Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

15 de Outubro de 2020

Brasil é o país mais atingido por ataques de software malicioso na América Latina

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Brasil é o país mais atingido por ataques de ransomware em toda a América Latina. Dos mais de cinco mil golpes desse tipo que acontecem todos os dias na região, 46,6% são registrados em nosso país, o que também nos coloca entre os territórios mais visados de todo o mundo. As peculiaridades regionais, entretanto, também fazem com que ameaças um bocado antigas, como é o caso do WannaCry, continuem perdurando como um perigo por aqui.

Os números foram divulgados pela Kaspersky, empresa especializada em segurança digital, e colocam o Brasil com mais do que o dobro do índice de ataques do segundo colocado. No ranking, o México aparece como o segundo país que mais é alvo de hackers, com 22,5% das detecções da América Latina, sendo seguido de longe pela Colômbia, com 8%. De acordo com os especialistas, são mais de 1,31 milhão de golpes desse tipo por ano em nosso território, com prejuízos às empresas que variam na casa dos US$ 700 mil dólares, envolvendo desde o pagamento de um possível resgate até danos à imagem ou relações com os clientes.

De acordo com Santiago Pontiroli, analista de segurança da Kaspersky, o parque tecnológico desatualizado é um dos principais motivos para os altos números de ransomware vistos não somente no Brasil, mas também em toda a América Latina. Isso faz com que usuários finais e empresas daqui sejam vítimas de golpes, bem como permite que ameaças reconhecidas há anos continuem atingindo as corporações.

As brechas em sistemas e servidores de acesso remoto aparecem no topo da lista de motivos pelos quais os hackers obtiveram sucesso em seus ataques, mas Pontirolli chama a atenção para a persistência do WannaCry entre os ransomwares mais eficazes da América Latina. A vulnerabilidade MS17-010, resolvida em servidores com Windows em 2017, segue sendo a segunda maior razão para intrusões no território, com a ameaça que parou o mundo há alguns anos ainda sendo um perigo real às empresas daqui.

Além disso, chama a atenção a permanência do Windows 7 como o sistema operacional mais utilizado, acumulando 55% do território sem receber atualizações de segurança ou patches que corrigem brechas comuns, que podem ser utilizadas pelos atacantes. A versão atual do sistema operacional, o Windows 10, aparece em 21% dos registros da Kaspersky, seguido do Windows 8 (11% e com ciclo de vida marcado para ser encerrado em 2023) e do Windows XP (5%, com suporte estendido encerrado em 2014).

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/seguranca/brasil-e-o-pais-mais-atingido-por-ataques-de-ransomware-na-america-latina-173018/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias