Comunicação, estratégia e mercado

O Blog da Juliska é um espaço para falar sobre os temas acima e ainda trazer dicas, abordar as tendências, acompanhar novidades do mundo corporativo, das mídias sociais e do mercado publicitário. Interaja comentando nos posts ou pelo e-mail juliska.azevedo@gmail.com. Conto com sua companhia!

14

Jan

A Programação de Verão da Escola da UERN – EdUCA chega a sua terceira edição e traz uma programação especial de 8 a 25 de janeiro aberta à comunidade promovendo atividades e oficinas em diferentes áreas.

São 685 vagas disponíveis em mais de 20 oficinas que são oferecidas nas modalidades de Teatro, Atividades físicas, Música, Jogos e Recreação e Inclusão digital para crianças, jovens e adultos nos turnos manhã e tarde, de segunda a sexta-feira.

São 30 vagas para a colônia de férias para crianças de 6 a 12 anos, além de oficinas de Lutas, Xadrez, Taekwondo, Coral e de Teatro para crianças, jovens e adultos. Teremos também Aula de alongamento, Ginástica funcional e Dança mix todos os dias.

A inscrição e a programação completa com os cursos oferecidos, as datas e vagas está disponível na página: natal.uern.br e para participar basta fazer a inscrição on-line e doar um kit de material de limpeza que visa contribuir com a manutenção das ações institucionais. A entrega desse material deve ser feita no 1º dia de aula.

A professora Irene van de Berg, coordenadora da EdUCA, acrescenta que a cada ano o evento se amplia e conquista novos públicos. A programação desta edição foi pensada no intuito de oferecer lazer diversificado e de qualidade à comunidade em momento de férias. “O lazer é um direito e a UERN promove isso reforçando seu compromisso social com a comunidade potiguar”.

Veja a programação AQUI

14

Jan

O reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Pedro Fernandes Ribeiro Neto, considerando o Ad-Referendum nº 001/2019, de 10 de janeiro de 2019, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE -, torna público Edital do Processo Seletivo de Vagas Iniciais – PSVI – dos cursos regulares de graduação, na modalidade presencial, para o ano letivo 2019.

O acesso aos cursos de graduação da UERN, para preenchimento de vagas iniciais, far-se-á por intermédio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), referente ao ano de 2018; considerando-se, ainda, os pesos e as notas mínimas (ponto de corte) exigidos pelo curso em cada uma das provas do ENEM/SiSU.

São ofertadas para o ano letivo de 2019 da UERN 2.424 (duas mil quatrocentos e vinte e quatro) vagas nos cursos regulares de graduação, na modalidade presencial.

As vagas ofertadas no Processo Seletivo de Vagas Iniciais serão distribuídas nas seguintes categorias e seus respectivos percentuais: Cota Social, destinada a candidatos egressos da rede pública de ensino, na proporção de 50% do total de vagas, conforme prevê a Lei Estadual nº 8.258/2002; Cota para Pessoas com Deficiência, na proporção de 5% do total de vagas, conforme prevê a Lei Estadual nº 9.696/2013: Não Cotista, candidatos não pertencentes a Cota Social ou a Cota para Pessoas com Deficiência, na proporção de 45% do total de vagas.

A inscrição do candidato será realizada exclusivamente por meio do acesso do candidato à Plataforma do SiSU (http://sisu.mec.gov.br), no período de 22 de janeiro de 2019 até as 23h59 do dia 25 de janeiro de 2019, observado o horário oficial de Brasília (DF).

Mais informações neste EDITAL

14

Jan

O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), abriu inscrições para a vaga de pesquisador do Projeto de Pesquisa Aplicada para Integração Inteligente orientada ao fortalecimento das redes de atenção para resposta rápida à sífilis. O candidato atuará na cooperação técnica e de pesquisa em âmbito internacional com ênfase na área tecnológica do Projeto.

As inscrições vão até a próxima terça-feira, 15 de janeiro, e deverão ser feitas através do site do Laboratório neste link. Para concorrer, o candidato deve ser doutor há no mínimo cinco anos, ter pelo menos seis meses de experiência como pesquisador em projeto de pesquisa de âmbito internacional e seis meses de experiência na área de gestão no setor privado. Também é desejável que o candidato seja fluente em inglês e português.

Os candidatos aprovados no processo seletivo comporão uma lista de cadastro de reserva, sendo então convocados conforme a disponibilidade de eventuais vagas e a validade do certame. O edital completo pode ser conferido aqui.

14

Jan

Estudo de pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos (EUA), mostrou relações entre o uso de redes sociais, mais especificamente o Facebook, e o comportamento de pessoas viciadas. A pesquisa foi divulgada no Periódico de Vícios Comportamentais.

Segundo os autores, a lógica de oferta de “recompensas” por esses sites e aplicativos dificulta a tomada de decisões e estimula atitudes de retorno contínuo ao uso do sistema, assim como no caso de outras desordens ou de consumo de substâncias tóxicas.

De acordo com os pesquisadores, os estudos sustentam um paralelo entre usuários com grande tempo dispendido em redes sociais “e indivíduos com uso de substâncias [drogas] e desordens decorrentes do vício”. O excesso de redes sociais afetaria a capacidade de julgamento das pessoas no momento de escolhas mais benéficas.

“Nossos resultados demonstram que um uso mais severo de sites de redes sociais é associado com maior deficiência na tomada de decisões. Em particular, nossos resultados indicam que usuários em excesso de sites de redes sociais podem tomar decisões mais arriscadas”, dizem os autores.

Escala

O estudo aplicou uma escala utilizada para medir níveis de vício no facebook (Bergen Facebook Addiction Scale), problemas na tomada de decisões e propensão a depressão em 71 pessoas em uma universidade alemã. A amostra, portanto, é importante para cuidados no momento de generalizar os resultados para o conjunto da sociedade, mas não inviabiliza as conclusões importantes da análise.

As pessoas com maior intensidade de uso de facebook foram as que tiveram pior desempenho no teste de lógica de tomada de decisões (reconhecer escolhas que, no conjunto, trariam mais benefícios e menos prejuízos para si).

“Nossas descobertas implicam que os usuários em excesso de sites de redes sociais estão considerando mais os efeitos potencialmente positivos de suas decisões do que os efeitos potencialmente negativos”, afirmam os pesquisadores no estudo.

Uso disseminado

O facebook é utilizado por aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas no mundo, sendo a maior rede social do planeta. A empresa ainda controla outros sites de aplicativos semelhantes no topo do ranking desse mercado, como whatsapp, instagram e facebook messenger.

Pesquisa do site especializado em tecnologia Quartz indicou que grande parcela dos entrevistados (mais da metade no Brasil) acreditava que a onternet se resumia ao facebook.

Levantamento de um dos mais renomados centros de pesquisa sobre internet do mundo (Pew Internet Research), publicado no ano passado, mostrou preocupação de adolescentes e pais com o tempo gasto em redes sociais. Outro estudo de pesquisadores da Universidade de San Diego sugeriu relação entre tempo de aplicações em computadores e videogames e queda no bem-estar de jovens.

Com informações da Agência Brasil

12

Jan

Mensagem de inclusão importam e comovem nos mais diversos lugares, especialmente quando são resultado de uma mistura de solidariedade com ousadia - e acabam por resultar em uma boa jogada de marketing. A prova é do enorme engajamento provocado por uma loja na Inglaterra que encantou clientes e internautas pelo mundo afora ao colocar um manequim com vestido de noiva em uma cadeira de rodas. Inclusão importa em todos os lugares.

Na imagem, um manequim com vestido branco, sapatos brilhantes e colar estava sentado, de pernas cruzadas, em uma cadeira de rodas decorada com grama, aparentemente sintética. "A nova loja de noivas da cidade tem uma cadeira de rodas com um manequim e isso não deveria ser animador, mas é a primeira vez que eu vejo a deficiência física retratada em uma vitrine", escreveu Beth, uma das internautas que se comoveu com a ideia.

A loja em questão é a The White Collection que, na rede social, disse estar "encantada" com o retorno positivo da vitrine ao compartilhar a repercussão do caso. A ideia da loja na Inglaterra inspirou outras pessoas compartilharam fotos delas mesmas em cadeiras de rodas ou de estabelecimentos que tiveram iniciativa semelhante.

 

 

12

Jan

Aplicativo visa oferecer praticidade e agilidade na gestão de venda de ingressos

Focada em venda de ingressos online, a Outgo é um dos maiores marketplaces do Rio Grande do Norte, tendo movimentado mais de 25 milhões de reais em vendas em quatro anos de atividade. Iniciou a atuação em 2014, alcançou clientes em 14 estados do Brasil e passou por diversos momentos de renovação. Em 2019, a Outgo chega a uma nova fase, iniciando o ano com o lançamento de uma plataforma inédita na América Latina.

Desenvolvido em formato de aplicativo mobile, o novo produto chega ao mercado para responder ao objetivo de levar praticidade e agilidade à rotina sobrecarregada dos produtores de eventos, principais clientes da marca. O novo app oferece soluções que permitem, aos produtores, o gerenciamento de seus eventos e venda de ingressos com inovação, desburocratização e instantaneidade, reduzindo a necessidade de lidar com mais um fornecedor intermediário. 

Destacando-se como uma empresa antenada e descontraída, a Outgo se prepara, desde o final de 2018, para abranger todo o mercado brasileiro, através da remodelação de site e redes sociais, criação de um mascote – o Otto, e lançamento de um novo produto de atuação nacional. 

Para dar início à nova jornada que pretende transformar o mercado nacional de eventos, a Outgo realiza um evento para convidados que marca o lançamento da nova plataforma e acontece no dia 17 de janeiro, no prédio do SEBRAE/RN.

 

12

Jan

A recuperação de barragens é uma das prioridades do Governo do Estado neste início de ano. A do Apanha Peixe, em Caraúbas, com capacidade para até 10 milhões de metros cúbicos de água, é uma das estruturas que será recuperada por meio do projeto Governo Cidadão e Banco Mundial. Mesmo sem ainda ter assumido oficialmente a pasta de Gestão de Projetos, o deputado Fernando Mineiro articulou uma série de reuniões esta semana para agilizar a homologação do processo licitatório da Apanha Peixe, concluído em dezembro. A preocupação é iniciar as obras antes que o inverno chegue e comprometa ainda mais a estrutura da barragem.

Uma das reuniões capitaneadas pelo deputado foi com o titular da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), João Maria Cavalcanti. A partir deste encontro e de contato telefônico com o prefeito Juninho, foram discutidas as providências iniciais e acertada a visita de uma equipe técnica da Semarh e projeto Governo Cidadão a Caraúbas, nesta próxima semana, para verificar in loco a situação da barragem. Na ocasião, a referida equipe vai reunir-se com o chefe do executivo daquele município. Para dar adiantamento, ontem mesmo (11), o articulador territorial do Governo Cidadão, Teófilo Fernandes, visitou a estrutura para ver a real situação.

"Nossa preocupação e da governadora Fátima é resolver certos entraves comuns a alguns processos de licitação que estão em curso. No caso da Apanha Peixe, nossa prioridade agora é analisar as razões da não homologação da licitação concluída em dezembro e encontrar a solução para esse problema o quanto antes, disse Mineiro.

As obras da Apanha Peixe estão orçadas em R$ 9,1 milhões e contam com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial. O objetivo principal do investimento é recuperar a estrutura da barragem e garantir segurança para quando o reservatório estiver cheio, que nunca passou por uma manutenção em sua história recente.

11

Jan

A 7ª edição da pesquisa Agency Scope, apresentado no final do ano passado pela espanhola Scopen (ex-Grupo Consultores) às agências que o adquiriram, ouviu 376 executivos de marketing e 42 profissionais de compras de anunciantes, de maio a setembro de 2018. Isso permitiu a avaliação de 231 relações entre clientes e agências digitais – há empresas que lidam com mais de uma parceira. Do total de entrevistados, 157 avaliaram uma ou mais relações de suas empresas e marcas com agências digitais. A avaliação das agências integradas de publicidade foi publicada pelo Portal Meio & Mensagem no início de dezembro.

A pesquisa revelou que na divisão do orçamento de comunicação das marcas, houve considerável aumento da fatia digital, de 29,1% há dois anos para 38,7%. Enquanto isso, a participação da publicidade off-line, caiu de 46,3% para 41,9%; e as ações promocionais, também perderam terreno, de 24,6% para 19,4%. “De todos os países nos quais pesquisamos, o Brasil é o segundo no ranking do investimento digital, atrás apenas da China, onde esse percentual é de 42,6%”, frisam os pesquisadores. Entretanto, 44% dos anunciantes entrevistados preferem ter uma relação direta com as plataformas digitais (como Google, Facebook e Twitter), enquanto 53% dizem preferir que essa relação seja intermediada pelas agências.

Relacionamentos com agências digitais ainda são mais curtos

A média de tempo de relacionamento entre os anunciantes e as agências digitais é de 3,4 anos, índice que se mantém estável na comparação com 2016 mas é menor que os alcançados pelas agências integradas de publicidade (5,1 anos) e pelas de live marketing (3,5 anos). Os clientes atribuem média de 58,6% do crescimento de seu negócio às agências digitais – um índice acima do alcançado pelas integradas de publicidade (57,7%) e pelas de live marketing (50,5%).

Outro dado a ser ressaltado é o aumento na intenção de troca de agências digitais pelos clientes. Em 2016, este índice era de 14,4%, mas agora subiu para 20% (em relação às de publicidade e de live, esse índice é de pouco mais de 15%). Quando questionamos sobre os motivos desta possível troca de agências digitais, os anunciantes apontam a relação desgastada, em primeiro lugar, e os problemas com a implementação e execução dos projetos, em segundo.

Com informações do Portal Meio & Mensagem. 

11

Jan

O YouTube enviou mensagem por e-mail aos usuários de contas na plataforma para informar sobre a atualização que deve impactar sobre a forma de compartilhar conteúdo na plataforma. De acordo com o aviso da rede social, após 31 de janeiro, a funcionalidade para postar automaticamente a atividade do YouTube (envios, vídeos com marcações "Gostei" etc.) no Twitter e no Google+ não estará mais disponível.

“Descobrimos que compartilhar essas ações com uma mensagem personalizada (em vez de com postagens geradas automaticamente) oferece uma experiência melhor ao criador de conteúdo e aos seguidores dele nas redes sociais”, afirma o YouTube em sua mensagem aos usuários.

A rede social de vídeos esclarece ainda como será possível compartilhar vídeos nas plataformas citadas. “Na página de exibição em qualquer dispositivo: clique em Compartilhar, depois clique no ícone da rede social”, e orienta os usuários a conferirem o artigo explicativo na Central de Ajuda do YouTube. 

11

Jan

Os musicais potiguares ‘Bye Bye, Natal’ e ‘Sapiens e a Ciranda do Infinito’, ambos dirigidos pela diretora cênica, Diana Fontes, estão indicados no Prêmio Brasil Musical na categoria ‘Musical Nordeste’.

O prêmio dedicado ao teatro musical brasileiro tem o intuito de premiar, em 27 categorias, o suprassumo do teatro musical brasileiro em âmbito nacional. Os espetáculos musicais indicados são aqueles que estrearam entre janeiro e dezembro de 2018. Os indicados foram anunciados esta semana e a lista de vencedores sai dia  31 de janeiro.

Bye Bye, Natal de autoria de Racine Santos e Danilo Guanais fala sobre a história de Natal durante a Segunda Guerra Mundial, os romances, os blackouts, os bailes, o Grande Hotel, o Cabaré de Maria Boa e a presença dos militares americanos na cidade. A produção foi contemplada no Edital de Economia Criativa do Sebrae-RN.

Já ‘Sapiens E a ciranda do Infinito’ é de autoria de Danilo Guanais e celebra os 60 anos da UFRN.No roteiro de SAPIENS, Augusto Severo questiona os aspectos da aquisição do conhecimento pelo homem, sendo visitado por personagens ilustres como: Leonardo da Vinci, Câmara Cascudo, Cora Coralina e Maria da Fé que fazem uma análise das ambiguidades do saber. A produção contou com patrocínio da UFRN.

Indicados na mesma categoria das produções potiguares estão os musicais: Ceará Show, Goodspell, Mamma Mia e Peixe Grande.