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06 de Outubro de 2020

Com o Pix chegando, 20% dos consumidores já preferem pagar com QR Code

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Nesta segunda-feira (5), começou o cadastro oficial das chaves do Pix - plataforma de transferências e pagamentos criada pelo Banco Central (BC) e que começa a funcionar no dia 3 de novembro. E a solução deve impulsionar de vez um modo de pagamento que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil: o QR Code.

Tanto que 20% dos brasileiros já apontam a tecnologia em questão como uma das suas três formas preferidas de pagamento na hora de fazer compras online, segundo pesquisa do Capterra, empresa do grupo Gartner, que atua como intermediário entre compradores e vendedores na indústria de software.

O dado integra a segunda parte de uma pesquisa feita pelo Capterra sobre o comportamento dos compradores após o início da crise do coronavírus. O estudo ouviu 1.002 entrevistados de todas as regiões do Brasil, entre os dias 14 e 21 de julho. A aposta por novos meios de pagamento veio acompanhada de um forte crescimento das compras recorrentes pela internet devido à pandemia.

Segundo o estudo, dobrou o número de consumidores que afirmam fazer de seis a dez compras online mensalmente, na comparação do período pré-crise com o atual, indo de 9% a 19%, respectivamente. Por outro lado, a quantidade daqueles que afirmam fazer somente de uma a duas compras por mês teve queda de 37%.

A consolidação do QR Code

Ainda que pagamentos via QR Code não sejam exatamente uma novidade no Brasil, o fato é que a sua consolidação por aqui anda a passos lentos - para efeito de comparação, na China, essa funcionalidade é usada para praticamente tudo no dia a dia da população.

Mas com o Pix a tendência é que esse modo de pagamento aumente exponencialmente. Isso porque o seu celular passará a ser, de fato, a sua carteira digital, caso a solução do BC esteja ativada. Para pagar, basta pegar o smartphone, abrir o aplicativo onde você tem o seu Pix ativado, acionar a opção de pagamento e apontar a câmera do aparelho para realizar a transação.

Para esse tipo de operação, serão oferecidos dois tipos de QR Code: o estático e o dinâmico. Ambos agregam todas as informações necessárias para a realização de uma transação com mais segurança. A diferença entre eles é que o estático vem apenas com os dados da conta preenchidos, mas não o valor. O dinâmico já traz o valor preenchido, além das outras informações.

Novas formas de comprar

A pesquisa aponta que as formas de pagamento preferidas dos consumidores online são o PayPal e o cartão de crédito à vista, soluções usadas por 43% dos entrevistados; na sequência, temos o cartão de crédito parcelado (41%), cartão de débito (32%) e boleto bancário (23%).

No entanto, além de diversificar os métodos de pagamento, os consumidores estão cada vez mais apostando em novas plataformas. Quase quatro de cada dez consumidores (38%), por exemplo, afirmam já ter feito compras por sistemas de chat, como o WhatsApp.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/inovacao/com-o-pix-chegando-20-dos-consumidores-ja-preferem-pagar-com-qr-code-172551/

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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