Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

08 de Outubro de 2020

Estudo: uso de assistentes de voz cresceu 47% no Brasil durante pandemia

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Pesquisa realizada pela consultoria Ilumeo revelou que o uso de comandos de voz cresceu 47% entre os brasileiros durante a pandemia, com mais da metade dos entrevistados enxergando um maior valor agregado a aparelhos com a tecnologia. A pesquisa realizada entre março e julho deste ano identificou que os brasileiros associam a tecnologia mais ao Google do que às outras empresas, incluindo Apple e Amazon.

O estudo realizado pela empresa de data science entrevistou 1.100 brasileiros sobre o uso da tecnologia, tanto no celular quanto em outros eletrônicos no cotidiano. O relatório mostra ainda que a maioria dos brasileiros já não se espanta ao ver pessoas utilizando comandos de voz com seus dispositivos, com 63% dos entrevistados respondendo que consideram o ato comum.

Entre os consultados, 48% responderam que utilizam comandos de voz pelo menos uma vez por semana e quase 20% usam a tecnologia diariamente. Além disso, dois terços dos entrevistados responderam que gostariam de usar mais dispositivos com assistentes virtuais a curto prazo.

Valor agregado

Outra revelação da pesquisa é que mais da metade dos brasileiros acredita que a opção de controle por voz dá mais valor ao aparelho, com 52% dos entrevistados respondendo que estão dispostos a pagar um pouco mais caro por um produto que tenha a tecnologia.

Entre os aparelhos mais citados para trocas nos próximos 12 meses, smartphones e televisores foram mencionados por 58% e 54% dos entrevistados, respectivamente, seguido de smartwatches (37%), computadores (31%) e alto-falantes conectados (27%).

Curiosamente, ao serem perguntados com quais marcas associam com o termo “assistentes de voz”, os entrevistados citaram majoritariamente o Google, Apple e Amazon, mas se lembraram ainda de empresas como Bradesco e Vivo, que divulgaram o lançamento de suas assistentes em campanhas online e nas mídias tradicionais.

Além dos eletrônicos, os entrevistados lembraram de outros aparelhos pela casa que gostariam de controlar com comandos de voz. O mais citado foi a iluminação doméstica, com 68% de menções, seguido de ar condicionado/ventilador (64%), eletrodomésticos de cozinha (63%), chuveiros e torneiras (54%) e compras para o lar (50%).

Outro uso desejado foi o dos aplicativos de transporte, como Uber ou 99. A consultoria lembra que os apps já oferecem integração com as assistentes de voz em celulares com os sistemas da Apple e Google, indicando um possível problema de divulgação do recurso.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/inteligencia-artificial/uso-de-assistentes-de-voz-cresceu-47-no-brasil-durante-pandemia-indica-estudo-172657/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias