Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

21 de Dezembro de 2018

IMD abre inscrições para residência em Tecnologia da Informação

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Instituto Metrópole Digital (IMD) lançou edital para preenchimento de vagas para residência em Tecnologia da Informação, feita em parceria com o  Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam) da Universidade Federal do Rio Grande Norte (UFRN). O curso tem caráter de pós-graduação lato sensu e oferece 15 vagas, para as quais serão pagas bolsas no valor de R$ 2 mil.

As inscrições vão até 14 de janeiro e devem ser efetuadas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), com taxa de R$ 100,00. A novidade é o fato de que pela primeira vez a residência vai acontecer em um órgão que também funciona como unidade fabril, o Nuplam.

Para participar da seleção, o candidato deve possuir diploma de nível superior de qualquer curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). O processo seletivo tem como primeira etapa uma prova de conhecimentos específicos, cujo objetivo é avaliar o desempenho dos candidatos em relação a conteúdos da área de Tecnologia da Informação, que deve ser aplicada no dia 20 de janeiro, de acordo com o edital.

Já a segunda consiste em uma prova prática, realizada no dia 27 de janeiro, composta por cinco questões envolvendo situações-problema e estudos de caso, referentes à área de desenvolvimento de softwares. Apenas ingressam nessa segunda fase os candidatos que obtiverem, no mínimo, 60% de acertos na primeira prova.

Nuplam

Produzindo em torno de 200 milhões de medicamentos por ano, o Nuplam também atua no desenvolvimento e pesquisa de fármacos. Com uma equipe diversificada de 50 colaboradores, o Núcleo é atualmente o único laboratório industrial do Brasil vinculado a uma Universidade. Devido a esse fator, oferece suporte ao ensino, à pesquisa e à extensão na área de Ciências Farmacêuticas.

O Nuplam, também, contribui com  diversos outros cursos da UFRN, como Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos e Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde.

De acordo com o coordenador da nova turma da residência em TI, professor Itamir Barroca Filho, os candidatos selecionados atuarão, nesse primeiro momento, em uma necessidade específica do Nuplam, que são a integração e a informatização de seus sistemas de gestão.

Nova plataforma

“O objetivo dessa Residência, além de oferecer capacitação aos profissionais, é também promover a inovação e o desenvolvimento de uma plataforma chamada SigNuplam, que vai informatizar todos os processos que envolvem o controle de produção de medicamentos”, detalha o coordenador.

Ele também explica que atualmente o Nuplam possui diversos setores não integrados, arquivando e processando informações referentes à produção de medicamentos ainda de forma física, no papel, ou com o uso de planilhas em Excel.

Segundo o coordenador, depois de desenvolvida a plataforma, os alunos vão se concentrar em desenvolver soluções computacionais provocando melhorias no funcionamento das atividades do Núcleo de modo geral, aplicando na Tecnologia da Informação de maneira a beneficiar a produção dos medicamentos.

A matrícula dos candidatos selecionados no processo deve ser realizada de 5 a 8 de fevereiro. Já as aulas têm início no dia 11 do mesmo mês. O edital com todas as informações e prazos relativos ao processo de seleção pode ser consultado aqui.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias