Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

06 de Novembro de 2019

Brasil é o terceiro país com pior desempenho em índice de liberdade na internet, revela pesquisa

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A liberdade na internet está em queda em grande parte do mundo. Isso é o que aponta o relatório Freedom on the Net 2019, feito pela organização homônima. A instituição levantou dados e histórico de 65 países pelo mundo sobre quanto seus governos protegem a liberdade de seus usuários online. A outra má notícia é que o Brasil está entre os países com maior queda neste quesito.

Dos 65 países analisados pela pesquisa, somente 16 melhoraram seus índices de liberdade na rede, enquanto outros 16 permaneceram estagnados. Os 33 restantes apresentaram queda no índice de liberdade na internet no comparativo com junho de 2018. Os piores desempenhos vieram do Sudão e do Cazaquistão, com o Brasil na terceira colocação. Isso significa que, no período de pouco mais de um ano, cresceu a censura na web por aqui.

O principal vilão desse cenário atual? “O futuro da liberdade na internet estará em nossa habilidade de consertar as redes sociais”, conclui o documento. O estudo aponta que este é o grande fator de declínio mundial, incluindo no nosso país.

No estudo apresentado pela entidade em 2018, o Brasil era classificado como “parcialmente livres” em termos de liberdade na internet, com nota 31. A escala vai de 0 a 100, sendo que, quanto maior o número, menos protegida a população é. As regiões abaixo de 30 são consideradas “livres”. Ou seja, em 2018, estávamos próximos disso.  Contudo, tal número dobrou em um ano, aparecendo no relatório de 2019 com nota 64.

O estudo leva em conta três quesitos para isso: obstáculo de acesso à informação, limites de conteúdo e violação de direitos humanos. O segundo ponto foi o que mais pesou. Entre os pontos, perguntas como “Os jornalistas, comentarista e civis usam práticas de autocensura?”, “Há falta de diversidade informacional?” foram as que mais pesaram.

Além, disso, o uso de redes social para mobilização política com fake news também foi um ponto negativo pela pesquisa. “As mídias sociais se tornaram um campo de disputa de campanha política, mas foi marcada pela distribuição de desinformação e mensagens agressivas, especialmente propagadas por grupos de WhatsApp usando dados vazados e ferramentas de mensagens”, aponta o estudo. O estudo completo está disponível no site do Freedom on the Net

Fonte: Porta Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/internet/brasil-e-o-terceiro-pais-com-pior-desempenho-em-indice-de-liberdade-na-internet-154379/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias