Comunicação, educação, mercado e turismo!

Um blog diferente, com a marca da credibilidade, que traz tendências, novidades do mundo corporativo, do universo da tecnologia e mídias sociais, do setor de educação e do mercado publicitário. E como ninguém é de ferro, tem ainda lazer, cultura e turismo! Fale com a gente pelo e-mail blogdajuliska.news@gmail.com. Nos siga no Instagram e Facebook: @blogdajuliska.

16

Jul

Estrelas das redes sociais vão entrar em campo para mostrar que também são boas de bola. A Paris Saint-Germain Academy Natal, escola oficial de futebol do clube francês na capital potiguar, realiza na próxima sexta-feira (19), a partir das 16h, o “Jogo das Influencers”, com as influenciadoras digitais potiguares que têm mais destaque no mundo digital no Rio Grande do Norte. A entrada para o público é gratuita.

A partida comemorativa pretende mostrar que o futebol feminino quebrou diversas barreiras no mundo esportivo e influencia cada vez mais na formação cidadã das meninas. Com isso, a ideia é partilhar experiências entre as influencers e as alunas da turma feminina da PSG Academy Natal, que também estarão em campo.

O time das influencers terá a presença da jornalista Andréia Freitas; das nutricionistas Carol Cortez e Juliana Bezerra; da personal trainer Leila Maia; da modelo Lorenna Brasil; da advogada Luciana Dias; da empresária Marcelinha Nogueira; da designer de moda Nathi Faria; da apresentadora de TV Priscilla Freire; e da publicitária Raquel Louvain.

16

Jul

O saldo do emprego celetista no Rio Grande do Norte está negativo, segundo os últimos dados divulgados em maio pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Porém, ao mesmo tempo que o estado fecha com menos 496 empregos em relação ao mesmo período de 2018, o número de microempreendedores individuais cresceu consideravelmente e, de maio de 2018 para maio de 2019, novos 16.639 MEI’s surgiram no RN.

“O crescimento de abertura de MEI's reflete uma necessidade das pessoas a se adequarem ao momento econômico, utilizando o conhecimento adquirido com seus trabalhos para empreender em uma nova oportunidade”, analisa Daniel Carvalho, contador e sócio da Rui Cadete Consultores.

Essa mudança no cenário do mercado aponta a movimentação dos fluxos de trabalho, principalmente após a reforma trabalhista. “A reforma trouxe essa flexibilidade para as empresas, com isso está aumentando esse tipo de relação de trabalho, como a terceirização, trazendo vantagens, em vários casos, para ambas as partes”, aponta o especialista.

Adequar-se a essa realidade é, portanto, essencial para quem quer se manter dentro do mercado. Muitas das empresas optam pela contratação via pessoa jurídica e, atualmente, a forma mais fácil de adquirir esse status é tornando-se Microempreendedor Individual. Essa transição de empregado para prestador de serviços traz benefícios ao novo empreendedor, como flexibilização do horário de trabalho, menor burocracia e possibilidade de trabalhar com mais de uma empresa.

Apesar das facilidades, as empresas que pretendem apostar neste tipo de contratação devem ficar atentas às atividades que podem estar inscritas no MEI, a lista delas encontra-se no Portal do Empreendedor. Além disso, o novo empreendedor que presta serviço a uma empresa precisa atentar-se aos seus direitos como pessoa jurídica, para não desempenhar um papel de trabalhador celetista.

15

Jul

A TV Ponta Negra, afiliada ao SBT no Rio Grande do Norte, anunciou nesta segunda-feira (15), a contratação da jornalista Ediana Miralha. A paraense que conquistou os potiguares, com seu jeito diferenciado de fazer reportagens, passa a integrar a equipe do programa “Patrulha da Cidade”, campeão de audiência na hora do almoço.

Ediana Miralha recebeu, neste ano, o título de cidadã natalense por desenvolver um trabalho com as comunidades, dando voz à população junto ao poder público e ajudando na solução dos problemas. “Aqui na TV Ponta Negra, além de fazer o jornalismo comunitário, que é uma marca da emissora, Ediana vai usar a irreverência e o humor para mostrar os personagens e histórias do nosso estado, sendo responsável pelos quadros e reportagens especiais do Patrulha”, antecipa a gerente de jornalismo, Angélica Hipólito.

Além da reportagem, Ediana vai apresentar o telejornal noturno da TV Ponta Negra, o Jornal do Estado, que vai passar por uma reformulação na linguagem, ficando mais informal e ainda mais perto das pessoas.  "Ediana tem a cara da TV Ponta Negra. É criativa, ousada, sabe inovar e não tem vergonha de ser popular”, afirmou Rafael Cruz, gerente de programação da TV Ponta Negra, que anuncia a estreia da jornalista para o mês de agosto.

15

Jul

A Unimed, maior operadora de saúde suplementar da região metropolitana de Natal, única genuinamente potiguar, preocupada também com a redução no número de leitos gerada há 3 anos pelo fechamento do Hospital PAPI, está investindo em um novo projeto. O Hospital Unimed passará por uma ampliação, tornando-se um dos maiores complexos de saúde do estado, com processos totalmente digitalizados, dobrando o número de leitos. Investimento estimado em R$ 100 milhões, gerando cerca de 650 empregos diretos.

O complexo será composto por um Hospital Materno Infantil, Pronto Atendimento Pediátrico, além de Hospital Geral com atendimento adulto. A primeira parte da obra, com a reforma do pronto atendimento, começa em outubro. Com a ampliação, o Hospital Unimed passará a disponibilizar mais leitos na maternidade e pediatria, atualmente com demanda reprimida. Paralelamente, nos próximos meses, hospitais como o Rio Grande e a Policlínica reforçam a rede de atendimento pra oferecer mais comodidade aos beneficiários durante o período, que deve totalizar dois anos.

A Unimed Natal está ampliando sua rede própria com a instalação de uma nova Unidade de atendimento na zona sul de Natal, além de um Centro Clínico da Mulher, oferecendo serviços de promoção à saúde, acompanhamento pré-natal e palestras. A Unimed Fisio e o Centro Clínico Via Direta também terão seus serviços expandidos. 

De acordo com o presidente da Unimed Natal, dr. Fernando Pinto, que também é presidente da Federação Equatorial (reunião de 6 Unimeds), esses resultados vêm sendo conquistados com a profissionalização da equipe, com um marketing de vendas forte somado ao treinamento dos corretores, melhoria nos processos e o foco do cliente – cooperado ou beneficiário. “Dessa forma, seguimos nosso principal propósito que é cuidar das pessoas”, destacou.

15

Jul

A Cangalha Audiovisual abriu convocatória para inscrições de obras audiovisuais potiguares com duração máxima de 15 minutos. Podem se inscrever realizadores que tenham produções de filmes dos gêneros de terror, suspense, ficção-científica, surreal, fantásticos e afins. Documentários e videoclipes que dialoguem com estes gêneros também poderão participar.

As inscrições seguem até o dia 31 de julho e serão realizadas exclusivamente online, clicando AQUI. As produções selecionadas serão exibidas durante evento de lançamento do novo curta-metragem dos realizadores audiovisuais Davi Revoredo e Paula Pardillos, que acontecerá no mês de agosto, em Natal.

O intuito é valorizar as produções dos gêneros citados, além de fomentar janelas de exibição para as produções independentes dos mesmos no Rio Grande do Norte. Ao todo, serão selecionadas três obras, e cada uma delas receberá o valor simbólico de R$ 100,00.

15

Jul

O Projeto Robot em Ação, uma parceria da Petrobras e realização da Ufersa, promove nos dias 29 de julho, 31 de julho e 03 de agosto a I GER(AÇÃO) – I Gincana Escolar do Robot em Ação. As atividades irão acontecer em todas as cinco escolas beneficiadas pelo projeto.  A ideia da Gincana é promover ações lúdicas para as crianças envolvendo Robótica, Música e Esporte nas escolas municipais do projeto. Já as escolas estaduais terão atividades relacionadas somente com a Robótica.

Pela programação, a Gincana Escolar começa no dia 29 com as provas de robótica na Escola Estadual Hermógenes Nogueira. No dia 31, a Gincana acontece na Escola Estadual Trinta de Setembro. Em ambas as escolas, as atividades da Gincana irão começar a partir das 8h. Já no dia 03 de agosto, a programação se transforma num grande mutirão de Robótica, Música e Esporte com a participação das crianças das Escolas Municipais Jerônimo Rosado (Piquiri), Francisco de Assis Nogueira (Sussuarana) e Niná Rebouças (Abolição 4). As ações começam às 8h nas escolas do Piquiri e Sussuarana, e a partir das 14h, na Escola Niná Rebouças.

Para o coordenador de robótica do projeto, o professor Sílvio Fernandes, a experiência tem constatado a importância dessas competições e torneios. “Percebemos que o desafio é motivador, é instigante, cria objetivos a serem alcançados. Isso direciona os esforços dos aprendizados para algo concreto. Além disso, percebemos com essas gincanas o estímulo ao trabalho colaborativo, a liderança e ao instinto investigativo/pesquisador. Na Gincana teremos tudo isso, junto e misturado! Todos os coordenadores e monitores do projeto estão trabalhando para fazer um evento com a cara do Robot, ou seja, um jeito divertido de aprender”, comentou o professor.

15

Jul

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), divulga o Edital de abertura de Processo Seletivo destinado a selecionar discentes para o curso de Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc) no semestre 2019.2. As inscrições estão abertas até o dia 19 de julho de 2019.

Ao todo, são ofertadas 60 vagas, sendo 30 vagas para ampla concorrência e 30 vagas reservadas conforme as Lei n.º 12.711, de 29 de agosto de 2012, alterada pela Lei n.º 13.409, de 28 de dezembro de 2016. As provas serão realizadas no dia 11 de agosto de 2019 e, após todas as fases, o resultado final do processo seletivo será divulgado em 30 de agosto de 2019. Acesse AQUI o link para o Edital 021/2019 e para o formulário de inscrição.

15

Jul

Em apresentação realizada na última sexta-feira (12), a Google apresentou seus novos recursos para o YouTube com foco em educação. A ideia da empresa é facilitar que canais que possuam conteúdo educativo possam criar playlists com este fim, possibilitando, inclusive, a produção de cursos e materiais sequenciais sem que o usuário se disperse.

Chamados de Playlists Educativas, estes recursos organizam e estruturam o conteúdo voltado à educação ao dividir os vídeos por capítulos com base em conceitos e matérias. Além disso, as recomendações são escondidas da página de exibição de vídeos para que o usuário possa focar na lição e retomar de onde parou a hora que bem entender.

"A intenção do YouTube com esse recurso é de ajudar o usuário que tem interesse em aprender a não de dispersar em meio a tanto conteúdo. Essas playlists, diferentemente das tradicionais, não jogam vídeos de assuntos relacionados na sequência, mas sim, seguem a ordem estabelecida pelo canal para determinado curso", explica Clarissa Orberg, gerente de Parcerias Estratégicas de Educação do YouTube no Brasil.

Durante a apresentação, estiveram presentes três dos influenciadores que terão conteúdo gratuito exclusivo desenvolvido em parceria com o YouTube para este tipo de playlist: Nathália Arcuri, do canal Me Poupe; Iberê Thenório e Mariana Fulfaro, do Manual do Mundo; e Ary Neto e Walter Solla, do Se Liga Nessa História.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/cursos/youtube-lanca-playlists-com-conteudo-voltado-a-educacao-143989/

15

Jul

Fato inédito na história da literatura potiguar, o livro do escritor Dácio Galvão, “O poeta Câmara Cascudo – um livro no inferno da biblioteca” foi lançado neste sábado (13), na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), município distante 246 km do Rio de Janeiro. 

O momento ímpar no evento literário foi viabilizado graças a uma articulação do presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, com a direção do Departamento Nacional do Sesc. A Feira Literária é realizada desde 2003, e a cada edição presta homenagem a um autor brasileiro, além de reunir um vigoroso time de escritores, de diferentes origens e perspectivas, para se encontrar com o público em Paraty.

O lançamento da obra “O poeta Câmara Cascudo – um livro no inferno da biblioteca” aconteceu na Unidade Sesc Santa Rita, um dos polos do evento. Na ocasião, o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, foi representado pelo vice-presidente da Fecomércio RN, Itamar Manso Maciel.

“Considero este um momento ímpar para o Sistema Fecomércio RN. A participação em um evento tão conhecido e reconhecido nacional e internacionalmente, como o Festival Literário de Paraty, o FLIP, por meio da produção de uma obra tão representativa para o nosso Estado, por se tratar do nosso mestre maior, Câmara Cascudo, merece nossa reverência. Senti-me, particularmente, muito honrado em representar o Presidente Marcelo Queiroz nessa mesa, apresentando Dácio Galvão e sua obra para o público presente, na certeza de que o Sistema fez uma opção mais que acertada ao valorizar uma obra que remete ao nosso maior ícone cultural: Câmara Cascudo”, afirmou Itamar Maciel.

Já o presidente Marcelo Queiroz destacou o compromisso do Sistema Fecomércio RN com a cultura e, em particular, a literatura do Rio Grande do Norte. “Nos últimos cinco anos nós investimos cerca de R$ 15 milhões em projetos culturais e apoiamos mais de 40 livros de autores potiguares, ratificando nossa missão de fortalecer a cultura e história do povo potiguar”, afirmou Queiroz.

“O livro é resultado de um longo período de pesquisa e a expectativa do lançamento aqui em Paraty é a melhor, tenho encontrado alguns autores como Marcelino Freire e sinto uma receptividade muito boa. Estou feliz em projetar um autor potiguar como Câmara Cascudo e acredito que com isso, ganha o Rio Grande do Norte, o Brasil, pois já é tempo de Cascudo estar inserido nessa modernidade poética pouco conhecida, mais fortemente estabelecida. Um escritor não se mede pela quantidade do que produz, e sim pela densidade do seu trabalho”, enfatiza Galvão.

Após o lançamento, o escritor Dácio Galvão recebeu o público para autógrafos e conversar sobre a obra. A 17ª edição da FLIP segue até este domingo (14) com uma ampla programação. Mais informações estão disponíveis no www.flip.org.br

15

Jul

O deputado federal Fábio Faria está disponibilizando, via internet, cartilhas sobre o Estatuto da Criança e Adolescente, Estatuto do Idoso e Estatuto da Mulher.  O material pode ser baixado como e-book e a ideia é tornar mais acessível a legislação que trata desses temas específicos. 

“Nosso mandato tem uma atenção especial às causas que envolvem as crianças, os idosos e as mulheres. Esse material ajuda a multiplicar as informações necessárias para ampliar a rede de proteção a essa parcela da população”, destaca Fábio. 

Baixe a sua cartilha:

https://fabiofaria.com.br/estatuto-da-crianca-e-do-adolescente/

https://fabiofaria.com.br/estatuto-do-idoso/

https://fabiofaria.com.br/estatuto-da-mulher/