Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

01 de Abril de 2020

Estudantes do IFRN desenvolvem site "Fique em Casa" com dicas, serviços e telefones úteis

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Como uma forma de auxiliar as pessoas que estão vivendo o período de distanciamento social provocado pela pandemia de Covid-19, um grupo de estudantes do Campus Canguaretama do IFRN desenvolveu o site Fique em Casa. Coordenada pelo professor Bruno Gomes, a atividade teve o objetivo de manter o vínculo com os estudantes durante a suspensão das aulas e de transformar a ação em um serviço útil à sociedade.  

O site https://fiqueemcasa.nic.ifrn.edu.br disponibiliza dicas, serviços e telefones úteis para as pessoas que estão em distanciamento social. De acordo com o grupo, a ideia do sistema surgiu diante da quantidade de informações falsas que estão sendo compartilhadas nas mídias sociais.

"Queríamos manter, na medida do possível, o contato com os estudantes durante a suspensão das aulas. Então a estratégia que decidi aplicar foi a de propor o desenvolvimento de um site relacionado ao momento que estamos vivendo. Enviei o convite para todos os alunos de três turmas diferentes que estão cursando disciplinas de Desenvolvimento Web e permiti que todos, inclusive os que não iriam participar diretamente, acompanhassem o processo e enviassem sugestões. Dessa forma, criamos um ambiente colaborativo e o resultado foi bastante positivo, muita coisa que ainda iria ser ensinada em sala de aula foi vista e praticada por eles", explicou o professor.

Participaram do desenvolvimento do site os estudantes David Soares Carvalho e João Lucas Silva da Cruz, do 3º ano do curso Curso Técnico Integrado em Informática; Douglas Nunes da Silva, Lucylady Chrystina Tavares do Nascimento, Rayssa do Nascimento Silva e Rayane do Nascimento Silva, do 4º ano do curso Curso Técnico Integrado em Informática, e Gabriely Augusta da Silva Cunha, do curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet.

De acordo com o professor, os estudantes trabalharam remotamente, cada um de sua casa, utilizando técnicas de versionamento de código nas nuvens e grupo para comunicação. O servidor Web do Núcleo de Inovação em Computação (NIC) do IFRN, que é coordenado pelo professor Bruno Gomes, foi disponibilizado para testes e hospedagem do site.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias