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20 de Setembro de 2020

#JornalismoFazBem: ANJ lança campanha de valorização do jornalismo no combate à desinformação

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A Associação Nacional de Jornais (ANJ) lançou uma campanha em defesa da valorização do jornalismo como principal antídoto à desinformação: #JornalismoFazBem. A primeira etapa da iniciativa, que inclui anúncios para impressos e digital, além de material circulando nas redes sociais, destaca o papel decisivo da atividade jornalística profissional para a preservação e para o aprimoramento da democracia, bem como na defesa pelas liberdades de imprensa e de expressão.

Ontem, dezenas de jornais associados à ANJ veicularam, em suas publicações impressas e digitais, o anúncio da primeira fase da campanha, alusivo ao Dia Internacional da Democracia, comemorado sempre no dia 15 de setembro. Além disso, houve amplo compartilhamento da #JornalismoFazBem a partir das páginas da ANJ em quatro redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e LinkedIn.

Líderes das redações de jornais e de revistas do país participaram da campanha, enfatizando detalhes do papel do jornalismo no processo democrático. “Não há democracia sem jornalismo nem jornalismo sem democracia”, sintetiza Linda Bezerra, Editora-Chefe do jornal Correio*, da Bahia. "O direito à informação é uma das premissas da democracia. O jornalismo cumpre esse papel quando traz o contraditório, é diverso, honesto, confiável e plural”.

Para os jornalistas, a acelerada propagação de desinformação nas redes sociais reforça a relevância do jornalismo. “Em tempos turbulentos, de desinformação, a notícia bem apurada é um norte, um leme, e ganha cada vez mais importância em sua função social, diz Linda. "A democracia não existe sem a verdade. Em tempos de fake news, a informação isenta, bem apurada e que dá voz ao pluralismo se faz cada vez mais necessária para o bem de todos", ressalta Daniela Tófoli, Diretora Editorial da Editora Globo.

O jornalismo, segundo os líderes de redação, também contribui para o progresso das sociedades. “Jornalismo faz bem para a vida em sociedade, contribui com o debate, cobra, enfrenta, antecipa tendências, enfim, joga luz ao que está obscuro”, afirma Elaine Silva, Editora-Chefe de A Gazeta, do Espírito Santo. "O jornalismo é a voz do povo a serviço da verdade e faz muito bem à democracia”, completa Telmo Flor, Diretor de Redação do Correio do Povo, do Rio Grande do Sul.

Segundo a jornalista Marta Gleich, Diretora de Jornalismo de Jornais e de Rádios do Grupo RBS, também do Rio Grande do Sul, a imprensa livre e qualificada permite que a sociedade avance, ao debater a solução dos seus problemas. “Em uma era de tanta radicalização e desinformação, o jornalismo profissional, independente e investigativo se torna ainda mais necessário, para garantir a pluralidade, a verdade e a divulgação de fatos checados”, diz.  

No entendimento de Laurindo Ferreira, Diretor de Redação do Jornal do Commercio, de Pernambuco, democracia e jornalismo são complementares. “Democracia é respeito à opinião contrária e jornalismo é estar sempre atento às várias opiniões. Democracia é o direito de exercer sua liberdade e jornalismo é a liberdade de expressão do seu direito. A democracia não foge ao debate e o jornalismo fica ainda mais rico com a pluralidade das ideias."

A campanha publicitária foi criada pela Tailor Media, agência de inteligência de mídia que atende a ANJ.

Fonte: ANJ, disponível em: https://www.anj.org.br/site/component/k2/jornalismofazbem-anj-lanca-campanha-de-valorizacao-do-jornalismo-no-combate-a-desinformacao

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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