Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

30 de Março de 2020

Estudo coloca TV à frente das informações sobre a pandemia do novo Coronavírus

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Em estudo da Kantar, a televisão foi apontada por 79% dos entrevistados como o meio mais confiável para obter informações sobre a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Intitulada Kantar Thermometer, a pesquisa compilou dados de diversos painéis e insights da Kantar, além de incluir 500 entrevistas realizadas online com brasileiros acima de 18 anos, entre os dias 13 e 16 de março de 2020.

Entre outros dados, o estudo analisou os investimentos publicitários e constatou que o tema “coronavírus” esteve em 20% dos filmes lançados no período, alcançando 1.347 inserções de TV. O pico de veiculações foi no domingo, 22, quando mais de 500 inserções sobre o tema foram feitas. Entre os dez principais anunciantes estavam bancos, empresas farmacêuticas e varejistas.

O estudo registrou rápida reação à pandemia nas inserções publicitárias feitas no meio digital. Campanhas realizadas nessa mídia entre 8 e 14 de março, em comparação com a semana de 23 e 29 de fevereiro, mostram uma movimentação do investimento em algumas categorias já impactadas pela pandemia.  

Cresceram as ações publicitárias de lojas de departamento (60%); serviço de transporte privado (97%); e medicamentos de gripe e resfriado (66%). Por outro lado, caiu a publicidade de excursões e viagens (65%); venda de ingressos (80%); e bares, casa noturnas e afins (55%). O Kantar Thermometer também apontou que 80% dos brasileiros se dizem preocupados com a Covid-19. Em relação ao consumo, as categorias que tendem a ter forte alteração de comportamento com a quarentena no Brasil são: maquiagem; banho/haircare; fragrância; hidratação rosto/corpo; e desodorante.

Além disso, 80% disseram que estão saindo de casa só para o necessário (bancos, supermercados etc); 71% deixaram de ir a shoppings, parques etc; 68% deixaram de ir a restaurantes, lanchonetes etc; 27% estão comprando mais alimentos saudáveis e nutritivos; 23% estão trabalhando de casa; 22% comprando mais produtos de limpeza; e 7% estão pedindo  alimentação e compras para o lar por meio de delivery.

Fonte: Portal Meio e Mensagem, disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2020/03/30/coronavirus-tv-e-o-meio-mais-confiavel-para-obter-informacoes.html

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias