Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

13 de Novembro de 2019

Alunos de escola estadual protagonizam filme sobre cangaço e coronelismo

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Períodos marcantes na história do nordeste brasileiro o cangaço e o coronelismo ganham destaque no curta metragem “Sicários: Entre Bornais e Patentes”, produção audiovisual realizada pela escola estadual Antônio de Azevedo, localizada no município de Jardim do Seridó (RN). O curta é protagonizado por alunos da unidade de ensino e será lançado no próximo dia 13 de novembro, as 19h30, na praça prefeito Manoel Paulino dos Santos Filho - em frente à escola. 

Baseado em fatos reais o filme narra, de forma crítica, a história da passagem do cangaceiro Antônio Silvino pela cidade de jardim do Seridó, situada na região sudoeste do Estado. Produzido pela escola e possuindo um enredo idealizado por professores e alunos, o curta conta com um elenco formado por estudantes do 1º ao 9º ano, além da participação de alguns ex-alunos e funcionários da unidade de ensino. 

A ideia de produzir o filme Sicários, primeira produção audiovisual conduzida pela unidade escolar, surgiu no âmbito do projeto “A hora e vez da leitura”, inciativa desenvolvida pela escola e que tem por objetivo o incentivar nos alunos o hábito da leitura literária trabalhado a partir de diferentes gêneros textuais.

Segundo a coordenadora pedagógica da unidade escolar, a professora Maísa Guilherme, a cada ano a escola realiza uma edição do projeto sempre trabalhando um novo tema. A temática deste ano escolhida pelos alunos, “Cangaço e Coronéis”, foi aplicada a partir da adaptação da literatura, orientada pelos professores, à uma peça teatral. Dessa forma, além de estimular a leitura entre os estudantes, a inciativa oferece a possibilidade dos alunos aprenderem sobre aspectos da história do nordeste brasileiro de forma lúdica e inovadora. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias