Aqui você encontra comunicação, educação, tecnologia, mundo corporativo, entrevistas, mídias sociais e cultura

Fale com a gente pelo e-mail blogdajuliska.news@gmail.com e nos siga no Instagram @blogdajuliska.

27

Jan

Acontece no próximo dia 29 de janeiro, na Casa da Indústria, a palestra “As reformas que estão mudando o Brasil”, com secretário especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, a partir das 10h, no auditório Albano Franco. A inscrição pode ser realizada através do e-mail eventos@fiern.org.br. As vagas são limitadas. O evento é uma realização da FIERN, Fetronor, Fecomércio e Faern/Senar.

27

Jan

O Colégio Porto deu a largada hoje (27/01) em uma nova proposta educacional para o RN, que une a melhor equipe de professores e uma metodologia focada no desenvolvimento estudantil e do potencial para a superação de desafios. A recepção das cinco turmas do Ensino Médio que inauguram a escola contou com a presença dos quatro sócios-diretores: Paulo de Paula, André Cury, Eduardo Bezerra e Marcelo Freitas.

“Estamos muito felizes com a alegria dos pais e alunos. É uma jornada nova que começa para todos nós. Para mim, além de tudo, é um momento especial que vivi em 35 anos como educador e volto a viver com o Colégio Porto. Esse contato com os alunos nos traz uma energia muito boa”, descreveu Paulo de Paula, ao cumprimentar pais e estudantes. Na chegada para o primeiro dia de aula, os alunos foram recebidos com música e encontraram instalações novas e modernas, salas de aula confortáveis, uma equipe de professores altamente qualificada e material didático diferenciado.

Confiança

O aluno Fernando Pinheiro está na 3ª série e pretende tentar uma vaga em Medicina. Para ele, o Colégio Porto oferece uma metodologia totalmente nova. “A tecnologia e a equipe me chamaram muito a atenção. Me senti muito acolhido e espero um ótimo ano! Estou apostando e confio no Colégio Porto”, declarou.

A aluna Ester Maria, da 2ª série, escolheu o Porto “pela equipe reconhecida e a proposta de uma educação diferenciada”. Seu colega de turma, Igor Câmara, apostou na abordagem e didática novas que o Porto oferece. “Isso vai nos proporcionar oportunidades de tentar outras novas universidades”, avalia. Na visita às cinco turmas de Ensino Médio que dão a largada no Colégio Porto - duas de 1ª e 2ª séries e uma de 3ª série - o professor André Cury, diretor acadêmico, disse que a equipe vai trabalhar em conjunto para fazer dos próximos anos “os melhores anos escolares” deles.

“Vocês escolheram o Porto mas nós também escolhemos vocês. Queríamos alunos focados, determinados, com objetivos. Acreditamos demais no potencial de cada um”, destacou o professor, acrescentando que os alunos contarão com um suporte diferenciado, inclusive para a definição de rotinas de estudos. Juntos dos sócios-diretores, a diretora pedagógica Ana Cristina também visitou as salas de aula com sua mensagem de boas-vindas.

27

Jan

“Desenvolvimento Sustentável: o presente do nosso futuro”, tema integrador do Colégio CEI Romualdo e do Espaço Infantil Primeiros Passos para 2020, norteia a Semana Pedagógica aberta nesta segunda-feira, 27, envolvendo professores e corpo administrativo das escolas.

A programação foi aberta com a Feira de Sustentabilidade Potiguar e Vivências, em que foram apresentadas iniciativas desenvolvidas na área de sustentabilidade por cooperativas, organizações não governamentais e projetos sociais.

“Nós convidamos vários grupos que desenvolvem trabalhos de conscientização ambiental para interagir com os professores e toda equipe da escola, para que possam ser inspiradores aos alunos e o conhecimento seja multiplicado”, destacou a diretora pedagógica do CEI Romualdo, Cristine Rosado. Foram apresentados projetos de sustentabilidade aquática, limpeza, arquitetura sustentável, energias renováveis, entre outros. No primeiro dia ainda houve palestra com Luísa Medeiros, da UFRN.

Nesta terça-feira, 28, haverá palestra com Francisco Irochima sobre “As inovações e as habilidades necessárias para estar inserido no mercado de trabalho no século XXI”, a partir das 8h e momentos de reflexão sobre práticas tecnológicas

27

Jan

O Centro Cultural Trampolim da Vitória, localizado nas dependências do antigo Aeroporto Augusto Severo, será aberto oficialmente para o público em geral nesta terça-feira (28). A data é a mesma do histórico encontro entre o presidente Getúlio Vargas e o presidente dos Estados Unidos Franklin Delano Roosevelt, as margens do Rio Potengi, em 1943, fato que ficou conhecido como Conferência do Potengi.

A programação terá início às 15h no Museu da Rampa, em Natal, de onde saíra um comboio com dois atores caracterizados como os personagens da época, seguido de autoridades e personalidades do setor cultural e turístico. O comboio percorrerá a Avenida Duque de Caxias, até o Grande Hotel, na Ribeira. De lá o percurso se estenderá pela Avenida Gustavo Cordeiro de Farias, seguindo pela Hermes da Fonseca, Avenida Salgado Filho, BR-101, até chegar ao Centro Cultural.

De acordo com Paulo Junzo, diretor geral do Centro, reviver esse histórico encontro é muito simbólico visto que o Centro cultural tem como proposta remontar o período da segunda guerra e a influência que a passagem dos americanos exerceu para a história do município.

Para o prefeito Rosano Taveira a programação marca oficialmente a abertura do espaço para que a população, turistas e demais visitantes possam ver de perto o resultado de muito trabalho e esforço. “Estamos colocando de volta na história de Parnamirim um equipamento que a cidade perdeu, tanto de forma econômica como cultural. Quando perdemos o aeroporto, foi-se uma parte nossa, e todo parnamirinense sabe do que estou falando”, destacou o prefeito.

Para comemorar a abertura para a população, o Centro Cultural terá a visitação de forma totalmente gratuita ao longo do primeiro mês. O Centro Cultural funciona no horário das 9h 17h.

27

Jan

Instituição sem fins lucrativos que atende crianças de 2 a 10 anos, em formato de creche, no município de Macaiba, o Lar Celeste virou um canteiro de obras. A fundação ganhará uma nova estrutura com a ação de arquitetos, design de interiores, engenheiros e paisagistas de Natal que fazem parte do projeto Elos. O grupo solidário, coordenado pelas arquitetas Mara Lorena, Juliana Maia e Larissa Magalhães, foi responsável pela reforma do Juvino Barreto e humanização do Hospital Infantil Varela Santiago.

O Elos Arquitetura Social tem em seu propósito reformar estrutura física de instituições que dão apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade. Dessa vez a instituição beneficiada será o Lar Celeste que atende aproximadamente 60 crianças, com o objetivo de contribuir com o crescimento e desenvolvimento delas e o fortalecimento dos vínculos familiares. Entre as suas atividades estão reforço escolar, refeições, apoio psicossocial, aulas de música e inglês. A reforma começou no dia 07 de janeiro. Mais de 15 ambientes da casa passarão por intervenções. Os profissionais prometem concluir as obras até o final do mês de fevereiro. Mais informações e contato através do perfil no instagram: @elossocial.

27

Jan

No próximo dia 31 de janeiro estará aberto o período para solicitação de matrículas dos novos alunos para o ano letivo de 2020 na rede estadual de ensino. As inscrições seguirão abertas até o dia 10 de fevereiro e devem ser realizadas por meio do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc), ou pelo aplicativo Matrícula Escolar RN. 

Esta trata-se da última etapa do Calendário de Matrículas 2020, que foi divulgado pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) em novembro do ano passado, e destina-se exclusivamente aos estudantes que ingressarão como novos alunos na rede estadual. “Para o ano letivo de 2020 ampliamos a oferta de vagas na rede estadual, chegando a cerca de 300 mil, para garantir vagas a todos que desejarem ingressar na rede estadual”, explica Getúlio Marques, secretário de estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN.

As inscrições devem ser feitas na aba “Matricule-se”, no portal do SIGEduc, na qual o aluno ou seus responsáveis devem selecionar o município, série e escola na qual desejam realizar a matrícula. Caso seja realizada pelo aplicativo Matrícula Escolar RN, o passo a passo da matrícula estará disponível na interface do app, disponível na plataforma Google Play.

Feito o cadastro, os interessados têm um prazo de três dias para efetivar a matrícula, apresentando presencialmente, na escola selecionada no ato da matrícula, os documentos informados no momento da inscrição. 

Caso o estudante ou responsável não consiga fazer a matrícula através dessas plataformas, o interessado pode ir na própria escola ou até a sede da Diretoria Regional de Educação e Cultura (Direc) à qual a escola pertence. A SEEC também realiza atendimento na Central de Matrículas, localizada no andar térreo da Secretaria de Educação, no Centro Administrativo do Estado, em Natal. O atendimento é das 8h às 13h, de segunda a sexta.

Outros períodos 

Além da matrícula para os novos alunos, atualmente estão abertos o “Período para renovação de matrículas”, cujo prazo segue até o dia 14 de fevereiro e no qual é realizada a reiteração das matrículas dos alunos veteranos da rede estadual de ensino e o “Período para transferência”, que segue aberto hoje (24) destina-se aqueles estudantes que desejam ou precisam migrar para escolas estaduais. O resultado deste processo será divulgado no dia 27 de janeiro.

27

Jan

O projeto de extensão UERN Ação está com matrículas abertas para oficinas nas áreas de teatro infantil, flauta doce, coral infantil, flauta pífaro, violão infantil, violão adulto, xadrez, ping pong, kung fu e produção de documentários com uso do celular.

As matrículas devem ser realizadas na forma presencial, por ordem de chegada, entre os dias 24 e 31 de janeiro, das 8h às 11h e das 14h às 17h, nos respectivos polos onde o interessado deseja realizar suas oficinas. As aulas terão início a partir de 10 de fevereiro de 2020. Mais detalhes sobre as atividades e as inscrições podem ser acessados no EDITAL.

Sobre o projeto

O “UERN Ação: arte, esporte e educação” trata-se da ampliação do Projeto ExtensArte, realizado desde o ano de 2018 pela Pró-Reitoria de Extensão, em parceria com o Projeto Esperança, da Paróquia de São José. Inicialmente, o projeto contava com a realização de atividades nas áreas de teatro, dança e música e que eram realizadas na sede do projeto, localizado no bairro Paredões. Após um ano de atividades, a ação foi ampliada para outro polo, que se encontra localizado no bairro Santa Helena.

Atualmente, o UERN Ação conta com as seguintes ações, com atividades realizadas nos dois polos: teatro infantil, flauta doce, coral infantil, flauta pífaro, violão infantil, violão adulto, xadrez, ping pong, kung fu e produção de documentários com uso do celular. São parceiros do projeto: Projeto Esperança Lar Pe. Guido Tonelloto; Projeto Xadrez como arte, esporte e ciências nas escolas de Mossoró e HiperDocs.

27

Jan

O núcleo penitenciário do programa Motyrum Penitenciário, organizador da Revista Transgressões, anuncia prazo para submissão de trabalhos para a publicação da 14ª edição, volume 8, n. 1. Ainda que o fluxo para inscrever as produções científicas ou artísticas seja contínuo, só serão aceitos trabalhos até o dia 21 de fevereiro.

São aceitos pela revista artigos científicos, poesias e resenhas críticas (literárias, musicais, cinematográficas e de séries), de acordo com os critérios estabelecidos no edital de submissões. O tema das produções deve tratar sobre Criminalidade e Segurança Pública: a atuação das instituições não estatais. Outras exigências do edital dizem respeito à priorização de trabalhos inéditos e permissão de submeter trabalhos em outros idiomas.

Sobre a relevância do tema, o núcleo penitenciário do Motyrum atenta para o “surgimento de instituições não estatais que trabalham a temática da criminalidade e da segurança pública, tanto por meio de medidas estratégicas de redução da criminalidade […] quanto por instituições criminógenas, como as facções criminosas, que espalham-se com rapidez por todo o território brasileiro”.

O objetivo da revista é pôr em discussão temas relacionados às ciências criminais, incentivando o reconhecimento dos direitos humanos, temática em que o coletivo Motyrum Penitenciário promove educação popular. De acordo com o coletivo, “Nos diálogos [das aulas], há oportunidade de desenvolver autoconsciência, reconhecimento de direitos e garantias, […] protagonismo social, com especial destaque para os indivíduos ligados ao sistema prisional, a exemplo dos apenados(as), seus familiares, agentes penitenciários, magistrados e pesquisadores.

O periódico Transgressões faz parte do conjunto de periódicos científicos editados na UFRN. A revista disponibiliza seu email para sanar possíveis dúvidas: transgressoes.revista@gmail.com.

27

Jan

Conhecido como “Terra do Sal” pelo grande volume de sal marinho que produz, o município de Areia Branca dá um novo passo na direção do desenvolvimento local ao implantar o projeto Cidade Empreendedora, executado no estado pelo Sebrae-RN. Com a adesão ao projeto Cidade Empreendedora serão implantadas políticas de desenvolvimento no município por meio de vários eixos, como a desburocratização, incremento das compras governamentais, ações de sustentabilidade, implantação da educação empreendedora, maior incremento na Sala do Empreendedor, além de um plano de desenvolvimento econômico e planejamento estratégico para a gestão municipal.

Na última quinta-feira (23), 250 servidores e secretários municipais participaram de dois seminários de sensibilização no Hotel Costa Atlântico, visando conhecer todas as etapas do projeto. As capacitações tiveram como destaque a palestra mágica da empresa paulista Ilusion, apresentada pelos ilusionistas Henry Vargas e Klauss Duraes. Os empresários e sócios da Ilusion explicam que é essencial acreditar na mudança para transformar a realidade local e que é impossível ficar indiferente as transformações ocorridas nos últimos tempos. Ao contrário, é essencial assumir a liderança, porque a melhor maneira de se manter preparado, é estar atualizado e antecipar-se às mudanças.

Do lançamento oficial do projeto, ocorrido à noite no mesmo hotel, participaram além da prefeita Iraneide Rebouças e das equipes da prefeitura e do Sebrae, vários empresários e convidados da sociedade local, totalizando 200 participantes. Para o diretor de Operações do Sebrae do Rio Grande do Norte, Marcelo Saldanha Toscano, o projeto Cidade Empreendedora, que chega ao terceiro município do estado – os primeiros foram Extremoz e São Gonçalo – será um divisor de águas para a política de desenvolvimento de Areia Branca. “O projeto potencializa o trabalho em prol do desenvolvimento municipal, mobilizando além dos servidores púbicos, os empresários e a própria população”, explica Toscano, que estava acompanhado do gerente do Escritório Regional do Oeste, em Mossoró, Paulo Miranda.

Potencial turístico

A expectativa da prefeita de Areia Branca, Iraneide Rebouças, é que o “Cidade Empreendedora” seja um marco não apenas no desenvolvimento local, mas “na transformação da realidade da nossa sociedade, a partir do conhecimento e serviços que o projeto traz e compartilha”. A chefe do Executivo Municipal enfatiza que na atualidade nenhum lugar ou mesmo empreendimento consegue avançar sem planejamento, organização e compromisso com as mudanças. “O Cidade Empreendedora é um passo decisivo para atingirmos as nossas metas”, afirma.

A gerente de Políticas Públicas do Sebrae-RN, Honorina Eugênia Medeiros, que apresentou os eixos a serem trabalhados pelo projeto, enfatiza que é essencial o engajamento de todos - poder público, empresários e população – buscando transformar o ambiente econômico e social do município, que tem um grande potencial turístico e produtivo, sobretudo na produção de sal marinho e pescado. O secretário de Asistência Social de Areia Branca, Francisco Jânio Figueira, participou ativamente dos dois seminários e do lançamento oficial, juntamente com a equipe da secretaria.

Localizado na região da Costa Branca, litoral norte do estado, o município é conhecido por seus atrativos turísticos, composto por praias paradisíacas, dunas e falésias, além de uma área territorial predominantemente de sertão, desenhando uma das mais ricas e diversificadas formações geográficas do estado. Distante 330 quilômetros de Natal, Areia Branca tem a Ponta do Mel, um lugar onde ocorre o encontro inusitado do sertão com o mar. Por se encontrar na foz dos rios Mossoró, Apodi-Mossoró e Iyypanin, os quais se intercedem nos extremos da cidade e, juntamente ao Oceano Atlântico, Areia Branca é considerada uma ilha.

Durante o lançamento do Projeto Cidade Empreendedora, o secretário municipal de Turismo, Daniel Araújo, fez uma apresentação das ações de fortalecimento da atividade turística da chamada “Princesa da Costa Branca”, cidade que esbanja sol, beleza e muitos atrativos. Em seguida a equipe da Cultura municipal lançou o famoso carnaval de Areia Branca com uma extensa programação, que movimentará toda a economia do município em fevereiro próximo, durante a folia de Momo.

27

Jan

Um recente relatório feito pela Izea, empresa que conecta profissionais de marketing e influenciadores digitais (e publicado pelo Business Insider), estudou os valores negociados através da plataforma da empresa para posts patrocinados nas redes sociais entre 2014 e 2019. O resultado aponta que as mulheres dominam o setor de influenciadores digitais, um mercado que deve chegar a US$ 15 bilhões em 2022, mas, ainda assim, são os homens quem ganham mais por cada conteúdo patrocinado.

Segundo a Izea, nos últimos 5 anos as mulheres dominaram a indústria de influenciadores e alcançaram uma média de 87% de todo o negócio. Mas, dentro do mesmo período, as mulheres receberam 45% menos do que os homens por post em todas as plataformas sociais, incluindo Facebook, YouTube, Instagram e blogs em geral, diz o relatório.

O documento apresenta a diferença de valores nos posts patrocinados assim:

2014

  • Homens: US$ 69,00
  • Mulheres: US$ 75,00

2015

  • Homens: US$ 290,00
  • Mulheres: US$ 143,00

2016

  • Homens: $ 583,00
  • Mulheres: $ 299,00

2017

  • Homens: US$ 1,411,00
  • Mulheres: $ 753,00

2018

  • Homens: $ 1,384,00
  • Mulheres: $ 926,00

2019

  • Homens: US$ 2,152,00
  • Mulheres: US$ 1,138,00

A empresa ressalta que seus dados abrangem milhares de negócios e “dezenas de milhares de influenciadores”, desde microinfluenciadores até celebridades e, portanto, o relatório pode ser considerado um recorte sobre o panorama geral da atual relação marketing digital e influenciadores: “O marketing de influenciadores começou com ‘mamães blogueiras’ há mais de uma década e as mulheres ainda dominam o cenário hoje”, diz Ted Murphy, CEO da Izea.

Por ser um grande nicho de influenciadores digitais, a empresa também analisou especificamente as taxas médias pagas por gênero para conteúdo patrocinado no Instagram. Em 2019, o valor médio pago aos homens foi de cerca de US$ 2.365,00 e, para as mulheres, a taxa média foi de US$ 1.519,00, de acordo com o relatório.

No geral, a diferença de valores pagos por gênero em posts do Instagram ficou assim:

2014

  • Homens: US$ 141,00
  • Mulheres: US$ 133,00

2015

  • Homens: US$ 1,337,00
  • Mulheres: US$ 248,00

2016

  • Homens: Us$ 1,689,00
  • Mulheres: US$ 692,00

2017

  • Homens: US$ 1.670,00
  • Mulheres: US$ 1,046,00

2018

  • Masculino: US$ 1,333,00
  • Mulher: US$ 1.101,00

2019

  • Homens: US$ 2,365,00
  • Mulheres: US$ 1.519,00

Para Murphy, a explicação pela discrepância dos valores de conteúdos patrocinados entre homens e mulheres é uma questão de “oferta e demanda: “O grande volume de influenciadores do sexo feminino que disputam o dinheiro da marca reduz sua alavancagem de preços em comparação com os homens. A escassez e a demanda aumentam o preço e, infelizmente, parecem estar trabalhando contra as influenciadoras, particularmente aquelas que se identificam como caucasianas”, diz.

Fonte: B9, disponível em: https://www.b9.com.br/120377/mesmo-com-mulheres-dominando-o-setor-marcas-pagam-mais-para-homens-em-posts-patrocinados-na-redes-sociais/