Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

22 de Julho de 2021

Caixa de assistência à advocacia potiguar completa 72 anos

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Caixa de Assistência dos Advogados do RN (CAARN) chega nesta quinta-feira (22) aos 72 anos planejando colocar em prática um pacote de iniciativas que visam incrementar ainda mais os serviços de saúde, assistência, lazer e esporte que presta à advocacia potiguar. Algumas delas serão lançadas no mês de agosto, quando se comemora no dia 11 o Dia do Advogado. No entanto, outras ações já estão sendo postas em prática.

Uma delas é o “Meu Primeiro Token'', fornecido gratuitamente para os profissionais em início de carreira e a Ouvidoria Digital lançada esta semana, por meio da qual os profissionais podem expor suas reclamações, sugestões e elogios, que visem melhorias para a instituição.

“A CAARN é o órgão assistencial da OAB, é a parte da Ordem que cuida dos advogados, advogadas e suas famílias. Dispomos de diversos serviços como o Centro de Inclusão Digital e uma série de outros benefícios, como o Clube de Descontos, que oferece vantagens aos advogados nas empresas parceiras. Entretanto, pretendemos ir além, queremos ouvir todos os anseios dos colegas e trabalhar para que possamos atendê-los”, esclarece Ricardo Lucena, presidente em exercício da instituição.

Lucena explica que a CAARN tem, entre suas atribuições, prestar suporte aos advogados e advogadas de modo que exerçam seu ofício da melhor maneira possível, para isso, oferece em suas instalações o Escritório Modelo, onde os profissionais podem atender seus clientes com toda a estrutura necessária. 

A assistência social é outro importante pilar da CAARN, que é mantida com o repasse de 20% da contribuição dos advogados inscritos na OAB/RN. Atualmente, são ao todo 19 mil no RN, destes, 14 mil estão ativos. A instituição tem autonomia administrativa com orçamento e recursos próprios. 

“A nossa profissão nos demanda um estresse permanente, trabalhamos com prazo, com conflitos e sempre com o espírito de fazer a verdade dos nossos clientes prevalecer em disputas que são muito importantes. Então, precisamos ter alguém que cuide desses seres humanos, cuja profissão se desenvolve em um ambiente assim. Este é o papel da CAARN”, esclarece Aldo Medeiros, presidente da OAB/RN.

"Com a pandemia, fornecemos Auxílios Alimentação para os colegas que se encontravam em situação de vulnerabilidade econômica. Também oferecemos o Auxílio Extraordinário Covid-19 para os que foram infectados pelo vírus com renda mensal inferior a dois salários mínimos, além de auxílio funeral para os colegas que nos deixaram”, explica Ricardo Lucena.

Outra atuação forte da instituição é na área da saúde, por meio de sua Clínica da Advocacia. Os atendimentos psicológicos e nutricionais seguem sendo realizados nas modalidades presencial e on-line. Com a flexibilização das atividades, foram retomados os atendimentos odontológicos e fisioterápicos, incluindo as terapias voltadas para a reabilitação respiratória pós-Covid-19. A instituição ainda oferece o CAARN Saúde, plano de saúde com condições diferenciadas.

No que se refere aos projetos esportivos e de qualidade de vida, a CAARN oferece na capital o Corrida Legal, Bate Bola da Advocacia, nas modalidades feminina e masculino, e o Habemus Vôlei, este com treinos mistos. Algumas dessas ações estão sendo ampliadas para o interior, a exemplo da Corrida Legal e do Bate Bola da Advocacia. Os profissionais de Mossoró já estão em plena atividade com essas duas ações. Há também o Trilhando Caminhos Solidários que une esporte, lazer e responsabilidade social que terá uma edição especial no mês de agosto.

Para agosto está prevista a inauguração do Espaço Empreender, que irá oferecer ainda mais suporte para o desempenho das atividades da advocacia, inclusive com salas de audiência, e o lançamento da nova Casa da Advocacia, que contará com uma estrutura renovada: espaço coworking, salas de reunião e de atendimento, área de convivência e o Centro de Inclusão Digital, que auxilia os advogados no manejo e instalação dos diversos sistemas de Processo Judicial Eletrônico. 

“Vamos também desenvolver um novo Portal da Transparência mais interativo e intuitivo, para que os colegas tenham acesso com clareza às informações sobre como os recursos estão sendo utilizados. Chegamos aos 72 anos reforçando a importância do diálogo e de transparência”, reforça Ricardo Lucena.

Hoje a CAARN conta hoje com uma equipe de 17 funcionários, compondo os setores administrativos e de atendimento, além da diretoria formada por Ricardo Lucena (presidente em exercício), Edson Gutemberg (vice-presidente em exercício e diretor de esportes), Valderice Nóbrega (tesoureira e diretora de saúde), Felipe Maciel (secretário-geral) e Roberto Diniz (secretário-geral adjunto).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias