Comunicação, educação, mercado e turismo!

Um blog com assuntos diferentes e com a marca da credibilidade, que traz tendências, novidades do mundo corporativo, do universo da tecnologia e mídias sociais, do setor de educação e do mercado publicitário. E como ninguém é de ferro, tem ainda lazer, cultura e turismo! Fale com a gente pelo e-mail juliska.azevedo@gmail.com. Acompanhe a gente também no Instagram e Facebook, no @blogdajuliska.

8

Abr

O Brasil marca presença a partir de hoje (8) na Semana de Design de Milão, na Itália, com a participação de mais de 30 empresas e profissionais brasileiros. Intitulada Brazil: Essentially Diverse, a mostra, que se estende até o próximo domingo (14), é uma expressão da singularidade da cultura brasileira, marcada por influências ancestrais indígenas, africanas e europeias.

Promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com o Consulado-Geral do Brasil em Milão, a mostra ocupa o Museo della Permanente. A área, de 2 mil metros quadrados (m²), oferece uma experiência imersiva aos visitantes mostrando o que há de mais moderno no designcontemporâneo brasileiro, com destaque para o mobiliário.

Pela primeira vez a Apex-Brasil contou com uma curadoria para a composição do espaço. A ideia foi construir uma narrativa que “amarre” as obras entre si e entre os ambientes expositivos, de forma a contar uma história sobre o panorama atual do design do país.

As peças assinadas pelos profissionais brasileiros estão distribuídas em dois andares do museu, em quatro áreas definidas pelos conceitos de "essencialmente diverso"; "essencialmente inovador"; "essencialmente sustentável" e "essencialmente criativo".

Em cada área, as raízes e a riqueza cultural do Brasil serão comunicadas aos visitantes por meio de uma fusão de estímulos que deve proporcionar uma experiência interessante e única. A iluminação e o posicionamento das peças, somados às técnicas especiais de ambientação, permitirão que os visitantes façam um mergulho em uma atmosfera simulada por aromas e temperaturas que recriam a floresta tropical brasileira.

A Semana de Design integra a programação paralela ao Salão do Móvel de Milão, maior evento do setor moveleiro do mundo e referência do setor de casa, mobiliário e equipamentos para a indústria de móveis. A expectativa para o salão deste ano é de 300 mil visitantes, oriundos de mais de 165 países.

Fonte: Agência Brasil

8

Abr

O novo ensino médio terá formação mais voltada para o empreendedorismo, a investigação científica, os processos criativos e a mediação e intervenção sociocultural. Estes são os eixos que vão orientar os chamados itinerários formativos, ou seja, as atividades que os estudantes poderão escolher. O modelo deverá ser implementado nas escolas públicas e privadas do país até 2021.

Isso significa que, ainda no ensino médio, os estudantes poderão, por exemplo, aprofundar os conhecimentos referentes ao mundo do trabalho e à gestão de empreendimentos. Além disso, os estudantes deixarão a escola sabendo mediar conflitos e propor soluções para questões e problemas socioculturais e ambientais identificados em suas comunidades.

Os eixos que servirão de referência para a estruturação dos itinerários formativos estão em portaria publicada na última sexta-feira (5) pelo Ministério da Educação (MEC). Os referenciais foram definidos pela gestão passada da pasta e já estavam disponíveis na internet desde o fim do ano passado. Agora, foi feita a publicação oficial.

No novo ensino médio, os estudantes de todo o país terão formação semelhante, orientada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em um ensino médio com 5 horas diárias de aulas, essa parte ocupará 60% dos três anos de formação, o equivalente a pouco mais que um ano e meio. No tempo restante, os estudantes poderão aprofundar os estudos em itinerários nas áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou ensino técnico.

Fonte: Agência Brasil

7

Abr

Deu no Portal Meio e Mensagem:

O LinkedIn divulgou quarta-feira, 3, o ranking LinkedIn Top Companies 2019, pesquisa que lista as 25 empresas em que os brasileiros mais almejam trabalhar. Para elaborar o estudo, a companhia utilizou dados e ações dos mais de 36 milhões de usuários da plataforma no País. Foram avaliadas para o índice empresas com no mínimo 500 funcionários e crescimento positivo ou inalterado durante o ano.

Na quarta edição do ranking, o Itaú Unibanco levou a melhor colocação pelo segundo ano consecutivo. O banco foi seguido pelo Santander, na segunda posição, e a empresa de venture capital Movile, como terceira colocada. O setor financeiro ganhou destaque na pesquisa. Além dos primeiros colocados, Bradesco, Safra, BTG Pactual e Grupo XP apareceram no estudo.

No cenário das startups, Stone e Nubank ganharam espaço na seleção geral das companhias. Em 2018, elas já haviam sido listadas em 1° e 5° lugar na versão que analisa apenas o mercado de startups. Assim como a Stone, outras empresas de tecnologia ganharam notoriedade na lista como IBM, Totvs e Oracle.

A pesquisa foi desenvolvida pela equipe editorial do grupo por meio da ferramenta LinkedIn Talent Insights. Para classificar as empresas, a companhia analisou a interação das empresas com os funcionários, demanda por vagas e, ainda, a retenção de colaboradores. Além do Brasil, a lista é realizada em mais dez países incluindo Estados Unidos, China e Reino Unido.

Fonte: Portal Meio e Mensagem, disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2019/04/04/linkedin-aponta-empresas-mais-desejadas-para-trabalhar.html

6

Abr

O Teatro Riachuelo Natal recebe pela primeira vez amanhã, dia 07 de abril, às 20h, o espetáculo Queen Experience In Concert, considerado um dos melhores tributos das Américas à famosa banda liderada pelo vocalista Freddie Mercury. O show conta com 25 integrantes, incluindo maestro, orquestra ao vivo e a participação especial da banda Magic Queen, que impressiona pela fidelidade à original. Em única apresentação, o show promete grandes emoções para os fãs da banda britânica.

O evento é uma verdadeira imersão musical de altíssimo padrão, aliando o rock à música erudita, uma mistura que há tempos faz muito sucesso no meio rock and roll, como é no caso dos DVDs do Kiss e Metallica in Concert. A fusão de guitarras, bateria e baixo a instrumentos clássicos combina visceralidade e erudição para produzir  música boa, sonora e melódica.

O espetáculo Queen Experience In Concert convida o público a uma viagem emotiva, remetendo aos sucessos das décadas de 1970 e 1980, período auge da banda britânica. O perfil vocal e físico idêntico ao de Freddie Mercury do vocalista da Magic Queen impressiona a todos e torna mais autêntico o “revival” de uma das maiores bandas de todos os tempos. A produção local é assinada pela Idearte Produções.

O Queen foi uma das mais populares bandas inglesas dos anos de 1970 e 1980, sendo precursora do rock tal como hoje o conhecemos, com magníficas produções dos seus concertos e videoclipes das suas canções. O início da banda remonta a 1967, em Londres. O grupo ganhou reconhecimento mundial e, mesmo após a morte de Freddie Mercury, seu carismático e talentoso vocalista, continua querida e reconhecida.

5

Abr

A agência Três1 está promovendo o curso Como anunciar sua empresa no Facebook e Instagram no próximo dia 13 de abril. Entre os tópicos que serão abordados, estão criação e configuração de uma conta de anúncios; Funções da conta; Objetivos específicos de anúncios; Orçamento de anúncios; Organização de campanhas e anúncios; Funil de vendas para anúncios (Atrair, engajar e vender).

E ainda será tratado sobre Segmentações avançada 1 (Públicos personalizados); Segmentação avançada 2 (Remarketing); Mensuração de anúncios; Geração de contatos; Leads Ads; Audience Insights; Cases e ferramentas. Inscrições disponíveis no site: https://www.sympla.com.br/como-patrocinar-no-fb-e-instagram-para-o-seu-negocio__482782

5

Abr

A agência Pandora Comunicação divulgou o vídeo que retrata uma ação de marketing e conscientização diferente desenvolvida para o cliente Água Mineral Cristalina. Surpreendendo clientes de restaurantes em Natal, a ideia central da ação foi mostrar que quanto menos cuidado com a preservação da água, maior será a chance dela faltar – em breve – para o uso que estamos acostumados. 

A iniciativa foi posta em prática no dia 22 de março, quando se celebra o Dia Mundial da Água, levando a restaurantes da cidade uma garrafa de água mineral vazia de cortesia que, no seu interior, continha um informativo sobre a importância de se preservar o bem mais precioso. O resultado você pode conferir no vídeo abaixo.

5

Abr

O percentual de famílias brasileiras com dívidas (em atraso ou não) chegou a 62,4% em março deste ano. O índice é superior aos 61,5% de fevereiro deste ano e aos 61,2% de março do ano passado. Esse também é o maior patamar de endividamento das famílias desde setembro de 2015, segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada ontem (4) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Já as famílias inadimplentes, ou seja, aquelas que têm dívidas ou contas em atraso, ficou em 23,4% em março deste ano, acima dos 23,1% do mês anterior. Na comparação com março do ano passado (25,2%), no entanto, o indicador teve uma queda de 1,8 ponto percentual.

O percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso aumentou de 9,2% em fevereiro para 9,4% em março deste ano. No entanto, continuou abaixo do patamar de março do ano passado (10%).

Segundo a economista da CNC Marianne Hanson, além da recuperação gradual das concessões de crédito e do consumo das famílias, há um fator sazonal que influi nos resultados: a incidência dos gastos extras de início de ano, ocasionando uma demanda maior por empréstimos.

O cartão de crédito foi apontado como o principal motivo das dívidas por 78% das famílias endividadas, seguido por carnês, para 14,4%, e, em terceiro, por financiamento de carro, para 10%.

Fonte: Agência Brasil

5

Abr

Milhões de dados de usuários do Facebook foram encontrados expostos ao público na internet, sem qualquer tipo de proteção, revelaram especialistas da empresa de cibersegurança UpGuard nessa quarta-feira (3).

O grupo de pesquisadores descobriu dois conjuntos separados de dados, armazenados em servidores da Amazon. As informações podiam ser acessadas por qualquer pessoa, sem a necessidade de senha.

O maior bloco de dados estava vinculado à empresa mexicana Cultura Colectiva, que armazenou publicamente na nuvem mais de 540 milhões de dados de usuários coletados no Facebook, incluindo comentários, reações e nomes de perfis.

O segundo conjunto de dados, ligado ao extinto aplicativo do Facebook At the Pool, era significativamente menor, mas continha, entre outros dados, fotos e senhas de 22 mil usuários.

A UpGuard acredita que as senhas eram para acessar o aplicativo, e não a conta do usuário na rede social, mas a sua divulgação coloca em risco internautas que costumam usar as mesmas senhas em várias contas, alertou a empresa.

Segundo o Facebook, todas as informações expostas já estão seguras. "Uma vez alertados sobre o problema, trabalhamos com a Amazon para derrubar os bancos de dados. Temos o compromisso de trabalhar com os desenvolvedores em nossa plataforma para proteger os dados das pessoas", afirmou um porta-voz em comunicado.

A nota diz ainda que a empresa está investigando o incidente e busca descobrir por que esses dados foram armazenados em servidores públicos. "As políticas do Facebook proíbem o armazenamento de informações em bancos de dados públicos", disse.

Segundo a companhia, os usuários serão informados se forem encontradas evidências de que as informações expostas na internet foram mal utilizadas.

A exposição desses dados não é resultado de um ataque de hackers aos sistemas da rede social, mas é mais um exemplo de como o Facebook permite que terceiros coletem grandes quantidades de dados de usuários, sem controlar a maneira como essas informações são usadas ou protegidas.

"Os dados expostos não existiriam sem o Facebook, ainda assim esses dados não estão mais sob o controle da rede social", afirmam os pesquisadores. "Em cada um desses dois casos, a plataforma facilitou a coleta de dados sobre indivíduos e sua transferência para terceiros, que se tornaram responsáveis por sua segurança."

Nos últimos anos, o Facebook se viu envolvido em vários escândalos relacionados à gestão da privacidade dos dados dos usuários, que mancharam consideravelmente a imagem pública da empresa.

A maior polêmica que teve que enfrentar começou em março de 2018, quando foi revelado que a companhia de consultoria britânica Cambridge Analytica utilizou um aplicativo para compilar milhões de dados de usuários da plataforma sem o seu consentimento e com fins políticos.

A empresa se serviu de dados da rede social para elaborar perfis psicológicos de eleitores, que supostamente foram vendidos à campanha do presidente americano, Donald Trump, durante as eleições de 2016.

O Facebook é a rede social mais usada no mundo, com 2 bilhões de usuários mensais. Além disso, a empresa é dona do WhatsApp e do Instagram, também utilizados por bilhões de pessoas.

Fonte: Agência Brasil

5

Abr

Natal irá sediar neste fim de semana o Campeonato Nordeste/Nordeste Master de Vela, que reunirá, no Iate Clube de Natal, cerca de 25 embarcações “Classe Laser” e velejadores de estados como Pernambuco, Aracaju, Paraíba, Ceará, além do Rio Grande do Norte.

Os atletas vão disputar premiações no sábado e domingo, dias 6 e 7, a partir das 10 horas. As competições vão ocorrer no estuário do Rio Potengi, no trecho entre a “Ponte de Todos” e a boca da barra.

O campeonato faz parte do calendário oficial da Associação Brasileira da Classe Laser e admite velejadores e velejadoras masters, que são atletas com 35 anos de idade ou mais.  

De acordo com o Comodoro do Iate Clube de Natal, advogado Kaleb Freire, os velejadores potiguares que vão representar o estado na competição têm chances reais de subir ao pódio no final da disputa.

Kaleb Freire lembra que a “Classe Laser” envolve embarcações “bastante ariscas” e é a mesma categoria do iatismo a que pertence o velejador Robert Scheidt, bicampeão olímpico e 15 vezes campeão mundial de iatismo.

5

Abr

POLO TURÍSTICO ADIADO - O prefeito de Natal, Álvaro Dias consegui no final do ano passado uma emenda impositiva de R$ 24 milhões para construção do Terminal Turístico da Redinha, com a recuperação do mercado e da igreja, oferecendo conforto e a acessibilidade necessária para receber bem o nosso turista. 

A obra iria fortalecer as ações na praia e criar um novo polo de atração para a cidade.

Porém, essa semana a bancada federal retirou a emenda, deixado apenas o valor de R$ 1 milhão. Infelizmente, perde a cidade, população, economia e todo o Estado. A luta é grande!!!!

DIRETORES DA CORENDON EM NATAL

No início da semana, os diretores da Corendon, Win Woelders e Sjoerd de Kot, estiveram em Natal. O voo que começa a operar em novembro, deve trazer ao destino 360 passageiros a cada sete dias, por mês serão cerca de 1,4 mil turistas e quase 8,5 mil ao longo dos seis meses de operação.

Estima-se que os turistas devem movimentar cerca de R$ 56,6 milhões na economia ao longo da operação do voo.

FAMTOUR

Chegará neste final de semana o primeiro Famtour da Corendon formado por 5 profissionais da empresa, do setor de vendas. O objetivo da ação é fazer com que esses profissionais vivenciem as experiência do nosso destino e conheçam a qualidade da nossa hotelaria, para que dessa forma, possam vender para as agências de viagem o RN. A maioria dos profissionais vem da Turquia.

PESQUISA SOBRE O CARNAVAL DE NATAL

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio da Fecomércio RN realizou, pelo 5º ano consecutivo, a pesquisa que traçou o perfil do folião e do comerciante que participou do Carnaval em Natal 2019. Os dados, que serão divulgados na próxima segunda (8), trazem uma avaliação geral do evento, perfil dos foliões, e o impacto que a festa causou nos negócios dos comerciantes.

DISNEY PROÍBE FUMO E CARRINHOS DE BEBÊ

A Disney decidiu proibir o fumo e a entrada de grandes carrinhos de bebê em todos os seus parques a partir do dia 1° de maio de 2019. Com isso, não haverá mais aquelas áreas de fumo conhecidas em inglês como “smoking areas”, e os carrinhos de bebê que estejam foram do padrão, mais de 78,7cm de largura e 132,08cm de comprimento, também não poderão entrar nos parques temáticos, parques aquáticos e no Complexo ESPN Wide World of Sports. Em nota, a organização afirmou que as novas normas visam aliviar o grande congestionamento nos parques.

MODERNIZAÇÃO DO TURISMO

Lideranças do trade visitaram o Senado esta semana, na pauta o projeto de lei remetido ao Senado na última semana para promover a modernização do turismo no Brasil. O PLC 1829/19 se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e foi designado para relatoria do senador Randolfe Rodrigues (REDE/AP).

Vale ressaltar que o senador Randolfe tem um histórico de atuação favorável à cobrança de ECAD e se posiciona contra o segmento hoteleiro na questão de isenção de cobrança de direitos autorais dentro de unidades habitacionais.

PRESENTES

Na ocasião, estavam presentes o presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio; o relator do projeto do PL 2724/2015 na Câmara, dep. Paulo Azi (DEM/BA); o presidente da Comissão de Turismo da Câmara, dep. Newton Cardoso Jr (MDB/MG); o presidente da Frente Parlamentar do Turismo, dep. Herculano Passos (MDB/SP); e o 1º vice-presidente da Comissão de Turismo da Câmara, dep. Leur Lomanto Júnior (DEM/BA).

DISPUTA

A Azul não será a única a fazer uma proposta de reestruturação da Avianca Brasil. Latam Brasil e Gol anunciaram na última quarta (3) que também entrarão no páreo para aquisição dos ativos da companhia. A proposta prevê a separação dos direitos de uso de horários de pouso e decolagem de voos da companhia, além do programa de pontos Amigo, para que possam ser vendidos separadamente a qualquer empresa interessada no processo de leilão.

DICA PARA O FINAL DE SEMANA

Você conhece a gamboa das quixabeiras? Esse ecopasseio fica entre a caatinga e manguezal, onde forma um banco de areia perfeito para um banho em águas mornas e claras.

E o turista ainda pode experimentar o típico caldo de Ubarana, com o marisco refogado....  Aff deu água na boca! Ficou curioso? Esse paraíso fica em Macau, distante cerca de 186 km de Natal. Mais informações:  99960 1411 ou 99607 4360