13 de Junho de 2019
Estudo mundial de consumo de mídia e notícias aponta que brasileiro se informa pelo Whatsapp
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Deu no Meio e Mensagem
Os dados do mais importante estudo sobre consumo de notícias do mundo, o Digital News Report, do Reuters Institute, publicado nesta terça-feira, 12, mostram que o brasileiro, mais do que nunca, é um “leitor de redes sociais”: 64% dos que têm acesso à internet se informam por meio delas. Se somarmos a isso a leitura de notícias online, o número chega a 87%. É mais do que a TV (73% se informam nesse meio) e infinitamente maior do que do meio impresso: apenas 27% ainda dizem ler notícias em papel (número que caiu praticamente pela metade nos últimos seis anos).
O brasileiro é o líder mundial em uso do WhatsApp para obter notícias: 53%, empatado tecnicamente com o Facebook (54%). Na média mundial, apenas 16% dizem usar o app para ver notícias. Além disso, a maioria também diz compartilhar notícias nas redes ou por e-mail (58%). E, como WhatsApp é essencialmente um app mobile, os celulares são, de longe, o dispositivo mais usado para obter notícias (77%). Para se ter uma ideia da transformação, apenas 23% usavam seu celular para se informar há cinco anos.