Comunicação, educação, mercado e turismo!

Um blog diferente, com a marca da credibilidade, que traz tendências, novidades do mundo corporativo, do universo da tecnologia e mídias sociais, do setor de educação e do mercado publicitário. E como ninguém é de ferro, tem ainda lazer, cultura e turismo! Fale com a gente pelo e-mail blogdajuliska.news@gmail.com. Nos siga no Instagram e Facebook: @blogdajuliska.

24

Mai

A “caça” aos canudos de plástico está forte e não é pra menos. Aparentemente inofensivos, os canudinhos feitos de poliestireno ou polipropileno são verdadeiras pragas para o meio ambiente. Para se ter uma ideia, a estimativa é que 1 bilhão de canudos plásticos são usados por dia no mundo todo, com grande parte sendo descartada do jeito errado.

Para tentar diminuir o impacto desse plástico no meio ambiente, algumas cidades estão adotando a proibição do uso de canudos. É o caso do Rio de Janeiro, primeira metrópole brasileira a adotar essa prática, e que multará  em até R$ 6 mil os estabelecimentos que ainda utilizarem canudos plásticos.

Com tudo isso, cresceu a busca por alternativas sustentáveis para os canudos, e uma delas é a versão comestível do utensílio. Desenvolvido pela Loliware, os canudos chamados de Lolistraw visualmente parecem feitos de plástico, mas na verdade são uma mistura de açúcar, gelatina e amido de milho. Por isso, mesmo que não consumidos, eles são biodegradáveis.

A empresa garante que a ideia dos canudos comestíveis ajuda no controle do uso da versão em plástico, justamente por não parecer uma proibição dos canudos, e sim apenas uma alternativa inovadora, que ainda pode criar combinações novas de sabores à bebida, uma vez que há canudos com ou sem sabores.

“Do nosso ponto de vista, a maneira de envolver nossa comunidade e a maneira de deixar o mundo empolgado com essa nova inovação é abraçar a diversão”, diz Chelsea Briganti, uma das fundadores da Loliware. “Não estamos dizendo ao consumidor, ‘Você não pode ter seu canudo’. Estamos oferecendo a eles uma solução para a crise do plástico, além de proporcionar uma experiência divertida”.

O maior desafio do projeto foi conseguir uma combinação que não desmanchasse em contato com líquidos. Vale ressaltar que a Loliware não é a única empresa que tem desenvolvidos canudos comestíveis.  Na Espanha, a startup Sorbos criou uma versão muito semelhante ao Lolistraw, também com opções comestíveis e com diferentes sabores.

Fonte: Portal B9, disponível em: https://www.b9.com.br/94306/canudo-comestivel-e-alternativa-sustentavel-ao-canudo-de-plastico/

24

Mai

O legítimo queijo do Seridó do Rio Grande do Norte embarca nos próximos dias rumo à 4ª edição da Mondial Du Fromage – Et Des Produits Laitiers em Tours, na França, uma competição internacional de queijo. O queijeiro Lucenildo Firmino, de Tenente Laurentino, e a pesquisadora Adriana Lucena representarão o RN na competição que envolve 38 países. Nesta quinta-feira (23) eles se encontraram com a governadora Fátima Bezerra e o secretário Fernando Mineiro para agradecer o incentivo.

O Governo do Estado, por meio do projeto Governo Cidadão, está patrocinando a ida do queijeiro, enquanto Adriana está viajando com apoio do Sebrae. Convidada pela organização do evento para participar, Adriana escolheu o queijo de Firmino para representar o estado na competição, depois das premiações nacionais conquistadas por ele em 2017 e 2018 no Prêmio Queijo Brasil. A competição acontece entre 2 e 4 de junho próximos.

“É um orgulho muito grande poder levar o queijo do Seridó para a França, para que pessoas de todo o mundo conheçam. É um grande reconhecimento para nós produtores”, celebra Lucenildo, mais conhecido como Galego. Ele também é um dos beneficiados pelo Edital de Leite e Derivados lançado pelo Governo do Estado, com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, e nos próximos meses terá sua queijeira construída e equipada, prontinha para obter a tão sonhada certificação.

A governadora Fátima Bezerra registrou o orgulho de o Rio Grande do Norte ter um pequeno produtor levando seu queijo para um evento deste porte. “É uma honra saber que o Governo do Estado incentiva e apoia produtores como você e contribui de alguma maneira para desenvolver sua atividade. Parabéns por mostrar ao mundo inteiro o queijo do Seridó”, disse.

O secretário de Gestão de Projetos Fernando Mineiro foi um dos maiores defensores da ida do queijeiro até a França. “Incentivar o pequeno produtor, mostrar novos caminhos, abrir mercado são ações prioritárias para o governo quando se trata da agricultura familiar. Temos trabalhado para fortalecer nossos produtores e a participação em um evento como esse, depois de várias premiações nacionais, é um reconhecimento e também é fundamental”, acrescenta.

Foto: João Vital

24

Mai

A Governadora Fátima Bezerra recebeu a reitora da UFRN, Ângela Paiva, que deixa o cargo no início de junho e, em uma de suas últimas ações no posto, trataram de questões referentes aos parques gráficos da Universidade, assinando um protocolo de cooperação de uso com o Governo, para ampliar a produção gráfica do estado.
 
Na reunião de trabalho que aconteceu na Governadoria, nesta quinta-feira (23), ainda foram discutidas possíveis parcerias com o Instituto Metrópole Digital (IMD) e a importância do Parque Tecnológico, que está previsto no plano de aplicação do Governo Cidadão.
 
A parceria foi firmada com a assinatura do protocolo de intenções pela chefe do Executivo estadual e da gestora da UFRN, o secretário de Estado da Educação, Getúlio Marques, e a Secretária de Comunicação Social do Estado, Guia Dantas, acertando o início do trabalho para integrar o parque gráfico da UFRN com os servidores do Governo que trabalham na área, ligados ao Departamento Estadual de Imprensa (DEI) e a Fundação José Augusto (FJA). 
 
“Temos que agradecer à UFRN por essa cooperação, que muito vai contribuir com a ampliação de iniciativas no campo cultural e educacional em todo o estado. É uma parceria que vai otimizar recursos na hora em que mais precisamos”, pontuou a governadora, destacando ainda o trabalho da reitora Ângela, que deixa o cargo após uma grande gestão. “A reitora Ângela sempre  mostrou liderança, uma competência reconhecida nacionalmente e seriedade, afinal, segue trabalhando e discutindo ações de importância para o Estado”, afirmou.
 
Também durante o encontro, as equipes discutiram a formatação de uma ação conjunta sobre o Parque Metrópole, que faz parte do Instituto Metrópole Digital. O equipamento é focado no desenvolvimento de tecnologia da informação e conta com o Governo como um dos membros do Conselho Administrativo.  O Estado e o IMD vão trabalhar na divulgação do Parque Metrópole, em estudos de incentivos fiscais para atração de empresas e na abertura de um escritório de negócios em São Paulo.
 
“Hoje, as empresas que saíram do IMD já geram 300 empregos diretos. Precisamos dar visibilidade ao que já foi feito para fortalecer a ideia do parque e ampliar a atração de empresas e talentos de fora do estado e do país”, explicou o diretor do IMD e ex-reitor da UFRN, Ivonildo Rêgo.
 
Já no espírito de cooperação acertado na reunião, o Governo vai consultar o IMD no desenvolvimento da legislação de incentivo a pequenas e microempresas para a inclusão de startups de tecnologia e similares. O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, também destacou a importância do parque dentro do planejamento da gestão estadual. “O futuro está aqui na nossa frente e não podemos deixar de investir nessas ações, trabalhar em parceria. O nosso plano de desenvolvimento para o estado é totalmente voltado para a inovação, pois só temos condições de competir com os grandes estados se investirmos na inteligência”, disse Jaime.
 
O Governo confirmou, ainda, a inclusão do investimento de R$ 8 milhões no parque tecnológico após a readequação feita no projeto Governo Cidadão. O projeto de implantação do parque ainda envolve a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), a Federação das Indústrias do RN (Fiern), por meio do Sesi e do Centro de Tecnologias do Gás e Energia Renováveis (CTGAS-ER), e o Sebrae-RN.
 
O planejamento é de que a nova estrutura seja instalada em Macaíba, onde funciona a Escola Agrícola de Jundiaí. O parque tecnológico será desenhado para promover polos de inovação e empreendedorismo em áreas econômicas vitais para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte, como energias renováveis, mineração, pesca, aquicultura, setor têxtil, turismo, fruticultura e serviços.
 
Para o secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro, o momento para a implantação do parque é o ideal. “Esse parque é voltado para o desenvolvimento de todo o estado. Por determinação da governadora, fizemos uma readequação no Governo Cidadão e retomamos o investimento na implantação do parque. O novo plano de aplicação do empréstimo foi aprovado pelo Banco Mundial e agora precisamos avançar na discussão sobre o investimento no parque”, finalizou Mineiro.
 
As instituições envolvidas no desenvolvimento do parque estão construindo os termos de referência para encaminhar ao Banco Mundial.

24

Mai

Nesta semana, durante o evento Facebook Summit Marketing 2019, em Roterdã, na Holanda, o WhatsApp confirmou que terá anúncios a partir do ano que vem. As lâminas de publicidade vão aparecer conforme o usuário navega pela área de Status de seus contatos.

A nova ferramenta representa mais uma possibilidade de monetização para o aplicativo de mensagens gratuito. No início do ano passado, a primeira aposta nesse sentido foi o WhatsApp Business, que tem se desenvolvido desde então e ganhado mais features. No evento alemão foram anunciadas soluções de atendimento mais complexas, por exemplo.

A publicidade no app será semelhante àquela mostrada nos Stories do Instagram. O usuário poderá clicar e ser levado ao perfil ou à página do anunciante ou simplesmente passar direto. Chris Daniels, VP do Facebook para o WhatsApp, já havia antecipado no início deste ano que esse seria um movimento natural, com a expectativa de impactar os cerca de 450 milhões de pessoas que utilizam o Status (no total, são mais de 1,5 bilhão de usuários ativos mensalmente).

O WhatsApp não comunicou se  planeja também outros formatos, como na lista de contatos ou na troca de mensagens regular. Até agora, o aplicativo era o único produto do Facebook que ainda não tinha receita publicitária.

Fonte: Portal Meio e Mensagem

Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2019/05/23/whatsapp-prepara-publicidade-para-2020.html

23

Mai

Iguaria culinária, o cuscuz surgiu no norte da África há centenas de anos e conquistou todo o mundo. Atualmente, é possível encontrá-lo servido com legumes, carnes e até em formato de torta – recebendo o nome de cuscuz-paulista. Agora, porém, esse versátil ingrediente, que uniu povos pelo planeta, vai além dos pratos e dos fornos das casas para se tornar a liga narrativa de Cuscuzes Apaixonados, primeira novela feita sob medida para ser exibida no YouTube, a partir desta quinta, 23, e com exibição simultânea para os assinantes a partir das 21h.

Criada pelo Galo Frito, um dos canais mais antigos da plataforma e com 10 milhões de inscritos, a produção aborda a relação do milionário herdeiro de uma fábrica de cuscuz com uma mulher humilde e solitária. Ela saiu do interior do País após a morte dos pais, vítimas de desidratação profunda provocada por um cuscuz, e acabou por ser atropelada pelo empresário numa coincidência típica de novelas. Assim, no calor do asfalto, foi paixão à primeira vista.

O tom usado na webnovela segue a linha do próprio Galo Frito, que sempre usou e abusou das paródias nos vídeos – geralmente, de músicas. Dessa forma, Cuscuzes Apaixonados se torna quase uma novela às avessas, na qual os clichês e provocações pipocam nos 13 episódios, com tramas de assassinato e núcleos estereotipados. “São 25 criadores de conteúdo na novela”, afirma Mederi Corumbá, do Galo Frito, que teve a ideia de uma trama envolvendo paixões e cuscuz numa esquete há 11 anos. “Inovamos no formato e na quantidade total de colaborações”.

Para juntar todos os criadores e dar formato correto, o trio de responsáveis do canal se desdobrou. Fechou parceria com o YouTube, que cedeu uma semana de uso do estúdio de gravações no Rio de Janeiro, e encaixou como pode a agenda de participações ao longo dos cinco dias de gravação. A partir daí, Marcelo Madureira, ator na novela e ex-Casseta & Planeta, indicou Letícia Dornelles, colaboradora de Por Amor, para dar o formato geral com ganchos e reviravoltas.

Já o Galo Frito criou os diálogos, para dar o tom necessário para a internet. O grupo também não fugiu das provocações. Nos quatro primeiros episódios assistidos pelo Estado, há piadas e provocações envolvendo a Reforma da Previdência, a cantora Pabllo Vittar. Segundo o trio de roteiristas, no entanto, o objetivo não é gerar polêmica. “Não criamos limitações pra escrever. Foi tudo na brincadeira”, diz Juliana Martins, do Galo Frito.

Fonte: O Estado de S. Paulo, via IstoÉ, disponível em: https://istoe.com.br/youtube-ganha-sua-primeira-novela-exclusiva/

23

Mai

O WhatsApp está recebendo novas pequenas mudanças em atualização para usuários inscritos no programa de Beta na Play Store. A principal delas é um novo botão para compartilhar seus Status do app mensageiro já direto com os Stories Facebook. Ainda, uma nova ferramenta permite adicionar contatos por QR Code.

As novidades chegam na versão 2.19.151 do beta, que ainda não aparece disponível para todos usuários. Em testes com a atualização no Canaltech, mesmo nessa última versão, as novidades ainda não aparecem aqui no Brasil.

A informação foi descoberta primeiro pelo WABetaInfo, site conhecido por antecipar e analisar mudanças do programa.

De Status a Stories

Um dos destaques é a opção de compartilhar um story já com a sua conta do Facebook direto pelo WhatsApp. Com o update, uma nova linha aparece abaixo de um status publicado permitindo “adicionar ao story do Facebook”. Ali, a sua sequência de postagens do WhatsApp já é diretamente compartilhada também na outra rede social.

Outra novidade é a opção de adicionar um contato por QR Code. Na aba de contatos, agora há um novo ícone que cria um QR Code. Uma outra pessoa também pode abrir o leitor exatamente pelo WhatsApp e adicionar um contato sem precisar efetivamente completar todo o cadastro. Com isso, uma nova tela aparece para que você possa editar, colocando um apelido, foto ou adicionar um comentário.

As mudanças ainda estão em modo beta, funcionando apenas como teste de desenvolvimento. Contudo, isso indica que tais novidades podem chegar em breve para todos usuários Android da plataforma.

Aliás, a opção de QR Code já estava disponível para versão de desenvolvedores no iOS, o que mostra que o WhatsApp já está em avançada produção da ferramenta.

Foto: WABetaInfo / Fonte: Portal Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/apps/whatsapp-beta-novo-botao-envia-seus-status-direto-para-os-stories-do-facebook-139837/

23

Mai

As inscrições para o Edital de Seleção Pública de Projetos de Responsabilidade Social, Cultura e Esportiva nº 001/2019 da Companhia Potiguar de Gás seguem abertas até a próxima segunda-feira, 27. Para isso, os interessados devem preencher a ficha de inscrição, declaração de conformidade, carta de exclusividade e responsabilidade legal, entregar uma via do projeto, além de comprovar habilitação jurídica, fiscal trabalhista e capacidade técnica.

São aceitas inscrições de projetos nas linhas de Educação e Cultura, Esporte, Meio Ambiente, Saúde e Social. O edital completo e seus anexos estão disponíveis no site da Potigás: www.potigas.com.br/responsabilidade. Os projetos inscritos devem ter o prazo máximo de conclusão até 20 de dezembro de 2019.

Depois da etapa de inscrição, os projetos irão passar por análise de uma comissão interna da Potigás para checar a conformidade com o Edital. Os habilitados seguem para análise da Comissão Permanente de Licitação que irá apreciar a documentação jurídica, fiscal e trabalhista. Somente os habilitados nas duas fases seguirão para a seleção final, que será baseada na qualidade técnica do projeto, atendimento aos interesses da comunidade, viabilidade financeira e condições de sustentabilidade do projeto, além da potencialidade de consolidação da imagem da Potigás.

De forma transparente e democrática, o Edital tem como objetivo apresentar uma contribuição efetiva para o desenvolvimento social, a preservação dos valores artísticos e culturais e incentivo às iniciativas de promoção da educação, saúde e qualidade de vida do povo potiguar. A seleção deverá ser concluída até o dia 05 de julho de 2019.

23

Mai

Proibido pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) de reduzir o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre o querosene de aviação (QAV), o Rio Grande do Norte é o estado da região Nordeste que tem a alíquota mais elevada do imposto sobre o combustível usado pelas aeronaves. A informação é do secretário de Tributação do RN, Carlos Eduardo Xavier.

Atualmente o Governo do RN cobra ICMS sobre o QAV de duas formas: uma alíquota é de 12%, reduzida a esse percentual ainda pelo governo Robinson Faria (PSD), mas sem estabelecer nenhuma contrapartida para as empresas aéreas; e uma segunda alíquota é de 9%, para uma das empresas que opera um voo internacional.

Esses números, segundo o chefe da pasta da Tributação estadual, colocam o Estado em posição de desvantagem na competição com outros estados do Nordeste que também têm o turismo como atividade econômica expressiva. “Na região Nordeste nós [o RN] estamos na pior situação”, revelou o secretário Carlos Eduardo Xavier nesta quarta-feira (22) em entrevista ao Hora Extra da Notícia (91.9 FM).

