Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

02 de Setembro de 2020

Natal participará de evento internacional sobre cidades e mobilidade inteligentes

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), é um dos destaques do evento internacional Connected Smart Mobility Digital Xperience 2020, que acontecerá entre os dias 9 e 10 de setembro. O case da capital potiguar faz parte do estudo desenvolvido pelo filósofo, educador e especialista em filosofia clínica, Guto Castro, e vai falar sobre o tema Ética, mobilidade e pandemia: Quais os caminhos para uma cultura de combate a necropolítica nas cidades e no trânsito?

A plataforma City Inteligentes e Connected Smart Mobility Xperience online vai proporcionar uma imersão sobre o tema envolvendo diversos atores e pesquisadores do mundo inteiro para discutir a revolução da mobilidade através de investimentos, tecnologia e inovação com foco na necessidade das pessoas em todo planeta. Também vai debater a ideia de como sair da caixa do modelo tradicional de pensar mobilidade em grandes centros para conceitos mais modernos de planejamento e quais as tecnologias e inovações que vão revolucionar a mobilidade urbana a partir do cenário atual, entre outros temas.

Castro vai apresentar a tese que sem uma educação para um trânsito mais humano o mundo continuará ferindo e matando as pessoas. Vai apresentar também algumas campanhas realizadas pela STTU nos últimos anos – com ênfase nos cases “Nós Somos o Trânsito”, finalista do Desafio Publicitário 2018 do Maio Amarelo e a Campanha de conscientização contra a Covid-19 e o elevado número de acidentes com vítimas fatais no trânsito, projetado nos Reis Magos e com a ideia de “Perceba os riscos. Proteja a vida!”.

“Foram duas campanhas que receberam reconhecimento nacional. Essa última, prova que o vírus não viaja sozinho e que as fronteiras não existem para ele, já que anda de carona nas pessoas que se movimentam. E, é nesta perspectiva, que ele passa a ser um desafio para mobilidade também”. Com esse argumento, Guto de Castro trouxe o debate sobre a importância da mobilidade na luta contra o Covid-19 e criou o cenário dos Reis Magos com máscaras dentro de uma campanha que trabalha a luta contra o Coronavírus e os acidentes fatais com vítimas no trânsito, no Maio Amarelo.

De acordo com o pensador, o vírus fez o planeta recuar em termos de uma mobilidade livre, entre os países, os estados e até mesmos entre as cidades dentro de uma única nação. Não temos mais a ideia de fronteiras livres em continentes e blocos econômicos, países e até mesmo entre municípios dentro de uma mesma região.

“Isso é um retrocesso na ideia de um mundo sem fronteiras e uma ética planetária. Pois, de fato, está provado que os problemas que acontecem na China, na Itália, nos Estados Unidos também acontecem aqui e acontecerão na África, na Índia e no Japão. E esses problemas precisam ser objetos de estudos da ciência, da filosofia e da mobilidade”, destaca o pensador. “Como filósofo, tenho o dever moral de provocar o tema, construir apórias, perguntas para que possamos apontar os caminhos deste novo mundo. Mas, sem retrocesso”, concluí o pensador.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias