03 de Dezembro de 2024
Celulares na escola, saúde mental, racismo: Seminário Crescendo Juntos aborda desafios da Educação, nesta quinta (05), em Natal
[0] Comentários | Deixe seu comentário.A Educação será a grande protagonista do “Seminário Crescendo Juntos”, que acontece nesta quinta-feira (05), das 08h às 20h, no Teatro Riachuelo, em Natal. O evento, que vai reunir 1.500 pessoas, está na sua segunda edição e é organizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RN). Temas como educação infantil, inclusão, saúde mental, educação antirracista e uso de celulares nas escolas serão discutidos por nomes nacionais e locais ligados ao ensino.
O seminário é voltado para educadores, gestores escolares, estudantes de pedagogia, profissionais de comunicação e o público interessado em educação inclusiva e ética na educação. O momento vai contar com palestras e bate-papo com especialistas.
Após o período de credenciamento, a abertura acontece a partir das 08h40, com a palestra “A Educação Infantil, infâncias e direitos: É preciso se interessar pelas crianças”, pelo Doutor em Educação, professor e fundador do Observatório da Cultura Infantil (OBECI), Paulo Fochi. Na sequência, está prevista a solenidade de entrega da Medalha Professora Justina Iva, que reconhece as melhores práticas educacionais desenvolvidas pelos municípios potiguares e indicadores educacionais.
Ainda pela manhã, a vencedora do Prêmio Jabuti 2024, na categoria Educação, a professora e escritora Bárbara Carine, vai falar sobre “Formação de Educadores Antirracistas: Desafios e Possibilidades na Transformação Escolar. Encerrando a manhã, a especialista em Educação do UNICEF, Verônica Bezerra, fará uma palestra com o tema “Construindo Trajetórias de Sucesso Escolar com a escuta dos estudantes.
O evento volta a partir das 13h, em uma mesa redonda com os jornalistas Ayrton Freire (Inter TV), Anna Ruth Dantas (94 FM) e Ranniery Sousa (TVU) sobre ética e produção de conteúdo. N sequência, o assunto é a inclusão no meio escolar com a vereadora eleita de Natal Thabatta Pimenta (PSOL) e o influencer Fernando Campos. A avaliação escolar será abordada depois pela professora Jussara Hoffman, referência nacional no assunto.
Por volta das 16h30, o poeta Guilherme Ramalho sobe ao palco para falar sobre a poesia como instrumento de transformação na educação. Depois, a abordagem será sobre saúde mental, com o Doutor em Neurociências (UFRN), Sérgio Arthuro, o psicólogo e neuropsicólogo Alan Dantas e o especialista em Aprendizagem Humana, Nery Adamy Neto.
As discussões serão encerradas com a palestra “As tecnologias digitais devem estar na escola?”, que vai abordar o uso dos celulares pelos estudantes dentro das instituições de ensino. O momento será conduzido pelo mestre em Educação e doutor em Comunicação, Nelson Pretto. Já à noite, o evento será encerrado com a apresentação do espetáculo “O Porteiro – A Comédia”, do ator Alexandre Lino.
O evento conta com a parceria da Desk Moveis Escolares , Editora Futura, Saber Soluções Educacionais, Apform Industria e comercio de moveis, FTD Educação, Instituto Hortense, Grupo Infinity Soluções Inteligentes, Editora Dogo Maker Robótica Educacional, Yantec, CoopeEducacional e o apoio: Lucgraf Editora Gráfica, Café Santa Clara, Bolachas Tabuleiro, SEBRAE, Secretaria Estadual de Educação e UNICEF.
SOBRE A UNDIME/RN
A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (UNDIME/RN) é a seção estadual da UNDIME, presente em todos os estados brasileiros, e representa os 167 dirigentes municipais de educação do Rio Grande do Norte. Sua missão é articular, mobilizar e apoiar as secretarias municipais de educação na implementação de políticas públicas educacionais, com foco no fortalecimento da educação básica e na promoção de uma gestão democrática, inclusiva e de qualidade.
A UNDIME/RN é uma instituição de utilidade pública, reconhecida pela LEI Nº 8.591, de 22 de dezembro de 2004, publicada no DOE Nº 10.889 em 24 de dezembro de 2004. Como elo entre os municípios potiguares e os órgãos estaduais e federais, a seccional defende os interesses e demandas dos sistemas municipais de ensino, oferece apoio técnico e pedagógico, e fomenta o intercâmbio de boas práticas, promovendo a melhoria continua na educação pública do estado.