Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

25 de Março de 2020

Museu do Ipiranga faz parceria com Wikipédia para difusão digital de acervo

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Ao longo de 2020, o Museu do Ipiranga ampliará sua atuação digital na enciclopédia eletrônica Wikipédia e outras plataformas colaborativas pertencentes ao grupo Wikimedia. A expectativa é que dezenas de milhões de pessoas tenham acesso a imagens e textos relacionados ao acervo do Museu durante todo o ano por meio da parceria realizada com o Wiki Movimento Brasil, a partir de práticas de difusão digital colaborativas.

As atividades fazem parte de um plano mais amplo do Museu do Ipiranga de aumentar sua presença no meio digital. Nesse contexto, a instituição está não só aderindo a práticas de disponibilização de conteúdo, mas também de conhecimento aberto e licenças livres.

“Estamos nos preparando para atender as demandas do novo Museu do Ipiranga”, diz Solange Ferraz de Lima, diretora do museu. “O compromisso com a pesquisa e o ensino é a base para difundir amplamente o conhecimento gerado a partir dos acervos. Se as exposições permitirão o contato presencial e sensorial com o magnífico espaço do Museu e suas coleções, a atuação digital desempenhará outra função – prolongar e aprofundar a relação do público com os conteúdos”, completa.

Diversas instituições culturais ao redor do mundo já realizaram projetos similares em parceria com a Wikimedia, em iniciativas conhecidas como GLAM-Wiki” (“Galleries Libraries, Archives and Museums – Wiki“). Junto ao Museu do Ipiranga, a atuação Wiki virou um caso de sucesso, tanto em relação aos produtos a serem desenvolvidos quanto às tecnologias implementadas no processo.

Com isso, a instituição brasileira é líder num movimento internacional ao qual se unem museus, bibliotecas e arquivos de vários países, especialmente na Europa e na América do Norte. A iniciativa é uma atividade do Wiki Movimento Brasil e da equipe do Museu do Ipiranga, com parceria da Fundação Banco do Brasil e realização da Universidade de São Paulo e da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP).

Fonte: Portal B9, disponível em: https://www.b9.com.br/123563/museu-do-ipiranga-faz-parceria-com-wikipedia-para-difusao-digital-de-acervo/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias