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14 de Junho de 2019

Coluna Turismo em Foco: Turismo Religioso

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Turismo Religioso: Com o objetivo de discutir a “Interiorização do Turismo Religioso no Rio Grande do Norte”, o deputado estadual Tomba Farias, do PSDB, irá realizar no próximo dia 25 de junho, uma audiência pública na Assembleia Legislativa. Diversos representantes do trade, além de prefeitos e secretários de turismo, já confirmaram presença.

O turismo religioso é um segmento ainda pouco explorado no RN, porém deve receber uma atenção especial, uma vez que pode garantir a mudança no perfil econômico das pequenas cidades.

RN no Festival das Cataratas: O RN mais uma vez marca presença em um dos eventos mais importantes para geração de negócios e divulgação dos atrativos turísticos do Mercosul.

Com stand próprio, o RN apresenta os cinco pólos turísticos, além de artesanato, opções de passeios e rede hoteleira. O Festival das Cataratas é realizado de 12 a 14 de junho, em Foz do Iguaçu. 

Demanda internacional

Segundo estudo divulgado pelo Ministério do Turismo, o número de turistas estrangeiros no Brasil aumentou em 14,6% nos últimos 4 anos.

De acordo com o Anuário Estatístico, apenas 11 estados brasileiros registraram crescimento no ano passado. O Rio Grande do Norte está entre eles, porém o destaque foi para o nosso vizinho, Pernambuco, no qual registrou um crescimento de 45,7%.  

Aumento nas tarifas

A oscilação do câmbio, com o aumento do dólar de 6%, o aumento do preço do combustível, a falência da Avianca Brasil e da chegada da alta temporada, deverão ser essenciais para o aumento de tarifas durante o segundo trimestre do ano.

Tarifa aérea doméstica

A tarifa aérea doméstica média registrou queda 1,3% no primeiro trimestre de 2019, na comparação com mesmo período de 2018. Segundo a ANAC, nos três primeiros meses do ano, o valor médio registrado foi R$ 371,76, contra R$ 376,50 apurados em mesmo período do ano anterior.

Prejuízo

A Anac informou ainda, que as quatro principais empresas aéreas brasileiras (Latam, Gol, Azul e Avianca) tiveram um prejuízo acumulado de R$ 1,93 bilhão em 2018. Em 2017, o resultado líquido havia sido de R$ 411 milhões positivos.

Autoatendimento na hotelaria

A GJP Hotels & Resorts apresentou um sistema pioneiro para o mercado hoteleiro nacional trazendo funcionalidades ágeis. A rede acaba de lançar os totens de autoatendimento para check-in e check-out capazes de realizar todo o processo em poucos segundos através da tecnologia de reconhecimento facial. A novidade já está em funcionamento no Prodigy Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

Contato da coluna: gabiduartern@gmail.com

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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