Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

03 de Abril de 2019

Idema divulga que emitiu mais de 500 licenças nos três primeiros meses de 2019

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema/RN) apresenta balanço dos 100 primeiros dias da gestão. Entre os destaques do órgão estão as medidas para redução de despesas e o reforço aos mecanismos administrativos para dar celeridade às análises de processos e emissão de licenças ambientais. Associado a isso, estão as atividades de Educação Ambiental desenvolvidas pelo Idema, como por exemplo, a ampliação do trabalho realizado pelo Núcleo de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios do RN-NAGAM, que no trimestre atendeu mais de 30 cidades, levando capacitações, oficinas e atendimentos aos gestores municipais.

O Governo do Estado tem trabalhado com integração entre as secretarias, ouvindo gestores e discutindo as prioridades para o desenvolvimento econômico e sustentável do Rio Grande do Norte. Nesse sentido, é priorizada a Segurança Jurídica através da transparência no trabalho e da abertura do diálogo do órgão ambiental com o empreendedor.

Desde o início do ano o instituto emitiu mais de 500 licenças. Além da demanda gerada no primeiro trimestre de 2019, os núcleos de licenciamento concluíram as análises de 158 processos referentes ao passivo ambiental de 2016 e 2017. No setor de energias, está prevista a instalação de cinquenta novos parques eólicos no RN até 2023, demandando investimentos da ordem de R$ 4 bilhões. Hoje existem 151 parques em funcionamento, produzindo 4 gigawatts, três vezes mais que a demanda interna.

O diretor geral do Idema, Leon Aguiar, afirmou que dentre os processos analisados, destacam-se licenças de interesse social, como as de pequenas barragens no município de Serra Negra do Norte, criadas na década de 80 sem a devida instrumentalização ambiental.Outro exemplo é a licença que permitirá a construção do aterro sanitário da região de Caicó. A obra beneficiará uma população de mais de 300 mil habitantes, atendendo os 25 municípios do Seridó.

Outro importante trabalho que o Idema desempenha é a fiscalização ambiental do Estado. Além de vistorias realizadas pelos fiscais do órgão e ações desempenhadas em parceria com a Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipam), o órgão reativou o serviço gratuito de recebimento de denúncias ambientais, e nestes três meses foram registrados mais de 250 casos através do serviço “Alô Idema” e  gerados 73 autos de infração. A ferramenta permite que a população formalize denúncias para coibir as infrações ambientais.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias