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21 de Junho de 2018

A propagação de memes e seu uso na publicidade é tema de estudo apresentado em evento internacional

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Quem nunca compartilhou um meme com os amigos, no grupo da família ou nas redes sociais? E esses, por sua vez, repassaram o vídeo, áudio ou imagem, dando seguimento ao processo de viralização? De olho nesses novos hábitos arraigados ao comportamento da sociedade, a aluna Maria Rita e o professor Caio Vitoriano, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Potiguar (UnP), desenvolveram e apresentaram o trabalho “Memificação Publicitária? Perspectivas em análise dessa linguagem texto-visual”, no 7º Congresso Publicitário da Rede Internacional de Investigadores em Publicidade e outro Afins (Relaip), realizado na UFRN.

A estudante de publicidade e propaganda trouxe à discussão, no artigo, memes famosos como “Troll Face - Zueira na internet", uma das imagens que ficaram mais populares na internet por representar aquela pessoa que desestabiliza uma discussão. O texto buscou responder a principal questão relacionadas à iniciativa das pessoas em repassar uma mensagem dessa forma: por que que elas estão aderindo a isso? Por meio desse resultado foi feito um recorte do meme para o campo da propaganda como tática de anúncio em meio on-line.

O artigo destaca ainda, que o uso de memes é bastante democrático nas redes sociais e a linguagem é facilmente assimilada pelos internautas, considerando as navegações exploratórias no site Facebook, Twitter e postagens no Whatsapp. “Realmente é uma unidade de transmissão de informação que funciona perfeitamente para a comunicação publicitária e através dela, de certa maneira, retira-se o sentimento de estar consumindo publicidade deliberadamente”, formulou Maria Rita.

A publicidade vem inovando o jeito de se comunicar com o público, utilizando cada vez mais a internet para tratar os assuntos do momento e de forma bem-humorada dialogando sobre a influência dessa novidade digital na hora de criar conteúdo. O artigo destaca que os memes são ideias que se espalham pela sociedade através de vários vetores de redes sociais determinando comportamentos e padrões culturais, assim se propagando espontaneamente e rapidamente.

O Professor Caio Vitoriano, publicitário, é um veterano no assunto e além de mostrar seu artigo presidiu a mesa-redonda de discussões, maturidade que contribuiu com a análise dos trabalhos e na apresentação do resultado de sua pesquisa. “Precisamos estar antenados aos novos tipos de linguagem e discutir o poder que as redes sociais exercem na nossa sociedade, e assim ampliar nossos conceitos de mercado”, declarou ele sobre a importância de lançar o olhar para o que é novidade.

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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