Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

08 de Janeiro de 2021

Mercado de games tem receita 12% maior em 2020 com a COVID-19

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O mercado de games teve receita 12% maior em 2020 no comparativo anual, muito por conta da pandemia de COVID-19. O dado vem de novo relatório da SuperData, braço de análise de entretenimento da Nilsen.

De acordo com o levantamento, o setor de jogos digitais teve receita de US$ 126,6 bilhões em 2020, representando os 12% a mais que no ano passado. O mercado de jogos mobile ainda é hegemônico no topo, sendo responsável 58% do faturamento anual do setor.

O documento também pontua outros dois setores que tiveram bom rendimento no ano passado. Os jogos gratuitos para PC representaram 17% da receita total do setor. Além deles, os games premium de console representam uma fatia de 14% do faturamento anual em games digitais.

“A receita de games foi apenas 6% maior em janeiro e fevereiro no comparativo anual, mas cresceu para 14% no restante do ano. Como o lockdown da COVID-19 teve um efeito mundialmente em março, os gastos com games dispararam e não voltaram mais”, aponta o documento.

O comportamento do usuário foi de investimento em dois setores, aponta o estudo. O primeiro foi o de games gratuitos, sendo responsáveis por 78% da receita total de 2020.

Os jogadores também investiram em jogos premium, sendo responsáveis por 28% da receita total em games. No ano passado, este setor representava somente 9% do faturamento.

Jogos rentáveis

O documento também aponta os games que tiveram maior faturamento em 2020. No setor de títulos gratuitos, houve também dominação dos mobile, sendo que 8 dos 10 mais rentáveis foram lançados para dispositivos móveis.

O game gratuito com maior receita foi Honor of Kings, o principal MOBA da Tencent e muito conhecido no mercado asiático, rendendo US$ 2,4 bilhões. Na lista ainda aparecem nomes conhecidos como Free FirePokémon GoLeague of Legends e Candy Crush Saga.

Nos consoles, nomes já consagrados aparecem no topo da lista. Call of DutyModern Warfare foi o título mais rentável com US$ 1,9 milhão. Contudo, na análise do SuperData, o battle royale gratuito Warzone foi incluído nesta conta. Em segundo lugar, aparece FIFA 20, com US$ 1 milhão, seguido de GTA V, com US$ 911 milhões.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/games/mercado-de-games-tem-receita-12-maior-em-2020-com-a-covid-19-177046/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias