Comunicação, estratégia e mercado

O Blog da Juliska é um espaço para falar sobre os temas acima e ainda trazer dicas, abordar as tendências, acompanhar novidades do mundo corporativo, das mídias sociais e do mercado publicitário. Interaja comentando nos posts ou pelo e-mail juliska.azevedo@gmail.com. Conto com sua companhia!

24

Jan

Entre os dias 25 e 26 de janeiro Natal recebe a Locomotiva Lab que vai ministrar o Curso Design Thinking - Como desenvolver criatividade e soluções inovadoras. O evento acontece no Cubo Hub – Shopping Seaway e utiliza metodologia aplicada na Apple, Google e Samsung. A ferramenta busca a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa, envolvendo as pessoas e incentivando-as a pensarem e desenvolverem de forma criativa. As inscrições podem ser feitas no link https://bit.ly/2WdawpT

O especialista em Design Thinking, Yuri Soares, tem se dedicado ao estudo da abordagem desde 2014 e ressalta a importância da metodologia: “Todo mundo tem problemas. Pessoas tem problemas, e consequentemente, empresas também tem problemas. A capacidade de criar soluções para problemas é algo humano, pois necessita de empatia e criatividade, e computador nenhum pode substituir isso. O Design Thinking é uma metodologia que ensina e potencializa a capacidade das pessoas resolverem problemas de pessoas. É uma abordagem centrada no usuário, ou seja, centrada nas reais necessidades das pessoas, quer seja criar um novo negócio ou desenvolver um novo projeto pessoal”, conclui.

O especialista começou assessorando empreendedores, comerciantes e empresários, ensinando-os a aplicar o Design Thinking em seus negócios, já passou por palcos de grandes eventos como o Nordeste Digital Expo do Sebrae e diversas palestras, workshops e oficinas até mesmo com a Receita Federal do Pernambuco, impactando a vida de centenas de pessoas, agora lança o curso de aperfeiçoamento da técnica com conteúdo teórico e prático. Com  duração de 10h, o treinamento será realizado nesta sexta-feira (25) e sábado (26), no Cubo Hub.

“O curso é voltado para profissionais e empreendedores que queiram desenvolver uma abordagem empática, colaborativa e experimental para gerar soluções centradas em pessoas, em problemas reais com soluções inovadoras e criativas. Através de ferramentas e um novo mindset, o curso se propõe a ensinar como encontrar problemas relevantes, desenvolver ideias inovadoras e tirar essas ideias do papel de forma rápida e acessível”, ressalta.

24

Jan

A Escola de Governo do Rio Grande do Norte (EGRN) tem como um de seus principais objetivos formar e capacitar os servidores públicos para que estes possam contribuir para uma melhoria na gestão das políticas públicas. Por isso, prepara para 2019 a retomada do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, cuja última oferta realizada pela instituição aconteceu em 2013 e, desde então, vinha sendo constantemente solicitada pelos servidores.

Para esse ano, já está assegurada através de convênio entre a Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – responsável pela execução do curso, três turmas da graduação, sendo duas para Natal e outra para Nova Cruz.

Para a secretária de Estado da Administração, Virgínia Ferreira, a realização da graduação em Gestão Pública demonstra o compromisso do Governo do Estado na valorização dos servidores. "Com a oferta desse curso estaremos oportunizando ao servidor crescer profissional e intelectualmente. A qualificação do servidor público estadual estará permanentemente na agenda do governo", ressalta a titular da Searh.

A previsão da Escola de Governo é que nas próximas semanas já seja lançado o primeiro edital de processo seletivo referente às ofertas. As inscrições vão acontecer via site www.escoladegoverno.rn.gov.br. A primeira turma contemplada será em Natal, com início das aulas previsto para o mês de abril. As demais ofertas acontecerão nos meses subsequentes. Para cada turma, serão destinadas 45 vagas, totalizando 135 novos aspirantes a gestores públicos.

Para participar do processo seletivo, os servidores interessados deverão preencher alguns requisitos. Entre eles, ser ocupante de cargo de provimento efetivo; encontrar-se em efetivo exercício do cargo; possuir certificado de conclusão do ensino médio; e desenvolver atividades em qualquer uma das áreas de concentração da administração pública, seja administração geral, planejamento, gestão de recursos humanos, financeiros ou materiais.

De acordo com o diretor-geral da Escola de Governo, Luis Renato Nogueira, o intuito da graduação é criar multiplicadores das boas práticas da gestão pública nos órgãos da administração de todo o Rio Grande do Norte. “Sabemos que o Estado demanda de profissionais cada vez mais capacitados na área de Gestão Pública. A oferta do curso superior vem para suprir essa demanda, já que através dele os servidores terão uma visão integrada das estratégias de formulação e implementação de políticas públicas do Governo do Estado”, resume.

O tempo de duração do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública é de dois anos. A graduação já foi ofertada outras sete vezes pela Escola de Governo, entre 2007 e 2013, contemplando 350 servidores públicos estaduais.

24

Jan

A Faculdade UNINASSAU Natal realiza, na próxima terça-feira (29), às 19h, o minicurso sobre "Projeções de carreira – Liderança". O evento é gratuito e está com inscrições abertas para o público em geral. O minicurso segue o calendário do Capacita 2019 e tem a finalidade de demonstrar a importância de possuir foco e acreditar nos valores da empresa para buscar os desejos de alcançar seus objetivos e conquistar o que há muito já foi planejado.

"Querer é sempre o primeiro passo para o sucesso, mas não é a única coisa. Quem tem o melhor método para chegar ao objetivo é quem alcança os melhores resultados", explica a professor do curso de Administração, Rosevelt Bezerra, responsável por ministrar a aula de capacitação.

O administrador pontua que outra questão importante é ter foco e liderança: "Conquistar todos os itens de uma projeção de carreira não é uma tarefa simples; ainda mais quando se leva em conta a quantidade de novos profissionais que entram no mercado a cada dia e o número de antigos profissionais que também se encontram com o desejo de alcançar seus objetivos e conquistar o que há muito já foi planejado".

Rosevelt Bezerra acrescenta ainda que outro passo para o sucesso é a capacitação. E diz que se profissionalizar e ter referenciais de excelência são importantes para aqueles que desejam ter satisfação na vida profissional. Todos esses pontos serão abordados durante a aula. O minicurso será realizado no campus do bairro de Capim Macio, localizado na Avenida Engenheiro Roberto Freire, 1514. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.extensao.uninassau.edu.br.

24

Jan

O programa preferido das mães “recém-nascidas” está de volta a Natal em 2019 e começa com grande estilo. O CineMaterna inicia o ano no Cinépolis do Natal Shopping com o sucesso de bilheteria ‘Minha vida em Marte’ na próxima terça-feira (29) às 14h. A sessão é exclusiva para mamães e bebês com até 18 meses de idade, excelente oportunidade para a socialização e interação das mães que estão passando pela mesma fase da vida com seus pequenos.

Para garantir o maior conforto possível aos espectadores, a sessão é exibida na sala vip do cinema e dispõe de toda a estrutura necessária: trocadores dentro da sala, som reduzido, ar condicionado suave, luzes levemente acesas, estacionamento de carrinhos de bebê e equipe de apoio.

O filme escolhido para o mês de janeiro é a comédia que já arrancou risadas de mais de três milhões de pessoas em todo o Brasil. ‘Minha vida em Marte’ conta a história de Fernanda, interpretada por Monica Martelli, e a crise que enfrenta em seu casamento. Auxiliada por seu melhor amigo, Aníbal (Paulo Gustavo), Fernanda tenta superar o momento e decidir se salva seu casamento ou põe um fim a ele.

A exibição é seguida de um bate-papo entre as mamães presentes, oportunidade de interação e surgimento de novas amizades. O CineMaterna, presente em 53 cidades brasileiras, acontece em Natal sempre na última terça-feira de cada mês, às 14h, na sala VIP do Cinépolis do Natal Shopping – shopping que é patrocinador local do evento –, e o valor do ingresso é o mesmo cobrado para as salas convencionais, com meia entrada para todos. Além disso, as cinco primeiras mães com bebês de até 18 meses que chegarem à sessão ganharão uma cortesia para o filme.

24

Jan

Com mais de 2 milhões de livros vendidos, dentre eles “Mentes Perigosas” e “Mentes Depressivas”, a Dra. Ana Beatriz Barbosa é referência nacional no tratamento dos transtornos mentais e realiza palestras e consultorias em todo o país. A psiquiatra chega a Natal no dia 18 de junho para ministrar a palestra “Mentes Ansiosas - O Medo e a Ansiedade Nossos de Cada Dia”, no Teatro Riachuelo. 

Episódios de medo, estresse e ansiedade são tão comuns que todas as pessoas já vivenciaram pelo menos um deles. Mas o agravamento dos casos pode transformá-los em patologias. Níveis elevados de estresse, dificuldades para dormir, ataques de pânico e batimentos cardíacos acelerados são alguns dos sintomas que atingem pacientes com ansiedade debilitante. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os transtornos de ansiedade atualmente são as doenças mentais mais comuns, à frente dos casos de depressão.

“Mentes Ansiosas” surgiu da interação real e virtual entre Ana Beatriz e o público. Por meio de conversas por redes sociais, e-mails ou durante palestras e em livrarias, a autora reuniu os principais anseios e questionamentos das pessoas acerca do assunto para compor o livro. Por isso, perguntas como “qual a diferença entre ansiedade e medo?”, “quando a ansiedade vira doença?” e “qual a relação entre ansiedade, culpa e depressão?” serviram como ponto de partida para a escritora. 

Sobre a palestrante:

Ana Beatriz Barbosa Silva é médica graduada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) com residência em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É  professora honoris causa pela UniFMU – SP e diretora da clínica ANA BEATRIZ BARBOSA SILVA – Comportamento Humano e Psiquiatria (RJ). Nascida na cidade do Rio de Janeiro, Ana Beatriz é referência nacional no tratamento dos transtornos mentais. Realiza palestras, conferências e consultorias em todo o país sobre variados temas do comportamento humano e é autora de diversos livros.

24

Jan

Os casos de agressões a jornalistas no Brasil cresceram 36,7% de 2017 a 2018. É o que aponta relatório recente da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj). A entidade contabilizou 135 ocorrências de violências — entre elas um assassinato — que vitimaram 227 profissionais. As informações são do Portal Comunique-se.

De acordo com o site, os principais agressores identificados pela Fenaj foram eleitores/manifestantes. Eles foram responsáveis por 22,2% dos casos de agressão — no ano passado, o Brasil viveu uma campanha presidencial polarizada. Os partidários do presidente Jair Bolsonaro foram os que mais agrediram jornalistas, de acordo com a Fenaj: eles foram responsáveis por 23 das 30 ocorrências que envolviam eleitores/manifestantes.

Parte das agressões ocorreu durante dias de votação e comemorações da vitória. Bolsonaro não mantém uma boa relação com a imprensa. Repetidamente, o presidente usa sua conta no Twitter para reclamar de matérias críticas a sua administração. Organizações de defesa à liberdade de imprensa já demonstraram preocupação com o novo governo.

Outro acontecimento importante de 2018 no Brasil, a greve dos caminhoneiros também contribuiu para o aumento das agressões contra jornalistas. Dezenas de profissionais foram impedidos de cobrir as paralisações e violentados verbal ou fisicamente. Segundo a Fenaj, 17% dos agressores dos casos registrados eram caminhoneiros, ou 23 casos.

A prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também foi estopim para violência contra jornalistas. A Fenaj contou sete casos de agressão em protestos contra a condenação e encarceramento do ex-presidente. O episódio motivou dois ataques por parte de policiais militares e uma ocorrência de censura — quando o Supremo Tribunal Federal impediu que a imprensa entrevistasse o ex-presidente.

Perfil dos agressores

A Fenaj destacou a mudança no perfil do agressores. De 2013 a 2017, os principais perpetradores de violência contra jornalistas haviam sido policiais militares ou guardas municipais, que ficaram em terceiro lugar no número de ocorrências em 2018.

A presidente da entidade jornalística, Maria José Braga, escreve no relatório de que o fato de eleitores, manifestantes e caminhoneiros terem contribuído para o crescimento da violência contra profissionais da imprensa “é uma demonstração inequívoca de que (estes) grupos e segmentos não toleram a divergência e a crítica e não têm apreço pela democracia”.

Perfil das vítimas

A maior parte dos jornalistas violentados no ano passado foi vítima de agressões físicas (24,4% das ocorrências), seguido de ameaças e intimidações (20,7%) e agressões verbais (20%). Os impedimentos ao exercício profissional tiveram um aumento significativo e chegaram a 14,8% dos casos em 2018.

A região Sudeste do país foi onde se contabilizou o maior número de ocorrências (39,2% do total), com destaque para o estado de São Paulo (20,7% do total). A região Sul ficou em segundo lugar na quantidade de violências (28,1%), sendo a maior parte no Paraná (16%), onde o ex-presidente Lula está preso. Apesar de serem maioria na profissão (67%), as mulheres jornalistas não foram os alvos mais frequentes de ataques. A maior parte das vítimas (46,2%) era do sexo masculino, uma tendência registrada pela Fenaj desde a década de 1990.

As equipes de televisão foram mais frequentemente alvo de violência, sendo 39,2% do total de vítimas. Em seguida, estão os profissionais da mídia impressa, que totalizaram 20,9% das ocorrências.

Fonte: Portal Comunique-se, disponível em: https://portal.comunique-se.com.br/mais-de-200-jornalistas-foram-agredidos-no-brasil-em-2018/

24

Jan

A Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN), por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), publicou no último dia 16 de janeiro Edital do processo seletivo para contratação temporária de professores.

São oferecidas 13 vagas distribuídas entre os departamentos de Economia/Assú (1 vaga), Educação/Assú (1 vaga), Filosofia/Caicó (1 vaga), Turismo/Mossoró (1 vaga), Comunicação Social/Mossoró (1 vaga para Publicidade e 1 vaga para Jornalismo/Radialismo), Filosofia/Mossoró (1 vaga), Artes/Mossoró (1 vaga), Letras Estrangeiras/Mossoró (1 vaga), Matemática/Mossoró (1 vaga) e Educação Física/Mossoró (1 vaga).

As inscrições seguem abertas até o dia 28 de janeiro, das 8h às 11h, nos departamentos acadêmicos, cujos endereços constam no Edital. A homologação das inscrições será publicada no dia 29 de janeiro.

A seleção constará de duas etapas: Prova Didática (eliminatória e classificatória) e Avaliação de Títulos (classificatória). Conforme o Edital, os resultados preliminares do processo seletivo estão previstos para o dia 6 de fevereiro e o resultado final para o dia 11 de fevereiro de 2019. Acesse o EDITAL e veja os documentos necessários, os temas das provas didáticas e outras informações do processo seletivo.

23

Jan

O programa 96 Minutos de hoje entrevistou George Diniz, diretor geral do Grupo Diniz, proprietário do Colégio CBV, que falou sobre os novos caminhos para a educação de crianças e adolescentes em meio ao mundo tão conectado, em que é cada vez mais difícil prender a atenção dos jovens.

O CBV está abrindo sua primeira unidade em Natal, no local onde funcionava o tradicional Colégio Maristela até o ano passado, e promete uma proposta de ensino diferenciada.

O 96 Minutos é apresentado por mim – Juliska Azevedo – e pelos jornalistas Gustavo Negreiros e Silvio Henrique. O programa vai ao ar de segunda a sexta, entre 12h e 13h36, com um formato dinâmico e recheado de notícias.

 

23

Jan

A 24ª Feira Internacional de Artesanato (Fiart) começa nesta sexta-feira (25), a partir das 16h, no novo pavilhão do Centro de Convenções de Natal e reúne artesãos das cinco regiões do Brasil e de países como Senegal, Bolívia, República Tcheca, Peru, Madagascar e Colômbia.  A expectativa de público, de acordo com o organizador da feira, Neiwaldo Guedes, é de aproximadamente 70 mil pessoas durante os 10 dias de feira.  Em 2018, a Fiart movimentou R$ 6,8 milhões com a venda e comercialização de produtos. A meta é superar esse montante.

Para isso, a estrutura montada no novo espaço do Centro de Convenções conta com muitas atrações e novidades para atrair desde o apreciador do artesanato, como também quem gosta de programação cultural diversificada, unindo música, dança, gastronomia, lazer e entretenimento em só um lugar.

Já consolidada no calendário turístico da cidade no período da alta estação, a Fiart gera renda, movimenta a economia local e promove o trabalho de artesãos de brasileiros, especialmente dos potiguares, e estrangeiros.  Nesta edição, 250 artesãos potiguares vão expor e comercializar o que produzem no estande do Governo do Rio Grande do Norte, que apoia a feira por meio da Secretaria Estadual do Trabalho, Habitação e Ação Social – Sethas.  No estande da Prefeitura do Natal, também parceira na realização do evento, serão 70 artesãos de Natal e grupos da Economia Solidária.

O estado de Minas Gerais terá participação expressiva na 24ª edição da Fiart. Os artesãos mineiros, com o apoio do Governo do Estado, terão 14 estandes exclusivos para apresentação do tradicional artesanato mineiro ao público do evento.  O trabalho de artesãos de São Paulo; Paraíba, Pernambuco, Ceará, Goiás, Sergipe, Rio de Janeiro, Pará, Amapá, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Acre, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, além do Distrito Federal, também estará exposto na Feira.

A edição 2019, além do diversificado e rico artesanato exposto, conta com novidades como workshops e concurso de fotografias, minicursos de artesanato, espaços kids e gastronômico, com a participação de seis cervejarias artesanais do Rio Grande do Norte, além da promoção da arte da cultura de municípios participantes no dia dedicado a homenagear as cidades.

Dia das Cidades - para homenagear os municípios potiguares que participam do evento, por meio da promoção da arte e da cultura, no período de 26 a 29 de janeiro, a programação da feira terá o "Dia das Cidades", com uma noite dedicada a apresentações culturais e artísticas, oficinas e exposição do artesanato produzido por um dos municípios participantes. As quatro cidades participantes são: Parnamirim (26/01); São Gonçalo do Amarante (27/01); Macau (28/01) e Ceará-Mirim (29/01). 

Minicursos de artesanato – Os visitantes da feira terão a oportunidade não apenas de apreciar o artesanato, mas também de aprender técnicas de pintura decorativa, scrap festa, encadernação e scrapbook nos minicursos que serão ministrados pela equipe da Vitrine da Arte de 29/01 a 01/02 (terça a sexta-feira). Serão disponibilizadas 20 vagas por minicurso, com caga horária de 2 horas. As inscrições serão realizadas 30 minutos antes do início de cada aula. Para participar, o interessado pagará apenas uma taxa de R$ 25,00 referente ao material, composto por apostila + kit de ferramentas de artesanato.

Workshops de fotografia – Quem gosta de fotografia terá a oportunidade de aprender um pouco mais das técnicas usando câmeras e smartphones e de impressão em workshops gratuitos (inscrições no local) de fotografias. As aulas serão ministradas no período de 26 de janeiro a 2 de fevereiro. São 20 vagas por turmas, sendo: Fotografia com celular, ministrado por Canindé Soares; Fotografia Básica, por Henrique José e Preparando arquivos para impressão, ministrado por Pablo Pinheiro.

Concurso de fotografia - O Concurso de fotografia vai premiar as melhores fotos, registradas de câmera profissional ou celular, durante a Fiart. Os participantes terão que postar a foto na rede social Instagram, usando a hashtag (#) de acordo com a categoria escolhida. Para fotos das apresentações culturais, postar a foto e marcar a hashtag #FiartConcursoCultural; já para fotos das peças de artesanato expostas na Feira, postar a foto com a hashtag #FiartConcursoExpo. As três melhores fotos, avaliadas pelo público e pela banca de especialistas, em cada uma das duas categorias, receberão premiação em dinheiro e serviços. As hashtags podem começar a ser postadas do primeiro dia da Feira, 25 de janeiro, até 1º de fevereiro de 2019. O resultado com a premiação será apresentado ao público no dia 2 de fevereiro. O regulamento do concurso está disponível do site http://feirafiart.com.br/concurso-de-fotografia/

Programação cultural:

Fiart Cultural – Espaço para promoção artístico-cultural potiguar, com apresentações diárias, a partir das 18h, de atrações como orquestras; danças orientais; rituais indígenas; shows artísticos; mostra de artes circenses e literatura de cordel. Na noite de abertura (25/01) o show de encerramento será com a cantora acariense Iranilda Santana, a Deusa Nordestina do Forró.

17º Festival de Danças Folclóricas e Parafolclóricas – Homenageando a desenhista, pintora, atriz, escritora, diretora e coreógrafa, Séphora Bezerra, a 17ª edição do festival acontecerá a partir do dia 30 de janeiro e prossegue até o dia 2 de fevereiro, reunindo grupos do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e Paraíba em apresentações de expressões culturais tradicionais da região Nordeste como o Coco de Roda (RN); Caboclinho ( PE)/(RN); Papangus (PE); Maracatu (PE); Xaxado (RN/PB); Araruna (RN); Pastoril de Dona Joaquina (RN); e a Capoeira (RN).

A Fiart, organizada pela Espacial Eventos, é realizada com o apoio do Governo do Estado, Governo Federal, por meio do Programa do Artesanato Brasileiro e do Ministério da Cultura, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RN - Sebrae - e Prefeitura do Natal. Outras informações e fotos estão disponíveis no site www.feirafiart.com.br  

23

Jan

A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e o Projeto Natal na Segunda Guerra Mundial foram temas da audiência entre o Governo do Estado e o Sebrae-RN, na tarde desta terça-feira (22). O projeto para a criação da Lei Geral é uma iniciativa que visa valorizar e dar segurança jurídica às micro e pequenas empresas do Rio Grande do Norte, bem como proporcionar uma maior abertura de mercado nos mais diversos segmentos. “Este é um pleito antigo do Sebrae. Na maioria dos municípios do RN existem leis municipais que regulamentam a atuação das micro e pequenas empresas, mas a criação da lei estadual será um marco regulatório que favorecerá o desenvolvimento econômico potiguar”, enfatizou José Ferreira de Melo Neto, Diretor Superintendente do Sebrae-RN.

Sobre a lei, a governadora Fátima Bezerra destacou que a iniciativa comunga com o plano de governo. “Vamos trabalhar para que ainda no primeiro semestre deste ano, possamos ter esta lei aprovada na Assembleia Legislativa. Incentivar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas é uma das metas do nosso plano de governo”, disse. Para Jaime Calado, Secretário de Desenvolvimento, a insegurança jurídica é uma das principais reclamações do pequeno empreendedor. “A lei estadual beneficiará a todos, pois traz segurança jurídica para o microempresário e para o contratante”, afirmou.

Outro assunto discutido na audiência foi o turismo do Rio Grande do Norte. O Sebrae-RN apresentou o projeto “Natal na II Guerra Mundial”, que tem como objetivo criar novos roteiros com o foco no potencial histórico do Estado. Além dos roteiros de sol e mar, comuns a outras capitais brasileiras, Natal é a única capital do País que foi base dos Estados Unidos durante o período da II Guerra Mundial. A iniciativa promove o turismo para o turista brasileiro e estrangeiro, valoriza a cultura e a história do RN pouco explorada até os dias atuais. Sobre o projeto a Governadora destacou: "É uma excelente iniciativa. Vamos capitanear este projeto por meio da SETUR tendo o Sebrae como parceiro, gerando desenvolvimento, emprego e renda", ressaltou.

Pelo Governo, além de Fátima, participaram da reunião o vice Antenor Roberto, os secretários Carlos Eduardo Xavier (Tributação), José Aldemir Freire (Planejamento e Finanças), Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico), Ana Maria Costa (Turismo), Fernando Mineiro (Gestão de Projetos e Articulação Institucional). Pelo Sebrae, Marcelo Fernandes de Queiroz (Presidente do Conselho Deliberativo), José Ferreira de Melo Neto (Diretor Superintendente), João Hélio Cavalcanti (Diretor Técnico) e Marcelo Saldanha Toscano (Diretor de Operações). O Senador Jean Paul Prates também participou da reunião.