A decisão do Confaz foi anunciada em uma reunião à qual Xavier estava presente. O Rio Grande do Norte precisava ser aprovado à unanimidade pelos 13 estados que são signatários do Convênio ICMS 188/2017, mas acabou não sendo por oposição de alguns estados que já gozam desse benefício, entre eles a Paraíba, Pernambuco e Ceará. O secretário classificou a decisão como “muito constrangedora” e “uma medida protetiva pra os mercados deles”.

O objetivo do Rio Grande do Norte ao tentar reduzir a alíquota é trazer mais voos regionais para o estado e baratear os preços das passagens aéreas para quem quer chegar ou sair do RN.

Contra o que Xavier classifica como “guerra fiscal”, a saída encontrada por ele foi travar a pauta do conselho, de modo que nada será votado nas próximas reuniões, o que deve interferir nos interesses dos demais estados. Além disso, a questão será judicializada por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

23

Mai

Grande sucesso da criançada atualmente, o musical Baby Shark: A Barbatana Perdida estará em cartaz neste fim de semana no Rio Grande do Norte. No sábado, 25 de maio, no Teatro Lauro Monte Filho em Mossoró e no domingo, 26 de maio no Teatro Riachuelo em Natal. Ambas as sessões acontecem as 17h.

Quem nunca ouviu a canção que fala da família tubarão? A BBS Entretenimento adaptou para os palcos um espetáculo que traz não só a família do bebê tubarãozinho, mas, também outros personagens que não são apenas do fundo do mar, tudo começa quando a raposa Moly chega a SharkCity participando de uma expedição pelos Sete Mares, lá, ela conhece Baby Shark um pequeno tubarão muito sapeca que não sabe onde perdeu sua barbatana, aqui temos a receita necessária para divertidos momentos em que procuraremos todos juntos a barbatana perdida. Ao longo do espetáculo que conta com a participação do público em vários momentos o deixando mais dinâmico e completo, são exibidas canções que fazem parte do folclore mundial.

Além de divertir e encantar, o espetáculo traz uma bela mensagem, sobre o amor, a amizade, a união, o trabalho em equipe e a família. Com 50 minutos de duração, o espetáculo conta com 8 atores que se revezam em cena deixando tudo muito dinâmico. Baby Shark: A Barbatana Perdida conta uma história fantástica com muita aventura, músicas, cor e diversão onde ninguém fica parado.

Este espetáculo foi desenvolvido para ser aproveitado em família, papai, mamãe, vovô e vovó não conseguirão ficar parados. Venha se divertir conosco e traga seus amigos.

23

Mai

Os potiguares amantes do cinema e da cultura francesa já podem preparar o balde de pipoca! A capital potiguar está confirmada em mais uma edição do Festival Varilux de Cinema Francês, que em 2019 completa 10 anos, comemorando mais de 1 milhão de espectadores em todo o Brasil. A exibição dos filmes vai acontecer entre os dias 06 e 19 de junho. O Colégio Ciências Aplicadas é patrocinador da mostra.

Durante quase duas semanas, quem gosta da sétima arte vai poder conferir a mais recente safra da cinematografia francesa. No ano passado, 3.874 pessoas assistiram aos filmes exibidos aqui no Rio Grande do Norte. Natal ficou entre as 15 cidades com maior público do festival e foi a primeira colocada do Brasil em público da rede Cinépolis.

A programação desse ano deve ser divulgada em breve. O diretor do Colégio Ciências Aplicadas, professor Alexandre Pinto, falou sobre a importância de apoiar atividades culturais. “É um prazer imenso pra nós poder apoiar um festival de cinema que se tornou o maior da França e que a cada ano atrai mais público em Natal. Cinema é arte, é cultura e a gente precisa cada vez mais fomentar iniciativas como essa”, conclui.

O festival é organizado e produzido pela BonFilm e tem como principal apoiador local a escola de idiomas Aliança Francesa. A expectativa para esse ano é positiva. “Todo ano o festival aumenta. Esperamos que esse ano supere a marca do ano passado. Também estamos muito felizes em poder contar mais uma vez com o fiel apoio do Colégio Ciências Aplicadas, sem ele não seria possível a realização do Festival na capital potiguar”, disse o diretor da Aliança Francesa de Natal, Ernesto Guerra.