Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

13 de Março de 2019

Google lança app que identifica objetos para deficientes visuais

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Anunciado em maio de 2018, o Google Lockout finalmente foi lançado ao público. Ele utiliza inteligência artificial para identificar objetos e descrevê-los para deficientes visuais e estará disponível para download ainda nesta semana. A parte ruim da notícia boa é que, inicialmente, o Lookout estará disponível somente para os aparelhos Pixel e nos Estados Unidos.

O aplicativo conta com uma tecnologia semelhante à do Google Lens, portanto, basta mirar a câmera do celular ao redor e aguardar alguns instantes até que o aparelho tenha identificado os objetos capturados.

Google informa que veio aprimorando e ajustando as funcionalidades do Google Lockout desde o ano passado, quando ele foi anunciado ao mundo, e que o serviço foi criado para uso em situações nas quais os deficientes visuais ou pessoas com graves problemas de visão normalmente teriam que pedir ajuda.

“Desenvolvemos o Lookout para funcionar em situações nas quais as pessoas normalmente teria que pedir auxílio — como descobrir um novo espaço pela primeira vez, ler textos e documentos e completar tarefas diárias como cozinhar, limpar e fazer compras”, escreveo diretor de produto de engenharia de acessibilidade da Google Patrick Clary.

A companhia diz que espera levar o Lookout para mais locais e dispositivos em breve, mas não dá qualquer pista de quando isso deve acontecer. Quem usa o Pixel nos EUA já pode baixá-lo na Play Store.

Foto: Divulgação/Fonte: Portal TechMundo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias