23 de Março de 2018
Cinco dicas para trabalhar Key Messages eficientes
[0] Comentários | Deixe seu comentário.
Por Juliska Azevedo
O maior desafio ao dar entrevistas ou fazer apresentações para o grande público é transmitir a mensagem de forma mais eficiente para gerar impacto e atingir os resultados que deseja.
O primeiro dever de casa para entrevistas eficientes é trabalhar key messages - ou mensagens-chave. O termo se refere àquela mensagem que você deseja que seja retida pelo público. O que define você ou sua estratégia. A informação mais importante.
Além das entrevistas, as key messages também são necessárias para se atingir os resultados necessários em comunicação corporativa - interna e com clientes.
Listo abaixo cinco dicas para elaborar e trabalhar com eficiência a sua mensagem-chave:
1 - A mensagem deve refletir o principal objetivo de seu negócio, a mensagem mais importante a ser levada aos stakeholders, públicos com quem se relaciona;
2 - Deve ser curta e objetiva. Ter palavras de fácil compreensão, de preferência em linguagem coloquial;
3 - Em situações de crise, deve ser construída em cima da imagem a ser preservada. Deve comunicar o que está sendo feito para superar a crise, refletir engajamento e agilidade. Deve ter uma função de “antídoto” contra o veneno da crise que atinge a imagem;
4 - Precisa ser uma informação relevante para o público. Que responda à expectativas. Se não tiver relevância, não pode ser sua key message;
5 - Jamais deve ser baseadas em clichês, frases feitas ou senso comum.
A elaboração das key messages deve envolver um estudo do que é mais importante de ser dito, de acordo com o momento, os objetivos e as necessidades de comunicação. Profissionais de comunicação devem estar preparados para conduzir o processo de criação das key messages e treinamento dos porta-vozes para trabalha-las com eficiência.