Comunicação, educação e tecnologia

Fale com a gente pelo e-mail blogdajuliska.news@gmail.com e nos siga no Instagram @blogdajuliska.

17

Set

Com o intuito de ampliar cada vez mais o acesso do público à música erudita e a um dos patrimônios culturais do Estado, a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte- OSRN apresenta, em setembro, dois concertos sinfônicos em igrejas de Natal. A entrada é gratuita e, neste mês, o público não vai precisar fazer reserva prévia de ingresso.

O primeiro está marcado para o dia 20 e trata-se de um especial a ser realizado durante o I Festival de Música Sacra do RN, às 19h, na Paróquia do Santuário dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu (localizada na Avenida Miguel Castro, - Ns. de Nazaré). Já o segundo, no dia 24, será o Concerto Oficial do Terças Clássicas, seguindo o cronograma da temporada 2019, desta vez, apresentada na Catedral Metropolitana de Natal, às 19h.

Para ambos, o diretor artístico e maestro da OSRN, Linus Lerner, prepara um programa especial com base em obras memoráveis, entre elas, a peça “Abertura da Páscoa Russa” do compositor russo Nikolai Rimsky-Korsakov, escrita em 1888 sobre temas litúrgicos, em sua grande maioria, extraídos da coleção popular de antigos cânticos da igreja ortodoxa que inclui cantos gregos, búlgaros, ucranianos e russos.

A Orquestra também traz, para os dois dias, uma convidada especial, a solista soprano lírico do Rio de Janeiro, Paolla Soneghetti, profissional premiada, com participações importantes em festivais, óperas e musicais, dentro e fora do país. Paolla se apresenta nas obras Domine Deus do Gloria, de Antonio Vivaldi, Canção à Lua da Ópera Rusalka, de Antonín Dvorak e Um Bel di Vedremo da ópera Madame Butterfly, de Gioacomo Puccini.  

Mas, as surpresas para estas apresentações não param por aí. Também será solista, o spalla da OSRN, André Kolodiuk – natalense detentor de uma bagagem musical, com experiências nacionais e internacionais, que irá apresentar ao público, um emocionante solo de violino na obra Meditação da Ópera Thaís, do compositor francês Jules Massenet. A peça é um trecho da ópera Thaís baseada no livro de mesmo nome de Anatole France.

Outra obra que promete envolver e impressionar o público é a “Missa da Coroação”, a 15ª missa composta Wolfgang Mozart no século XVIII, umas das mais populares entre as suas missas. Para esta, a Orquestra Sinfônica do RN convida os solistas Leciana Oliveira (soprano), Franz Ribeiro (Contratenor), César Leonardo (Tenor), José Fernandez (Barítono) e, também, a participação especial do Coral Canto do Povo e do Coral Harmus.

No programa também haverá a execução da peça Intermezzo da ópera Cavaleria Rusticana, de Pietro Mascagni e “Adágio para cordas” do norte-americano Samuel Barber. Escrita em 1936, Adagio é uma peça bastante comovente que tem feito parte da trilha sonora de vários filmes e séries, como no filme Platoon, de Oliver Stone, ganhador de quatro óscares em 1987 que a utilizou como tema.

17

Set

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, no dia 30 de agosto, durante o evento de divulgação do Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020, um livro on-linesobre os debates que ocorreram durante o Seminário Internacional Fake News e Eleições. O seminário reuniu, em maio deste ano, especialistas no tema, bem como autoridades brasileiras e estrangeiras para debater o fenômeno da proliferação de notícias falsas no período eleitoral.

A obra reúne o material colhido durante os debates travados no seminário, inclusive entrevistas realizadas com os especialistas que participaram do encontro. O objetivo do livro foi compilar os resultados alcançados com as discussões e as sugestões recebidas para possibilitar reflexão e projetar novas ações e estratégias para as Eleições Municipais de 2020. Composta de 151 páginas, a publicação está dividida em apresentação, palestra magna, cinco painéis com temas variados, entrevista e encerramento.

A palestra magna do seminário, por exemplo, ministrada pelo secretário-geral da Federação Europeia de Jornalistas (EFJ), Ricardo Gutiérrez, disponível na página 27 do livro, teve como tema “Combatendo a desinformação e preservando a liberdade de expressão”. Em uma de suas explanações, Gutiérrez assegurou que “é necessário fornecer instrumentos aos nossos cidadãos para que eles possam fazer a diferença entre uma fonte de informação confiável e uma não confiável”.

Ele observou também que, “como jornalistas, precisamos focar mais no combate ao mau jornalismo do que no combate às fake newsA EFJ é, hoje, a maior organização de jornalistas da Europa. A organização e a coordenação do livro ficaram a cargo da Secretaria-Geral da Presidência do TSE. Acesse a obra completa! 

17

Set

Este ano, a Mostra de Cinema de Gostoso e o BrLab organizam em parceria, a 1ª edição do GOSTOSO LAB, um laboratório para projetos de longa-metragem do Estado do Rio Grande do Norte em fase de desenvolvimento. Serão selecionados quatro projetos de longa-metragem de ficção ou documentário para participar do laboratório. As inscrições para o Gostoso Lab estão na reta final e podem ser realizadas até o dia 25 de setembro de 2019. Os interessados devem correr para não ficar de fora.

Os documentos deverão ser enviados através do formulário online, preenchido até às 18h da data limite de inscrição. Os projetos serão recebidos digitalmente através do formulário de inscrição online no site http://www.mostradecinemadegostoso.com.br/. As atividades de consultoria vão ocorrer durante a realização da 6ª Mostra de Cinema de Gostoso, na cidade de São Miguel do Gostoso (RN), no período de 08 a 12 de novembro de 2019.

O Gostoso Lab será um espaço voltado à reflexão e análise de projetos para o desenvolvimento e intercâmbio criativo de ideias e configura-se como um espaço de discussão coletiva, em torno do argumento, da narrativa, da realização, da produção e da distribuição de um longa-metragem. Os participantes terão oportunidade de trabalhar sob orientação e em interlocução com profissionais renomados da indústria audiovisual brasileira, sob tutoria da produtora Daniela Aun, da roteirista Fernanda De Capua, do diretor Marcelo Lordello e do produtor e diretor do BrLab, Rafael Sampaio, responsável pela coordenação pedagógica.

As atividades visam apresentar um panorama do cenário brasileiro e internacional da produção audiovisual, e oferecer ferramentas para que os projetos de longa-metragem sejam melhor desenvolvidos e potencializados em seus diferentes aspectos fundamentais como roteiro, direção, produção e distribuição. A lista dos selecionados será divulgada até o dia 04 de outubro de 2019. Os responsáveis serão contatados pela organização do laboratório e deverão, desde a inscrição, estar disponíveis para participar integralmente das atividades em São Miguel do Gostoso (RN) no período de 08 a 12 de novembro.

 

16

Set

Diante de mais de mil empresários e investidores do Brasil e da Alemanha reunidos no Centro de Convenções de Natal, a governadora Fátima Bezerra destacou os potenciais de desenvolvimento do Rio Grande do Norte e os ganhos com a aproximação entre o estado e o país europeu.
 
A chefe do Executivo potiguar fez seu discurso durante a abertura oficial do 37° Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), que voltou a ser realizado no Nordeste após 14 anos, um dos principais fóruns bilaterais do país. O encontro é promovido na capital potiguar pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), ao lado da Federação das Indústrias do RN (Fiern), em parceria com a Federação das Indústrias Alemãs (BDI, sigla em alemão). O Governo do Estado dá apoio institucional ao evento que acontece anualmente, sendo sediado de forma alternada entre os dois países.
 
A Alemanha ocupa hoje o 7° lugar entre as nações que são parceiras comerciais do RN. Visando estreitar os laços e ampliar a parceria, a governadora pontuou as ações da gestão estadual para melhorar o ambiente de negócios. O discurso ainda foi precedido de um vídeo que resumiu as potencialidades do estado em áreas como turismo, geração de energia e mineração. 


 
"O estado tem todo o interesse em ampliar parceria comercial com a Alemanha. E nosso interesse vem acompanhado de ações concretas. Estamos fazendo um esforço concentrado para melhorar o ambiente de negócios no Estado. Atuando, com todo foco, para garantir segurança jurídica. Promovemos a reformulação da política de incentivo fiscal, com uma política inteligente, que já está rendendo frutos. Nossa diretriz é a formação de um ambiente favorável aos negócios. Tenho certeza que, em breve, nosso estado não será conhecido apenas por suas praias paradisíacas, sua natureza estonteante, sol e vento constantes, mas por ser uma terra de excelentes oportunidades de negócios", afirmou a governadora.
 
O diálogo aberto entre o Governo do Estado e as entidades empresariais potiguares, que tem gerado resultados como o Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (Proedi) e a redução dos impostos sobre o querosene de aviação, também foi destacado no discurso da governadora. "Nosso governo está de mãos dadas com instituições parceiras e com a iniciativa privada para impulsionar o desenvolvimento. Nesses quase nove meses de governo, mantivemos diálogo com vários setores da atividade econômica", disse Fátima.
 
A sintonia entre Governo e a classe produtiva foi reforçada pelos discursos dos presidentes da CNI, Robson Braga de Andrade, e da Fiern, Amaro Sales. "O RN tem muito a oferecer para o Brasil e para a Alemanha. E o momento converge a favor da aliança entre os nossos países, a partir Nordeste e do RN, a partir do diálogo constituído pela governadora para aproximação com a classe empresarial desde o início do governo", apontou Amaro. "O encontro Brasil-Alemanha é um sucesso. A partir daqui podemos identificar novas oportunidades de negócios, já que o Nordeste tem a Alemanha como 3° principal destino de exportação", pontuou Robson.
 
APROXIMAÇÃO
 
O Presidente da República em Exercício, Hamilton Mourão, discursou durante o painel no Centro de Convenções relatando as ações do Governo Federal na área econômica e a necessidade de reforçar a parceria bilateral entre Brasil e Alemanha. 
 
"Estamos trabalhando para retomar o desenvolvimento do Brasil e restabelecer a confiança no país, tanto na economia quanto nas instituições. Essa é a nossa prioridade. Para isso, já que estamos era da economia do conhecimento, a Alemanha é importante para a nossa economia", destacou Mourão.
 
A necessidade de reforço da parceria Brasil-Alemanha foi também mote dos discursos dos representantes alemães. "Primeiro, gostaria de agradecer pela receptividade de todos aqui neste belo estado. Vamos trabalhar pelo estreitamento das relações, em defesa da indústria forte para enfrentar os desafios do século XXI. O Brasil é uma das economias mais atraentes da América Latina e a Alemanha é o parceiro mais importante na Europa", afirmou o presidente da BDI, Dieter Kempf.
 
Para o secretário do Ministério de Economia e Energia, Thomas Bareiß, a parceria centenária entre os dois países deve ser ampliada para discussões de temas importantes para o futuro de ambos. "Tenho um grande entusiasmo com o Brasil e com esta bela cidade. Fico muito feliz de ver mais de mil pessoas reunidas aqui. Esperamos contribuir ao máximo para resolver as nossas questões e encontrar saídas", disse o representante do governo alemão.
 
Após a abertura, a governadora Fátima Bezerra, ao lado dos governadores Rui Costa (Bahia), Belivaldo Chagas (Sergipe), Wellington Dias (Piauí) e João Azevedo (Paraíba), visitou os stands das federações de indústrias e comércio, dos governos de estados brasileiros e alemães espalhados por todo o pavilhão novo do Centro de Convenções. 
 
Acompanhada dos secretários Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico), Ana Maria Costa (Turismo) e Gustavo Coelho (Infraestrutura), a governadora ainda fez contato com diversos empresários e empreendedores do Brasil e da Alemanha, discutindo novas parcerias e investimentos no estado.
 
Também fizeram parte da abertura oficial do 37º EEBA o prefeito de Natal, Álvaro Dias, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, o presidente da Comissão para América Latina da Indústria Alemã (LADW) e membro do conselho da Volkswagen, Andreas Renschler, o coordenador de relações institucionais da Apex-Brasil, Gerson Menandro, e o Secretário de Negociações Bilaterais no Oriente Médio, Europa e África do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Kenneth Nóbrega. 

16

Set

“Estamos com boas expectativas de investimentos no Brasil. Temos uma boa base de relacionamento e algumas companhias alemãs investem aqui há 160 anos. O RN é sempre sol e sempre vento”, elogiou Georg Witschel, embaixador da República Federal da Alemanha no Brasil, durante reunião ocorrida na programação do 37° Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), que acontece em Natal até esta terça-feira, 17.

Na ocasião, a governadora Fátima Bezerra, destacou aos investidores alemães: “É preciso adotar medidas para o enfrentamento da crise fiscal e financeira e criar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos negócios, mas sem tirar o foco de avançar no campo da igualdade de oportunidades e redução das desigualdades sociais“.



A governadora ressaltou, ainda, a importância da realização do EEBA no Rio Grande do Norte e as iniciativas realizadas com o intuito de trazer investidores para o Estado e a Região Nordeste. “Queremos avançar na parceria com a iniciativa privada, por meio do diálogo e da transparência. Ações concretas já foram iniciadas como a modernização dos marcos regulatórios e políticas de incentivos fiscais, gerando empregos dignos para o nosso povo e o crescimento da economia”, disse Fátima.  

Presente na reunião, o governador Rui Costa (Bahia) presidente do Consórcio Nordeste, falou que a entidade em si é uma resposta ao enfrentamento desta crise financeira, uma ferramenta de gestão coletiva que busca fazer política de desenvolvimento regional e trazer investimentos por meio de parcerias com setor produtivo.

Um dos setores que concentra expectativa de investimento das empresas alemãs é o de energia, no qual o Nordeste lidera a produção nacional e o Rio Grande do Norte desponta como o maior produtor brasileiro, com grande potencial para ampliação e desenvolvimento deste setor. Embora tenha sido reiteradamente afirmado o interesse de investidores em diversos outros setores produtivos, como tecnologia, mineração, fruticultura e turismo.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, a reunião foi positiva para estreitar os laços com as empresas e com o governo alemão, além de afinar a agenda de compromissos prevista para novembro próximo. “Entre os dias 16 e 28 de novembro os governadores que integram o Consórcio Nordeste visitarão quatro países, entre eles a Alemanha, para dar continuidade ao processo de apresentação dos potenciais da região e para a formação de parcerias entre os países”, explicou.

16

Set

Um dos musicais nacionais mais celebrados e premiados chega pela primeira vez a Natal. Amanhã, 17 de setembro, o público poderá se divertir e se emocionar com a comédia musical “O Som e a Sílaba”, no Teatro Riachuelo Natal. O espetáculo, vencedor de 5 estatuetas e com 23 indicações nas principais premiações do país, conta com texto e direção de Miguel Falabella e foi especialmente concebido para Alessandra Maestrini e Mirna Rubim viverem na pele as duas personagens principais.

"O Som e a Sílaba" trata da relação entre Sarah Leighton (Alessandra Maestrini) e Leonor Delise (Mirna Rubim), duas mulheres muito diferentes. A primeira, jovem e com dificuldades em se enquadrar na sociedade, porém completamente única, por conta do diagnóstico de Síndrome de Asperger. Sarah é uma Savant: possui um autismo altamente funcional que, por um lado, lhe permite habilidades em algumas áreas, entre elas números e música, Já a segunda, uma diva internacional da ópera com mais de 50 anos que, por acasos da vida, se tornou professora de canto. Direta, elegante, refinada e aparentemente bem resolvida. Aparentemente.

O musical vencedor de 5 estatuetas e 23 indicações das principais premiações do país celebra o mistério e a singularidade da mente humana, com um texto engraçado, cheio de afeto e comovente. Em torno dessa montagem reuniu-se uma equipe de categoria que constrói uma verdadeira pintura viva: o elegante cenário ficou nas mãos de Zezinho Santos e Turíbio Santos; a luz sensível de Wagner Freire complementa os premiados figurinos de Ligia Rocha e Marco Pacheco que, juntamente com o visagismo de Wilson Eliodoro, materializam os cativantes personagens do musical. 

O Som e a Sílaba conta com o design de som de Mario Jorge Andrade, que leva a experiência auditiva do espetáculo, com todos os números musicais cantados ao vivo pelas atrizes, para um novo patamar de excelência. Ingressos já estão à venda pela internet (Uhuu.com) e na bilheteria do teatro. “O Som e a Sílaba” é apresentado pelo Ministério da Cidadania e Porto Seguro, com realização da Maestrini Produções. 

16

Set

Um estudo realizado pelo Instituto Qualibest, em parceria com a Spark, apontou que ao menos 76% dos internautas brasileiros já consumiram produtos ou serviços após a indicação de influenciadores digitais. Esse número aumenta para 82% entre as pessoas que prestam atenção nas publicações pagas. Os dados foram apresentados por Rafael Coca, sócio-fundador da Spark, na quarta-feira (11), durante o Youpix Summit.

Os números também desmistificam o sentimento de desconfiança dos internautas em relação ao trabalho dos influenciadores digitais: os seguidores, de fato, os enxergam como disseminadores de conteúdo relevante.

“Era comum um creator fazer um post patrocinado e não divulgar que foi pago para promover determinado produto por receio de o post não ter engajamento. Hoje, a sinalização de que a postagem é um publi reforça a transparência do conteúdo”, explica Coca.

O estudo mostrou ainda que a maior parte dos internautas sabe como identificar os posts patrocinados, e consideram importante essa identificação. O reconhecimento de que o conteúdo é publicidade paga praticamente não diminui a interação ou o engajamento.

“Os posts patrocinados não prejudicam a confiança no influenciador ou na marca, desde que a comunicação preserve o sentimento de autenticidade e liberdade do influenciador, ele tem que ser autêntico”, completa Daniela Malouf, do Instituto QualiBest.

Fonte: Portal E-commerce Brasil, disponível: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/pesquisa-aponta-internautas-compraram-influenciadores/

16

Set

O orçamento apertado das famílias e o desemprego ainda em patamares elevados têm levado muitas pessoas a buscar alternativas na hora de comprar ou mesmo para fazer um dinheiro extra. Um levantamento realizado em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que os produtos usados vêm ganhando espaço entre os consumidores.

Praticamente três em cada dez (28%) entrevistados adquiriram algum item de segunda-mão pela internet nos últimos 12 meses da pesquisa — percentual que chega a 39% entre os mais jovens. O ranking dos objetos mais adquiridos é encabeçado por celulares ou smartphones (29%) e eletrônicos (27%). Em seguida aparecem roupas e calçados (26%), eletrodomésticos (18%), móveis (17%), além de brinquedos e artigos infantis (16%).

Dados da pesquisa também mostram uma parcela significativa de consumidores que vem se desfazendo de objetos sem uso, principalmente para conseguir uma renda extra. Cerca de 30% colocaram à venda itens pessoais em sites especializados ou redes sociais, como eletrônicos (28%), roupas e sapatos (24%), eletrodomésticos (21%), celulares ou smartphones (20%), brinquedos e artigos infantis (19%), além de móveis (15%). Por outro, lado, 58% ainda não se sentem atraídos por esse tipo de modalidade.

O tempo gasto para concretizar a venda, para a maior parte dos entrevistados, é relativamente curto: 40% precisaram de até uma semana, 28% levaram até 15 dias e 13% até um mês. A principal razão apontada pelos adeptos da compra de usados pela web é a financeira: 70% destacaram a economia de gastos nas transações. Já 34% demonstraram preocupação em consumir de forma sustentável e consciente, enquanto 24% revelaram passar por apertos no orçamento, o que justifica a prática como forma de adquirir produtos a preços acessíveis.

Em média, os consumidores ouvidos adquiriram entre quatro e cinco produtos usados pela internet nos últimos 12 meses. Os locais de compras mais citados foram sites especializados (78%), comunidades na internet ou redes sociais (36%) e aplicativos (23%). De acordo com o estudo, seis em cada dez internautas ouvidos afirmam possuir itens sem uso em casa que poderiam ser vendidos a terceiros (61%).

16

Set

O Memorial do Legislativo Potiguar estará, mais uma vez, num grande shopping da cidade, onde irá expor parte do acervo que remonta a história do Parlamento do Rio Grande do Norte. A exposição integra a programação da sexta edição do Setembro Cidadão, e tem início nesta segunda-feira (16), permanecendo aberta à visitação até o dia 30, no Natal Shopping.

Para a mostra, o Memorial Legislativo pretende contar um pouco da história dos 30 anos da Constituição Estadual. Durante os dias da exposição, os visitantes poderão conhecer um pouco mais do passado do Rio Grande do Norte pelos fatos ocorridos no Poder Legislativo, contribuindo com a formação cívica e consciência política dos potiguares.

Essa será a terceira vez que o Memorial do Legislativo Potiguar leva o seu acervo a um shopping da capital. A primeira edição aconteceu no Shopping Midway Mall, dois anos atrás. Já a segunda edição, em 2018, foi realizada no Natal Shopping.

Ano passado, o memorial contou um pouco da história e evolução do voto no Estado, reunindo peças e documentos sobre a criação de partidos políticos, títulos, urnas, dentre outros. Por 15 dias, o tema foi trabalhado com profundidade, atraindo milhares de visitantes.

“A Assembleia Legislativa é parceira do Programa Brasileiro de Educação Cidadã desde a criação da Lei Estadual do Setembro Cidadão, em 2013. De lá para cá estamos cada vez mais inseridos na valorização da cidadania e focados em mostrar a história do parlamento. Este ano, mais uma vez, vamos levar o Memorial do Legislativo para mais próximo da comunidade e expor nosso legado de cidadania ao longo dos anos”, explicou o chefe da divisão do Memorial, Aluísio Lacerda.

16

Set

A Câmara Municipal de Natal debaterá nesta terça-feira, 17 de setembro, a partir das 9h, os caminhos para tornar Natal uma cidade mais limpa. Apesar de coletar regularmente todo o lixo produzido nos seus quase 40 bairros, atualmente apenas cerca de 5% da cidade tem coleta seletiva e o descarte de podas e entulhos de qualquer maneira nas ruas e terrenos, assim como o entupimento de galerias pluviais, pela população, ainda são grandes problemas.

Diante desta realidade, a audiência pública buscará trazer diagnósticos da situação, assim como sugestões de melhorias, mas principalmente encaminhamentos práticos e compromissos de avanços para levar Natal a ser uma cidade melhor de viver. “Queremos fazer uma dinâmica de trabalho para que os participantes apontem soluções e metas, mas que a população como um todo também tenha acesso a esse debate e possa fazer sua parte na construção de uma Natal mais limpa”, disse o vereador Dickson Júnior, propositor da audiência pública.

A discussão ocorrerá numa semana emblemática, já que no próximo sábado, dia 21, acontecerá o Dia Mundial da Limpeza, que terá a participação de Natal pela segunda vez no mutirão. O evento tem o apoio da Câmara de Natal e é organizado pelo Instituto Cidade Limpa, com parceria da Prefeitura do Natal e diversos apoiadores governamentais e não governamentais. A iniciativa deve envolver mais de seis mil voluntários que objetivam arrecadar 16 toneladas de lixo e acontecerá  entre 09h e 13h, envolvendo a faixa litorânea que vai da praia de Ponta Negra até a da Redinha, além da Praça Gentil Ferreira, no Alecrim, trechos da Cidade Alta e da Avenida Nilo Peçanha.

O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire (PSDB), reforça que o descarte irregular de resíduos é um sério problema nas comunidades e afeta praias, rios, ruas e terrenos da capital potiguar. “A iniciativa do Instituto Cidade Limpa é louvável porque ajuda a conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente e a mobilizar voluntários para a realização de mutirões de limpeza". Segundo ele, faz-se necessário motivar os cidadãos a terem comportamentos preventivos nas praias, parques, praças e locais públicos em geral, despejando o lixo produzido nos locais adequados e evitando que esse material polua a natureza e o espaço urbano.