Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

20 de Setembro de 2021

Criação de jogos e aplicativos, programação, impressão 3D e robótica na rotina dos alunos do novo Ensino Médio

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O novo Ensino Médio começa a ser implantado de forma gradual a partir do ano que vem para os alunos do 1º ano. As mudanças focam na formação dos estudantes e no desenvolvimento de competências e habilidades. O aluno poderá escolher os chamados itinerários formativos de acordo com áreas do seu interesse e projetos de vida e carreira. As redes de ensino terão autonomia para definir quais itinerários serão ofertados. Com mais de 50 mil alunos em todo o país e uma metodologia de ensino reconhecida pelos mais de 10 anos de experiência, a escola Robô Ciência estruturou itinerários direcionados ao aprendizado tecnológico no novo Ensino Médio. 

Os itinerários formativos são um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho. Eles foram organizados para preparar o estudante para o Ensino Superior e para sua carreira profissional e tem foco tanto em áreas de conhecimento, quanto em formação técnica e profissional. 

A Robô Ciência vai disponibilizar todo o material e os equipamentos necessários para o desenvolvimento das competências técnicas no ensino da robótica educacional dentro dos itinerários formativos do novo Ensino Médio, além do suporte pedagógico de um dos maiores centros de robótica educacional do país. Os estudos vão ocorrer em torno de quatro eixos: Prototipagem e Impressão 3D, Programação e Criação de Jogos, Robótica e Automação e Desenvolvimento de Apps. 

“Raciocínio lógico, comunicação interpessoal, criatividade e liderança são algumas das habilidades que serão aprimoradas a partir desses eixos que fazem parte dos itinerários oferecidos pela Robô Ciência. Eles terão um grande diferencial nas escolhas profissionais, o que coaduna com o objetivo desse novo Ensino Médio”, explicou o professor Alexandre Amaral, diretor da Robô Ciência. 

Itinerários envolvem máquinas e tecnologia

Com a evolução diante das novas tendências de mercado que apresentam as máquinas e tecnologias como ferramentas facilitadoras da vida em sociedade, a oferta do itinerário voltado a ciência e tecnologia se torna essencial, já que vai acelerar a inserção do jovem no meio globalizado de forma sistematizada, além de possibilitar uma melhor orientação diante das escolhas e possibilidades de futuro profissional. Abaixo, conheça um pouco mais dos itinerários oferecidos pela Robô Ciência:

Prototipagem e impressão 3D

Imagine a possibilidade de desenhar a peça que você precisar e torná-la um objeto real? Nesse curso serão trabalhadas situações problema dentro do contexto da mecânica, e serão desenvolvidos recursos utilizando o desenho técnico e a impressão 3D para a projeção de peças que atendam às necessidades do estudo da robótica. 

Programação e criação de jogos 

O desenvolvimento de jogos foi capaz de movimentar 11 bilhões de dólares apenas em novembro de 2020. Além dos pontos comerciais, o mercado de desenvolvimento de jogos depende da compreensão de habilidades como programação, design, roteirização de enredo, estruturação etapas de um projeto e as tecnologias para o desenvolvimento de jogos.

Robótica e automação

Nesse curso, os alunos aprenderão a como projetar uma máquina capaz de analisar um ambiente e executar tarefas predefinidas durante a criação do projeto. Para a prototipagem serão utilizadas ciências como mecânica, eletrônica e programação para compor o que se conhece como mecatrônica, aplicando à situações-problema do mundo real.

Desenvolvimento de Apps

O itinerário de desenvolvimento de aplicativos ajudará a construir conhecimentos sobre a lógica de programação e o pensamento computacional, definição de objetivos, estruturação das etapas de um projeto e as tecnologias para o desenvolvimento híbrido de aplicativos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias