Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

27 de Julho de 2024

Enem: 55% dos inscritos consideram o celular uma ferramenta eficiente para estudos, aponta TIM ADs

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Com as inscrições encerradas e provas agendadas para novembro, agora é hora de intensificar ainda mais os estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). E muitos estudantes contam com a ajuda da conectividade móvel nessa preparação. É o que mostra um levantamento realizado pela TIM por meio de sua plataforma de pesquisas: 55% das pessoas entrevistadas consideram o celular como uma ferramenta de estudos eficiente (19%) ou muito eficiente (36%). Participaram quase 45 mil clientes de planos pré-pagos, que receberam bônus de internet ao interagir na enquete.

A pesquisa mostra ainda que 20% dos respondentes participam de aulas online e 25% assistem a videoaulas. Esse, aliás, é um dos recursos disponíveis gratuitamente para clientes TIM por meio da parceria com a Descomplica. A operadora disponibilizou aos usuários de todos os planos um pacote gratuito que inclui mais de 15 mil vídeos preparatórios para o ENEM e plano para organização da rotina de estudos, além de outros benefícios. Mais de 500 mil clientes já utilizam a plataforma educacional.

Para a Head de Novos Serviços Digitais da TIMLeonarda Trindade, a pesquisa ratifica o papel do celular como ferramenta indispensável para ampliar a educação: “enquanto operadora de telefonia, que possibilita a conectividade – e hoje por meio de uma tecnologia ainda mais rápida como o 5G –, é fundamental pensar em ações e parcerias que permitam o acesso ao ensino digital de qualidade. A sala de aula não é mais só aquele espaço físico, por isso, entregamos conteúdos relevantes no ambiente virtual para colaborar na transformação da vida dos nossos clientes”, destaca.

Sonho de entrar em uma universidade

Segundo a Descomplica, um em cada quatro de seus alunos, são aprovados na faculdade que escolheram através do SISU (Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação). Esse, inclusive, é um dos principais objetivos dos participantes da pesquisa TIM Ads. Cerca de 10 mil dos respondentes farão o ENEM e, destes, 18% desejam entrar em uma universidade pública pelo SISU, 12% buscam uma bolsa de estudos em universidade particular, 8% querem estudar em Portugal e 7% visam garantir um financiamento estudantil pelo FIES.

Na preparação, além da preferência pelas videoaulas, 16% afirmaram utilizar livros ou apostilas, 15% consultam materiais em sites, 13% preferem simulados ou provas anteriores, 12% fazem redações e 10% utilizam resumos das matérias.

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias