O Rio Grande do Norte tem aumentado sua capacidade instalada de maneira quase ininterrupta, sendo acompanhado por investimentos importantes nesse período”, explicou o Diretor Setorial de Energia Eólica do CERNE, Darlan Santos.

Dentro deste cenário promissor, a crescente atratividade da geração distribuída fotovoltaica, que visa a instalação de painéis solares em residências, estabelecimentos comerciais e indústrias, bem como a ampliação da oferta de crédito para este segmento, estão aumentando consideravelmente o acesso dessa tecnologia aos consumidores.

A geração distribuída superou a marca de 500 MW em capacidade instalada no país. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), há 41.470 unidades consumidoras produzindo a sua própria energia a partir de fontes renováveis. Separando por tipo de fonte, a solar fotovoltaica segue liderando com 41.235 unidades ou 414 MW de potência instalada.

Esses e outros assuntos serão discutidos no Ciclo de Debates do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), que acontecerá no dia 11 de abril, as 19 horas, na Sala 04 da Escola de Ciência e Tecnologia (ECT) da UFRN. O tema desta edição vai tratar sobre os desafios e perspectivas para energia acessível e limpa no Brasil e Rio Grande do Norte.

“Nossa proposta é analisar e encontrar soluções que possam ser encaminhadas aos órgãos reguladores e executivos do setor, além de identificar potenciais parcerias entre as instituições participantes do evento”, afirmou o coordenador do CTC e Diretor de Tecnologia, Pesquisa e Inovação do CERNE, Olavo Oliveira.

O Ciclo de Debates do CERNE tem o apoio da Federação das Indústrias do RN (FIERN), UFRN, IFRN, Sindicato das Empresas do Setor Energético do Rio grande do Norte (SEERN), Conselho Regional de Economia (CORECON/RN) e SEBRAE. A programação completa está disponível no site do CERNE pelo endereço www.cerne.org.br e as inscrições podem ser feitas aqui. Outras informações pelo telefone (84) 2010-0340.

15

Mar

Com portões abertos aos sócios e seus convidados, o Iate Clube de Natal realiza neste final de semana a primeira regata do ano, quando cerca de vinte barcos à vela vão competir no estuário do Rio Potengi, abrindo o calendário de velas do ano de 2019. No sábado, 06 veleiros da classe “Oceano” vão participar de competição, que terá início no estuário do Rio Potengi, a partir das 10 horas, prosseguindo com destino ao Farol de Mãe LuÍza, retornando depois para o Iate Clube.

No domingo, será a vez de 15 veleiros distribuídos entre as classes “Laser/Snipe/Dingue” disputarem a premiação, que consiste na entrega de medalhas para os três primeiros colocados em cada categoria.

 A equipe considerada vencedora é aquela que, ao final da prova conseguir acumular o menor número de pontos perdidos. Uma regata é uma prova náutica de velocidade entre barcos à vela, que fazem um percurso assinalado por balizas (boias) e previamente  definido pela organização do evento esportivo.

15

Mar

 

BTL EM LISBOA - Até o domingo, 17, o trade do RN marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), maior feira de turismo de Portugal. 

Além de divulgar o destino, a comitiva do Rio Grande do Norte participou de várias reuniões importantes. Vem coisa boa por aí.

DESTAQUE PARA O NOSSO CAJUEIRO

A Agência de Notícias do Turismo selecionou alguns pontos turísticos curiosos, daqueles que valem a viagem, e lança o desafio: qual deles você vai visitar em 2019? O Cajueiro de Pirangi está entre os principais. As imagens publicadas podem ser selecionadas e republicadas no feed @mturismo, que reúne a diversidade de experiências de viagem de todo o país.

ACESSIBILIDADE

O Idema deve recomeçar nesta segunda-feira (18) as obras do projeto de Reforma e Adequação de Acessibilidade do Cajueiro de Pirangi do Norte, que inclui uma nova passarela de acesso para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.

TUDO AZUL

De 19 a 22 de março, Natal recebe um Famtour com cerca 30 agentes de viagens da Azul. Na programação, visitas a pontos turísticos, hotéis, além da festa de premiação. A ação encerra a campanha “Tudo Começa Azul”, na qual colocou no RN entre os destinos mais vendidos pela Companhia.

AZUL COMPRA AVIANCA

A companhia aérea Azul assinou uma proposta no valor de US$ 105 milhões para a compra da Avianca Brasil. O negócio entre as companhias deverá incluir o certificado de operador aéreo da Avianca, 30 aviões e 70 autorizações de pousos e decolagens. Já as dívidas da empresa, ficarão de fora.

FÓRUM DE TURISMO

Nos próximos dias 29 e 30 de março, Natal sedia o maior evento de turismo potiguar, com o 10º Fórum de Turismo do RN e a 5ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN, no Centro de Convenções.

TURISMO DE NEGÓCIOS

Toni Sando, presidente da UNEDESTINOS, participará do Fórum com a palestra “A importância do Turismo de Negócios e Eventos para o desenvolvimento turístico do Rio Grande do Norte – estratégias e desafios”.

FRENTE EM DEFESA DO TURISMO

Em encontro com representantes do setor hoteleiro, na última quarta-feira (13), em Brasília, a frente parlamentar assumiu compromissos como o de reduzir o percentual de quartos adaptados a pessoas com deficiência.

TRABALHO

No decorrer de 2019, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo promoverá uma série de encontros com diversos segmentos do Turismo. O projeto, chamado de “FrenTur convida”, visa dar espaço dentro do Congresso Nacional para que os setores apresentem suas demandas.

Os eventos têm o objetivo de aproximar os players do Turismo com o Poder Legislativo e serão realizados conforme demanda de cada segmento.

ABIH NACIONAL

Para presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, há uma necessidade de aproximar o setor dos deputados e senadores. “Nossa intenção é mostrar a importância do segmento da hospitalidade na economia brasileira e confirmar sua força e união, uma vez que os pleitos do setor são comuns e deveriam estar no Projeto de Lei 7413/17 que atualiza a Lei Geral do Turismo”.

DESTAQUE PARA O RN

Proporcionalmente, o RN foi o Estado que mais compareceu com seus representantes ao evento. Importante para o destino, uma vez que mostra que a classe política está unida para o desenvolvimento do setor.

LEGALIZAÇÃO DOS CASSINOS EM PAUTA

Um dos temas abordados no evento foi a legalização dos cassinos em resorts integrados de lazer. O assunto é defendido pela Associação Brasileira de Resorts.

OUTRAS DEMANDAS

O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, abordou questões como as diárias fragmentadas, a flexibilização das diárias de 24 horas, a cobrança de Direitos Autorais (Ecad), além da hospedagem de crianças e adolescentes.

LEI GERAL DO TURISMO

A Lei Geral do Turismo, que aborda a independência da Embratur e será votada na próxima semana, também foi discutida. O governo propõe com a nova lei, acompanhar as novas demandas do setor, reduzir gargalos que impedem o desenvolvimento da atividade, assim como desburocratizar procedimentos, melhorar o ambiente de negócios e promover maior integração com a iniciativa privada.

ALERTA

O Ministério do Turismo alerta a população sobre uma tentativa de golpe em nome do Cadastur - Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos. O órgão orienta os prestadores de serviços turísticos a não responderem e-mails, nem abrirem anexos ou realizarem pagamentos de taxas do Cadastur, este que é totalmente GRATUITO.

 

 

15

Mar

O aplicativo criado pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) para levar comodidade, agilidade e melhoria da relação existente entre os usuários e os serviços oferecidos pelo Órgão de trânsito estadual alcançou a marca de 254 mil downloads. A ferramenta trata-se do aplicativo para smartphone denominado “Detran-RN”, que permite a acesso a várias demandas relacionadas a registro de veículos e de condutores.

O aplicativo leva de forma fácil e prática diversos tipos de serviços oferecidos pelo Detran, possibilitando que o usuário possa acessar e resolver parte de suas demandas diretamente pelo sistema, que pode ser baixado nos smartphones com sistemas operacionais Android ou iOS.  

Um ponto importante do aplicativo é a facilidade para gerar boletos digitais referentes as taxas de Licenciamento, IPVA, DPVAT e multas relacionadas a infrações de trânsito. O usuário conta com todas as informações do automóvel e pode quitar os débitos de casa mesmo, bastando ter disponível o aplicativo do seu banco.

Os serviços disponíveis no aplicativo Detran-RN vão desde agendamento online até acesso a informações relacionadas a documentação exigida para cada tipo de demanda atendida pelo Detran. Outra praticidade para o usuário são os agendamentos de vistoria veicular e o de serviços de habilitação de condutores, nesse último caso para atendimentos na unidade do Detran Natal Shopping. O processo permite que o cidadão escolha dia e horário para ser atendido, gerando dessa forma, menor tempo de espera e comodidade.

No aplicativo o usuário também tem acesso a relação de todos os serviços oferecidos pelo Detran, apontando informações úteis como a documentação exigida para a apresentação no ato da realização do serviço. O cidadão também pode cadastrar seu veículo e CNH e ter disponível no smartphone informações de infrações, impostos e taxas referentes ao automóvel, além de conseguir visualizar as informações relacionadas a sua CNH, a exemplo de pontuação, validade, consulta de exames e demais dados.

Na plataforma online do aplicativo também é possível visualizar os números de contatos do Detran e ainda tem acesso ao mapa com a localização das unidades de atendimento mais próximas do usuário.

15

Mar

Está disponível para servidores, aposentados, pensionistas e demais beneficiários incluídos na folha de pagamento do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, o comprovante de rendimentos do ano-calendário 2018, necessários para a declaração do Imposto de Renda 2019.

A declaração anual traz informações sobre rendimentos recebidos pelo servidor em 2018, incluindo os valores referentes aos salários atrasados de 2017 que foram pagos apenas em 2018. 

Para o subsecretário de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh), Ediran Teixeira, é de suma importância que o servidor (contribuinte) fique atento a essa questão, porque a Receita Federal trabalha em regime de caixa, e não de competência.  O que significa que somente devem ser considerados os rendimentos que foram efetivamente recebidos no ano anterior à declaração.

“Desse modo, àqueles servidores que, em 2018, receberam salário integral e 13º de 2017, devem considerar esses valores para fins da declaração ano-calendário 2018, de acordo com o informe de rendimentos disponibilizado pela Searh. Por outro lado, é necessário esclarecer que salários e 13º de 2018 ainda em atraso não foram computados nesse informe de rendimentos para fins de declaração do Imposto de Renda 2019”, aponta Ediran.

Caso haja alguma divergência nos dados, é imprescindível que o servidor estadual se dirija à Searh para averiguação e, caso necessário, correção dentro do prazo para declarar.

O documento está disponível para os servidores na intranet e nos sites: www.rn.gov.br e www.searh.rn.gov.br.  Caso o contribuinte (servidor ativo/inativo ou pensionista) opte pela via impressa, pode fazer a solicitação no setor de atendimento da Secretaria da Administração.

15

Mar

O projeto “Capacitação para todos” da faculdade Estácio de Natal, unidade Ponta Negra, realiza oficina preparatória para estudantes de Ensino Médio de escolas públicas que almejam se inserir no mercado de trabalho. A finalidade é levar qualificação pessoal e profissional aos participantes. Para tanto, é necessário que a escola entre em contato com a coordenação do projeto para receber as atividades programadas, que serão desenvolvidas na própria escola.

A conquista do primeiro emprego é um degrau cada vez mais desafiador na vida dos jovens brasileiros. Segundo dados do IBGE de janeiro deste ano, a taxa de desemprego para este grupo é a mais elevada, chega a 23% para aqueles que têm entre 15 e 17 anos e 13,4% entre os que têm de 18 a 24 anos. A baixa escolaridade e a falta de qualificação são os principais fatores destes resultados: o jovem que não tem instrução enfrenta mais dificuldade em conseguir uma colocação no mercado de trabalho.

Segundo Tamara Souza, coordenadora do projeto e professora do curso de Administração, o alvo prioritário da iniciativa são aqueles estudantes que não possuem condições de pagar por um curso e também aqueles em situação de vulnerabilidade social. “A oficina Empregabilidade e Mercado de Trabalho foi elaborada com foco em ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho”, explica a profissional.

Entre os temas abordados na oficina estão: visão geral do mercado de trabalho na atualidade; marketing pessoal - saber falar de si, com qualidade e verdade; postura e comportamento em processos seletivos; postura profissional dentro do ambiente de trabalho. “Todos os alunos que participarem da capacitação ao final receberão um certificado e ainda auxiliaremos na confecção do seu currículo, que será entregue impresso ao participante”, acrescenta Tamara. Para inscrição, os representantes escolares devem entrar em contato pelo email: tamara.souza@estacio.br