Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

12 de Novembro de 2019

Crianças do Varela Santiago lançam livro em aniversário da Classe Hospitalar

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Nesta terça-feira, dia 12 de novembro, a Classe Hospitalar do Hospital Infantil Varela Santiago - primeira do Rio Grande do Norte - completa 10 anos de atividades e para comemorar lança, o livro “Os Super Heróis do Hospital” escrito por crianças participantes do projeto. O evento tem homenagens, apresentação musical e sessão de autógrafos com os pacientes autores do livro. A iniciativa da Classe Hospitalar permite que crianças e adolescentes internados continuem sua formação escolar. O projeto é uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC/RN) e Secretaria Municipal de Educação (SME/Natal) através da parceria firmada com o Termo de Cooperação Técnica.

A ideia surgiu há dez anos, por iniciativa da Professora Simone Maria da Rocha, que implementou no Hospital Infantil Varela Santiago o projeto denominado “Escola no Hospital” com o objetivo de realizar atendimento pedagógico educacional para as crianças internadas, de maneira voluntária. Considerando tamanho impacto das ações educativas, iniciou-se no mesmo ano um movimento de mobilização da Instituição para responsabilização dos entes públicos no tocante a escolarização hospitalizada.

Embora não tenha havido naquele momento respostas positivas ao pleito, O Hospital Varela Santiago compreendendo e valorizando o serviço educacional realizado, implementou por conta própria a Classe Hospitalar, em 1° de junho de 2009. Somente no ano de 2010, após engajamento da Defensora Pública Elisângela Moura, do Departamento da Procuradoria da União e, por conseguinte do Comitê Interinstitucional de Resolução Administrativa de Demandas da Saúde – CIRADS o serviço foi legalmente reconhecido e se formalizou a primeira parceria com o município de Natal.

A classe hospitalar do Varela Santiago tornou-se referência no Rio Grande do Norte na garantia do direito básico à educação para crianças e adolescentes, mitigando as desigualdades sociais de maneira inclusiva, igualitária e com qualidade. O serviço de educação hospitalar do HIVS é desenvolvido por uma equipe docente concedida pela SEEC/RN e SME/Natal. O quadro docente é coordenado por uma pedagoga contratada pelo HIVS e assessorado por técnicas das secretarias. As aulas acontecem em cinco enfermarias da instituição nos períodos matutino e vespertino.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias